TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Fundamentos de Marketing

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

                Atividade Aberta 01[pic 1]

                        Keyla Fernanda Coelho Morais

                Disciplina: Fundamentos do Marketing – Prof.ª: Sara Pimenta

                     _____________________________________________

Questão 01:

Fazendo uma analogia com o material da disciplina, segundo Phillip Kother define como Marketing: “O marketing é um processo social pelo meio do qual pessoas e grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O marketing faz parte de nossa vida e é um ingrediente indispensável para o sucesso dos negócios e consiste também na tomada de ações que provoquem a reação esperada em um público alvo.

Assim, como um acelerado processo social o marketing invadiu nosso cotidiano com tanta propaganda induzindo-nos ao consumo exacerbado que não nos atentarmos para quais são nossas reais necessidades, e do que sumariamente, não precisamos de fato, eliminando assim nossa capacidade de poupar. Exemplo disso que a Professora Sara Pimenta mostra na Vídeo Aula 1: “Desejo não é necessariamente a necessidade. O desejo deriva da necessidade”.  Desta forma como membros do chamado mercado alvo é fundamental aprendermos diferenciar as reais necessidades das vontades e reconstruir (como bem abordado no texto) o conceito de riqueza e felicidade.

A adoção do marketing se aplica em serviços profissionais de qualquer natureza como por exemplo: manutenção de aparelhos eletrônicos, assistência médica, jardinagem, eventos, etc.

O marketing de produtos destina-se a bens de consumo não duráveis, como alimentação, produtos de higiene pessoal, vestuário; produtos duráveis, com eletrodomésticos, automóveis, objetos de arte, móveis.

Questão 02:

Nas últimas décadas, a intensificação da globalização e da liberalização acentuou, significativamente, a competição em mercados caracterizados por constante processo de mudança, afetando de formas variadas empresas de todos os portes, sobretudo as pequenas. Atualmente o comércio eletrônico subverte a lógica de funcionamento dos mercados tradicionais, ao introduzir características como o fácil acesso à informação e a redução dos custos de transação.

No vácuo dessas mudanças, intermediários tradicionais são trocados por novos tipos de agentes que atuam na ponta da cadeia produtiva, junto ao consumidor final. Antes os consumidores eram cautelosos e preocupados com as altas inflações. Hoje, a eliminação das distâncias físicas e o funcionamento ininterrupto em todas as regiões do mundo esquentam e fazer a economia circular.

As transações efetuadas por meio de redes eletrônicas passam a trazer vantagens tanto para os consumidores, quanto para as empresas. Com a diversificação suas opções de compra, ganham meios mais ágeis de realizar pesquisas de mercado e de preços e podem ter assistência técnica diretamente pela própria rede.

As empresas vêem ampliadas suas chances de alcançar mercados em todo o país e fora dele, assim como de reduzir os custos de suas operações comerciais e financeiras. A Internet torna-se também um meio muito eficiente de fazer publicidade direcionada ao mercado-alvo das empresas. A difusão dos negócios eletrônicos está, portanto, modificando a estrutura das cadeias de suprimento e o conjunto de elos sucessivos entre fornecedores e compradores. Alguns elos de distribuição e varejo estão se tornando dispensáveis, em função das transações mais diretas propiciadas pelas redes eletrônicas, entre os diferentes agentes econômicos. Ao mesmo tempo, surgem novos tipos de intermediários, que atuam na distribuição de bens e serviços através dessas redes.

Questão 03:

Orientação de Marketing é uma filosofia empresarial que sustenta a chave para alcançar metas organizacionais, necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros e servir de base para o desenvolvimento de produtos e serviços. Atualmente, as organizações orientadas para o marketing também se preocupam em desenvolver produtos socialmente responsáveis, que contribuam para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável do país em que atua. Temos a orientação de marketing simples e Societal, onde a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos, interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas, mais eficazes que a concorrência de maneira que melhore o bem estar do consumidor e da sociedade. Já na orientação de marketing Holístico, é uma visão global mais completa que vai além das abordagens tradicionais, com uma perspectiva abrangente e integrada, onde tudo é importante (consumidor, funcionários, outras empresas e sociedade).

A diferença é que enquanto a Orientação de Marketing a preocupação é equilibrar o lucro da empresa com a satisfação do cliente e o interesse público, no núcleo holístico integra 4 aspectos:

Marketing integrado – através da teoria dos 4 P’s (produto, preço, praça e promoção) e dos 4 C’s (cliente, custo, conveniência e comunicação) assegura que múltiplos meios para criar, entregar e comunicar valor sejam empregados e combinados de maneira ideal.

Marketing de relacionamento - refere-se ao trabalho de marketing voltado para o relacionamento com clientes e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com