TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR

Por:   •  29/9/2022  •  Artigo  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

2a ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – 1a UNIDADE ACADÊMICA

1-a) A polinização é a transferência dos grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de uma da mesma espécie, sendo as anteras o órgão masculino da planta e o estigma a parte feminina. A transferência desse pólen pode ser feita a partir de fatores bióticos com auxilio de seres vivos, ou abióticos como o vento (anemofilia), agua (hidrofilia), aves (entomofilia), insetos (entomofilia) etc. Sendo de grande importância ecologia para a manutenção da biodiversidade pois garante a fecundação e consequentemente a geração de frutos e sementes, garantindo a produção de alimentos.

b) A polinização garante a reprodução das angiospermas e das gimnospermas, sem ela a biodivercidade estaria ameaçada, sendo de grande importancia pois os polinizadores são eles quem exercem o papel fundamental nas culturas agricolas.Sem os agentes polinizadores, a produção dos frutos e, consequentemente, de alimentos estaria seriamente comprometida. Os humanos não seriam os únicos afetados. Diversos animais também dependem de vegetais para se alimentar, e a escassez comprometeria toda a cadeia alimentar. Animais herbívoros poderiam morrer por falta de comida, afetando também os animais carnívoros. Apesar de terem grande importância, muitas populações de polinizadores estão em declínio devido, principalmente, à perda de alimentação e habitat ideais. O uso indevido de produtos químicos, como agrotóxicos e pesticidas, a poluição e as mudanças climáticas.

2- Auxilia na reprodução das plantas, dando a formação de frutos e sementes. Os polinizadores desempenham um papel essencial na produção de alimentos, trazem benefícios para a economia, geram empregos, ajudam a manter a biodiversidade, conectam os ecossistemas selvagens e os sistemas de produção agricola.Em um estudo publicado na revista Nature, pesquisadores verificaram que cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas polinizam mais de 90% das 107 principais culturas do mundo. Além disso, 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente da ação de animais polinizadores.

3- 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com