TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE TEÓRICA AVALIATIVA

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE TEÓRICA AVALIATIVA

1 - Apresente as principais estruturas de sistemas operacionais.

As principais estruturas dos SO são: Gerenciamento de arquivos, Gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída, Gerenciamento da memória, Gerenciamento de processos e do processador.

2 - Um processo pode estar em três estados diferentes, porém, só existe a possibilidade de quatro transições. Na teoria, se são três estados, poderia haver seis transições. Existe alguma circunstância na qual alguma transição não apresentada possa ocorrer? Explique.

Sim. Pode ocorrer quando um processo que está bloqueado receba uma possível entrada ou o sistema operacional libere CPUs suficientes para processar esse arquivo bloqueado.

3 - Múltiplas tarefas podem ser executadas paralelamente, terminando mais rápido do que se tivesse sido executada sucessivamente. Suponha que duas tarefas precisam de 5 minutos para serem executadas pela CPU, começando simultaneamente. De quanto tem a última tarefa necessitaria para ser executada sucessivamente. Considere um tempo de 50 por cento de espera de E/S.

Provavelmente necessitaria de 3 minutos para serem executadas pela CPU.

4 - Descreva o funcionamento e a importância das threads para os sistemas operacionais.

Threads são fluxos de um programa em execução. Um programa em execução é chamado de processo. Um processo, contém no mínimo uma thread. Citando exemplos: um programa que recebe dois números, multiplica um pelo outro e retorna, contém apenas um fluxo de execução. Já um programa que transforma uma imagem em cinza, pode dividir a imagem em 4 quadrantes e processar cada quadrante em um thread (ou seja, em um fluxo de execução) para depois retornar a imagem final.

5 - O problema de inversão de prioridades pode acontecer com threads de usuário?

Pode sim, porque thread de baixa prioridade pode ser necessária para ativar thread de alta prioridade.

6 - Explique os principais comportamentos de um processo.

O comportamento de um processo pode ser caracterizado pela sequência de instruções executadas, threads, processos leves ou linhas de execução.

7 - Qual a relação de cada uma das memórias na hierarquia de memórias dos sistemas computacionais?

Cada memoria desempenha funções diferentes e especifica para o funcionamento do computador tornando mais rápido o processador.

8 - Quando ocorre a fragmentação de memória secundária, compactar o disco periodicamente pode melhorar o desempenho do sistema operacional? Explique.

Não há melhorias, pois limita a capacidade de alocação da memória do sistema.

9 - No gerenciamento de memória livre é possível utilizar vários algoritmos para alocar processos. Neste sentido, explique o funcionamento dos métodos first fit, next fit, best fit e worst fit.

First-Fit: a finalidade deste algoritmo é percorrer a fila até encontrar o primeiro espaço em que caiba o processo. É um algoritmo rápido;

Next Fit (próximo encaixe): o mesmo que o algoritmo anterior, só que ao invés de procurar sempre a partir do início da lista, procura a partir do último ponto em que encontrou. Desempenho próximo ao anterior;

Best-Fit: algoritmo que consiste em verificar toda a lista e procurar o buraco que tiver espaço mais próximo das necessidades do processo. É mais lento, e desempenho pior que o First Fit;

Worst-Fit: este algoritmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com