TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL GESTÃO DE MKT - FGV

Por:   •  1/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING
[pic 4]

 MAIO/2021

[pic 5]

Elaborado por: Jairo Nogueira Medina

Disciplina: Marketing

Turma: 0421-1_12


Introdução

O foco desta atividade é elaborar um plano de marketing para a Ulma Packaging, uma gigante no segmentos de maquinas de embalagem, tendo sua matriz ao norte da Espanha, precisamente no “pais Basco”.

Conhecida mundialmente pela sua tecnologia e soluções atua fortemente no segmento alimentício em todo globo.

E Ulma possui concorrência muito acirrada tanto de competidores globais e também competidores nacionais. Por isso, manter um planejamento bem estruturado é fundamental para que sua participação de mercado cresça de maneira sustentável, sempre agregando valores aos seus projetos.

Para essa atividade utilizamos informações internas da Ulma Packaging, uma vez que tenho o privilégio de fazer parte dessa organização.

A Estrutura do plano de marketing está dividia da seguinte maneira:

  • Analise ambiental
  • Pesquisa de mercado
  • Analise competitiva
  • Proposta de comunicação


Desenvolvimento

Desde 1961 a Ulma Packaging pertencente ao Grupo Ulma multinacional Espanhola se dedica ao projeto de desenvolvimento de produtos e serviços de embalagem, inovando para oferecer soluções que se adaptam às necessidades de seu mercado de atuação.

Sendo uma empresa multinacional consegue prestar atendimento em mais de 80 países contando com uma rede de 7 filiais e 20 subsidiarias próprias oferecendo um serviço próximo e customizado.

As Dimensões empresariais do Grupo Ulma possuem números impressionantes tanto de pessoas ultrapassando o número de 5 mil profissionais e um volume de negócios em torno de 900 milhões de Euros.

Sua atuação no mercado brasileiro é realizada através de uma unidade fabril aonde parte do seu portfólio de produtos (equipamentos) são produzidos e o restante da linha são importadas da matriz na Espanha.

O principal segmento de atendimento da Ulma no brasil e no mundo é o mercado Alimentício, focada em grandes e média indústrias.

Analise ambiental

Microambiente

A análise Microambiente Segundo Kotler (2009) é constituída pelos agentes próximos às empresas que de alguma forma afetam a capacidade de atender seus clientes a empresa, fornecedores, intermediários de marketing, mercado de clientes e concorrentes

Por ser uma empresa multinacional a Ulma Packaging se depara diariamente com muitas facilidades e também com algumas dificuldades.

A questão cultural de como fazer negócios seja com cliente interno ou o cliente externo é uma das grandes diferenças entre Brasil e Espanha, apresentar para o time do Brasil as diretrizes de como conduzir situações técnicas entre equipes multiculturais e multidisciplinares pode-se dizer que é algo que está sempre em pauta nas reuniões.

O relacionamento com os clientes é um dos grandes diferenciais da Ulma, reconhecida mundialmente pela sua expertise em equipamentos para embalagem obtém de seus principais clientes grande confiança no desenvolvimento e condução de grandes projetos.

Quando o tema é fornecimento de matéria prima a Ulma trabalha no Brasil com um sistema muito parecido com das montadoras de veículos.

Dentro do seu complexo industrial a Ulma possui parceiros que são responsáveis pelo fornecimento de algumas matérias primas e por estar tão próximo ela consegue manter um controle de qualidade dentro das especificações.

Macro ambiente

De acordo com Chiavenato (2003) são os fatores gerais comuns em todas as empresas que afetam o microambiente. A análise macro ambiente é importante para identificar os riscos e as oportunidades para o empreendimento, procurar estudar como é o ambiente atual e projetar qual será o cenário para o futuro, é preciso fazer o planejamento muito bem feito, para poder ter precisão na projeção da sua empresa e saber se realmente o negócio vai ser viável.

Durante a pandemia de covid 19 iniciando no Brasil em março de 2020, trouxe muitas incertezas de como o mercado brasileiro se comportaria, principalmente as dúvidas sobre consumo.

Mas para surpresa de muitos analistas o mercado varejista ligado diretamente aos clientes da Ulma Packaging teve um crescimento O volume de vendas do comércio varejista brasileiro fechou 2020 com uma alta de 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal teve alta de 6%. ” 1

Dentro desse cenário de pandemia tivemos uma grande desvalorização da moeda brasileira O real é a moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar em 2020. A moeda americana acumula uma alta de 40% comparada à brasileira no ano, maior queda em uma lista de 30 países, segundo dados da Reuters.” 2 dificultando as importações de alguns equipamentos.

Analise Swot

[pic 6]

Pesquisa de mercado e possíveis resultados

Conforme quadro abaixo o grande mercado de atuação da Ulma Packaging é o de Fresh Food e fazendo um comparativo de gondola é notável visualmente que o segmento No fresh Food (achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil, nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar) possui um potencial generosamente maior e pretendemos com essa pesquisa trazer a luz os potenciais e fraquezas desse segmento, para direcionar os investimentos e escolher os canais correto de comunicação e marketing afim de aumentar sua participação nesse mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (423.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com