TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PARCIAL AVALIATIVA

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PARCIAL AVALIATIVA

1- Definir as características dos novos tempos e das novas organizações. R: Novas tecnologias (novas metas para a tecnologia de informação, computação em rede, aberta e centrada no usuário) O novo ambiente empresarial (mercado dinâmico, aberto e competitivo) A nova empresa (organização aberta atuando em rede e fundamentada na informação) A nova ordem geopolítica (realidade mundial aberta, volátil e multipolar).

2- Comentar a onda de reorganizações e suas causas. R: As décadas de 1980 e 1990 foram caracterizadas por uma imensa onda de reorganizações nas maiores organizações do mundo todo. Grades organizações deixaram de lado o organograma tradicional e passaram a inovar em tempos de estrutura organizacional e de organização de trabalho. Entretanto ao invés de servirem verticalmente a hierarquia, as pessoas passaram a servir horizontalmente ao cliente, tendo a organização como resguarda. Nessa onda de reconstrução e reorganização as pessoas deixaram de ser um recurso produtivo ou mero agente passivo da administração para tornar o agente ativo e proativo do negócio.

3- Explicar a criatividade e a inovação. Definir o processo inovador. R: Criatividade é a ideia que atende a uma necessidade do consumidor, e a inovação é o processo de transformar essa ideia em realidade. Segundo Marshall, muitas organizações buscam a criatividade, mas o que realmente precisam é perseguir a inovação: não faltam ideias, e sim o trabalho de colocar essas ideias em ação.

4- Quais são as características das pessoas e das organizações criativas? R: Uma pessoa criativa é aquela que tem a mente aberta para o novo, além disso, possui algumas características como a curiosidade, capacidade de ver as coisas sob um ângulo diferente, tem perseverança, é autoconfiante, tem humildade para perceber os próprios limites

5- Dar sugestões sobre como incentivar a criatividade organizacional. R: Recompense a criatividade, crie grupos de inovação, promova a diversidade entre os empregados, crie um ambiente de trabalho positivo

6- Explicar as cinco disciplinas das organizações que aprendem. R: As cinco “disciplinas” são: Domínio Pessoal: esta atitude de aprendizagem é um misto de auto e hetero¬conhecimento. Pressupõe uma atitude reflexiva, de reconhecimento dos limites pessoais, das virtudes e dificuldades de forma a compreender, quanto podemos e o todo que somos. Modelos Mentais: apelasse à capacidade de se pôr em causa e de dar o benefício da dúvida. As pessoas e as relações não são a preto e branco, têm cambiantes de cor. Visão Compartilhada: Como sugere Senge a “visão compartilhada” pressupõe que as pessoas dão tudo de si e aprendem não porque são obrigadas, mas porque querem. Aprendizagem em Grupo: Impulsiona ao diálogo em detrimento da discussão. Importa mais encontrar a solução, misto das várias soluções, do que saber quem tinha a melhor solução. Treinamse competências como: saber ouvir, diminuir o grau de defesa, saber expor os seus pontos de vista, entre outras. Pensamento Sistêmico: O pensamento sistêmico impede que as outras disciplinas não passem de meros truques pontuais de aparente mudança.

7- Explicar o processo de mudança. Definir cada umas das etapas. R: O processo de mudança é composto de três etapas: Descongelamento: é a fase inicial, na qual as velhas ideias são deixadas de lado. É a abdicação do padrão de comportamento atual. Não havendo esta etapa possível que haja um retorno ao padrão habitual de comportamento. Mudança: é a experimentação de novas ideias e novas práticas. A mudança ocorre ainda em duas fases: identificação: as pessoas aceitam a necessidade de aplicar a nova atitude; internalização: as pessoas passam a desempenhar novas atitudes como seu novo padrão de comportamento. Recongelamento: consiste na incorporação definitiva (pelo menos até o próximo processo de mudança) das novas práticas no comportamento. Indica que o novo padrão foi aprendido e que já foi incorporado à prática.

8- Explicar o campo dinâmico de forças no processo de mudança. R: O processo de mudança ocorre em um campo dinâmico de forças que atuam em dois sentidos. De um lado, existem forças positivas que agem como apoio e suporte à mudança, e, de outro, forças negativas que agem como oposição, ou seja, resistência à mudança

9- O que é agente de mudança? R: Agente de Mudanças é aquela pessoa que atua facilitando a mudança para as outras pessoas. Ser um agente de mudanças nos transforma, transforma os outros e a organização. Já na organização, o Agente de Mudanças é aquela pessoa que facilita que a mudança aconteça, engaja as pessoas para mudar e percebe as resistências.

10- Conceituar desenvolvimento de pessoas. O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Por educação queremos significar as atividades de desenvolvimento pessoal que estão relacionadas com os processos mais profundos de formação da personalidade e da melhoria da capacidade de compreender e interpretar o conhecimento, do que com a repartição de um conjunto de fatos e informações a respeito de habilidades motoras ou executoras.

11- Quais são os métodos de desenvolvimento de pessoas ligada ao cargo atual? R: as técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões)

12- Quais são os métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo? R: As técnicas de desenvolvimento de habilidade pessoais fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa).

13- Explicar o desenvolvimento de carreiras. Como conciliar os interesses? R: O desenvolvimento de pessoas está intimamente relacionado com o desenvolvimento de suas carreiras. Carreira é uma sucessão ou sequência de cargos ocupados por uma pessoa ao longo de sua vida profissional. A carreira pressupõe desenvolvimento profissional gradativo e cargos crescentemente mais elevados e complexos. O desenvolvimento de carreira é um processo formalizado e sequencial que focaliza o planejamento da carreira futura dos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com