TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE V FUNDAMENTOS DAS OPERAÇÕES

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE  V  FUNDAMENTOS DAS OPERAÇÕES

NOME________________________________________________________________________

Parte A (Fazer em aula)

Grupo 1: Responder as questões 1 e 2.

Grupo 2: Responder as questões 3 e 4.

Grupo 3: Responder as questões 5 e 6.

Grupo 4: Responder as questões 7 e 8.

Grupo 5: Responder a questão 9

Grupo 6: Responder a questão 10

Parte B (Domiciliar)

Responder todas as questões e postar no moodle respeitando a data estipulada.

1º  Explique o que é um trade off.

Resposta: Na área da Economia, um termo muito usado para descrever algumas situações é “trade-off” – que significa nada mais do que escolher uma coisa em detrimento de outra. Um país que precisa elevar os juros para conter a inflação faz um “trade-off”.

2º Identifique pelo menos dois trade offs em um veículo automotivo.

Resposta: Por exemplo, um carro que é mais pesado tem mais estabilidade e segurança, mas em princípio perde velocidade e consome mais combustível. Assim, um aspecto positivo é perdido, mas outros são adquiridos. Se uma pessoa mora no interior e viaja com frequência, portanto o carro é um ativo importante para o seu trabalho. Ainda assim, para economizar tempo e dinheiro, usar o meu carro apenas para ir de uma cidade a outra.

3º Como fazer para melhorar os trade offs identificados do seu produto/serviço/processo?

4º Defina uma cadeia de suprimentos.

Resposta: A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.

5º Defina a cadeia logística reversa.

Resposta: A logística reversa é um mecanismo de desenvolvimento econômico e social que se destaca por um conjunto de ações, procedimentos e meios voltados para a viabilização da coleta e a restituição dos resíduos sólidos à área empresarial. Sua função foca o reaproveitamento de materiais em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Também pode ter uma outra destinação final de acordo com as normas ambientais. Dessa forma, esse processo tem o papel de dividir a responsabilidade de adequação de resíduos com o próprio consumidor, como também com o estado. Por conta disso, todas as pessoas têm a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação ambiental correta dos produtos.

6º O que é integração vertical em uma cadeia de suprimentos?

Resposta: Integração vertical é uma estratégia de expansão que agrega dois ou mais processos de uma mesma cadeia de valor. Ou seja, ela acontece quando uma das empresas da fusão passa a dominar também outras etapas do seu processo produtivo.

7º Apresente a sua opinião sobre terceirização.

Resposta: A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento. Assim, a terceirização aparece como facilitadora na rotina. A terceirização permite a otimização nas atividades que trazem resultados para a empresa. Ninguém precisa ficar sobrecarregado, uma vez que os processos e as atividades são distribuídos de maneira adequada, de acordo com as necessidades do mercado.

 Vantagens:

1- Foco no core business

2- Produtividade

3- Otimização

4- Economia

Desvantagens:

1- Fiscalização

2- Busca pelo parceiro ideal

3- Planejamento

4- Dependência

8º Segundo o seu professor e muitos especialistas, o que nunca deve ser terceirizado de uma empresa?

Resposta: Terceirizados não podem ser fiscais de contratos ou compor comissões. Apenas servidores públicos efetivos, comissionados e temporários podem representar a administração pública em comissões, ser fiscal de contratos e figurar em atos administrativos editados por autoridade pública competente.

9º Qual a importância da eficácia e da eficiência do setor portuário na cadeia de suprimentos?

Resposta: 

A eficácia está muito mais ligada ao nível intelectual da execução de um processo. Isso significa que ela se relaciona mais fortemente à tomada de decisão. Nesse sentido, ser eficaz significa ser capaz de avaliar as informações de determinada situação, os recursos disponíveis e, a partir disso, tomar a decisão mais acertada para um determinado objetivo estratégico. No geral, ser eficaz significa identificar a coisa certa a se fazer e tomar a decisão mais adequada para o momento. Muitas vezes, em condições adversas ou diferenciadas, essa coisa certa a ser feita difere fortemente do que seria decidido em outros momentos.

Já a eficiência está ligada a um conceito mais prático e diz respeito ao processo operacional. Com isso, ser eficiente significa não apenas fazer a coisa certa, mas fazê-la da melhor maneira possível. Um processo eficiente é aquele que não apenas ajuda a empresa a atingir seus objetivos, mas também que faz com que haja menos desperdício ou uso de recursos, por exemplo. Com isso, é fazer a coisa certa do jeito certo. Além de levar em conta os recursos disponíveis e a situação atual, a decisão pela eficiência também leva em consideração o objetivo estratégico de modo a gastar o mínimo possível para fornecer o máximo de qualidade.

10º A - Faça um resumo analítico de cada um dos textos. Justifique se você concorda ou não com as ideias apresentadas nos textos. Os textos ainda são atuais? Como que as empresas brasileiras devem agir para continuar existindo?

        B – Explique como a gestão de estoques pode ser decisiva para a competitividade de uma         empresa na economia globaliza

Resposta: Criando padrões e envolvendo entrada e saída de caixa definindo volume mínimo e máximo para cada produto, tendo a operação com controle constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com