TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO

Por:   •  25/4/2018  •  Exam  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS

CLEITON DOS SANTOS SILVA

LETICIA DE ALVES SOUZA

ATÍVIDADE DE FUNDAMENTOS SOCIO-HISTORICO

MARTIN BARO

Paranaíba - MS

2017

  1. Quais são as três circunstancias concretas, conjunturais dos “povos centro americanos” (latinos americanos de forma abrangente) definidos por MARTIN BARO, e qual a relação destas circunstancias com o papel da psicologia segundo ele?

1 - As três circunstâncias referidas por Martin Baró são:

- A injustiça estrutural

- As guerras ou quase-guerras revolucionárias

- A perda da soberania nacional

O autor discorre sobre os problemas enfrentados pelos países subdesenvolvidos, onde a sociedade passa por situações precárias, grande parte de sua população vive em miséria, sem ter o mínimo de suas necessidades satisfeitas e apenas uma pequena parcela consegue desfrutar do luxo e de sua comodidade. O baixo desenvolvimento econômico acaba sendo um dos fatores para pequenos conflitos ir se desenvolvendo até eclodir em uma guerra, nacional que pode se expandir internacionalmente, outro fator que podemos notar é a militarização, o armamento do "povo", o poder cada vez mais concentrado no governo, o abuso dos Estados Unidos de manipular as nações, fazendo-as acreditar que elas estão se "protegendo" quando na verdade estão protegendo a si mesmos.

De acordo com Martin Baró os psicólogos centro-americanos ou latino-americanos vem sofrendo grandes críticas, pois tem-se concentrado nos setores sociais mais ricos, onde o foco é em problemas pessoais e esquecem da situação precária da sociedade. No decorrer do texto ele aponta que a psicologia deveria mudar seu foco para as camadas sociais mais necessitadas, ajudando-as a lidar com seus problemas. Ele propõe também que os psicólogos devem-se unir a esses setores e enfrentar o sistema de acordo com que eles acabem se modificando e criando uma "nova terra" onde todos sejam capazes de receber um tratamento igualitário, pois, não é porque você tem uma condição de vida melhor que você deve menosprezar uma pessoa que é inferior. Afinal, todos nós somos seres humanos e merecemos pelo menos o mínimo necessário para ter uma vida considerada boa, acesso ao sistema de saúde e educação, as três refeições que são consideradas suficientes e moradia em um lugar "limpo", onde tenha saneamento básico, locais que tenha o tratamento de agua adequado.

  1. Qual o papel do Psicólogo (a) e da Psicologia enquanto ciência e profissão segundo Martin Baró?

Para Martin Baró, o quefazer psicológico vem da conscientização, essa mesma que vêm de diversos pressupostos, que o ser humano se transforma ao modificar sua realidade, garantir um olhar crítico ao povo que assim lhes abre um horizonte com novas possibilidades de ação, e um novo saber sobre a sociedade é a realidade que o cerca, faz com que a sua

definição de identidade social também se modifique.

Tomando consciência assim das suas capacidades de mudanças no seu meio, não como uma simples mudança na realidade, mas esse processo de mudança de uma subjetividade individual pelo reconhecimento das mazelas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com