TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Integrados de Aeronaves - Atividade Aberta

Por:   •  30/3/2019  •  Exam  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas Integrados de Aeronaves - Atividade Aberta 02

  1. O que é Alclad®?

Alclad é uma marca registrada da empresa Alcoa, cujo nome é usado genericamente para descrever um revestimento realizado em ligas de duralumínio, para melhorar a resistência a corrosão. O Alclad™ é o alumínio mais utilizado no campo aeronáutico atualmente, principalmente no revestimento de fuselagens (skins)

  1. Quais os componentes estruturais de uma fuselagem semimonocoque?

A classe semimonocoque foi desenvolvida para solucionar o problema da resistência/peso. Em sua construção básica podem ser encontradas vigas (longerons), paredes de pressão (bulkhead), os pequenos componentes horizontais (stringers), cavernas (formers) e o revestimento (skin).

  1. O que são materiais compósitos?

Materiais compósitos consistem na combinação de dois ou mais materiais de forma a ter como resultado as melhores características estruturais de cada um. Normalmente a união não ocorre por meio da dissolução de um material no outro sendo visíveis as interfaces que os separam. Um material compósito avançado é fabricado de dois componentes básicos: um material fibroso embebido em uma matriz de resina, geralmente laminado com as fibras orientadas em direções alternadas para que o material final apresente a resistência estrutural desejada.

  1. Qual a vantagem em se utilizar materiais compósitos na construção de aeronaves?

A construção com materiais compostos oferece duas vantagens: revestimento de design extremamente suave e aerodinâmico e a capacidade de facilmente criar soluções para complexas estruturas curvas ou aerodinâmicas.

  1. O que são materiais isotrópicos? Cite dois exemplos.

Materiais isotrópicos são aqueles que mantêm suas características mecânicas, (como resistência aos esforços de deformação) e térmicas uniformes em todas as direções. São exemplos de materiais isotrópicos os metais alumínio e o titânio. Os materiais isotrópicos podem ter estruturas microscópicas homogêneas ou não homogêneas. 

  1. Ao se tratar de construção aeronáutica utilizando materiais compósitos, três fatores devem ser observados. Quais são eles?

Ao se tratar de materiais compósitos três fatores importantes devem ser observados: a característica isotrópica da fibra durante a construção, o tipo de fibra utilizada no projeto e o tipo de matriz ou resina aplicada na construção.

  1. Como é utilizada a fibra de vidro na construção de peças aronáuticas?

A fibra de vidro é frequentemente utilizada na confecção de estruturas secundárias para aeronaves como carenagens de pontas de asas e radomes sendo também utilizada na fabricação de pás do rotor de helicópteros. Sua grande vantagem sobre as demais fibras é o baixo custo, a elevada resistência galvânica e química e as ótimas propriedades de isolamento elétrico. Existem diversos tipos de fibras de vidro disponíveis no mercado. A E-glass, ou Electrical glass, por exemplo, é fabricada de silicato de boro sendo utilizada em aplicações que requerem fluxo de corrente elétrica. A S-glass e a S2-glass, que significa Structural glass, é aplicada em projetos estruturais que necessitem de maior resistência estrutural. Sua composição contempla o magnésio, alumínio e silicatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com