TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA CONTROLADORIA E FINANÇAS

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.461 Palavras (18 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU

CURSO DE MBA EM AUDITORIA CONTROLADORIA E FINANÇAS

Sonia Regina Teixeira

ESTUDO PARA ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS E CONTROLES INTERNOS DA EMPRESA “ABC” DO SEGMENTO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, SITUADA NA CIDADE DE BAURU (SP)

Bauru

2019


Sonia Regina Teixeira

ESTUDO PARA ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS E CONTROLES INTERNOS DA EMPRESA “ABC” DO SEGMENTO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, SITUADA NA CIDADE DE BAURU (SP)

Projeto de Aplicação apresentado à Faculdades FIB Faculdades Integradas de Bauru, para obtenção do título de Especialista em MBA Auditoria Controladoria e Finanças sob a orientação do Prof.  Msc Fernando Henrique Pereira.

Bauru

2019

        

[pic 1]

TEIXEIRA, S. R. Estudo para estruturação de processos e controles internos da empresa “ABC” do segmento de automação industrial, situada na cidade de Baurú (SP). 2019. 28f. Projeto de aplicação (MBA em Auditoria Controladoria e Finanças) - FIB. Bauru, 2019.

RESUMO EXECUTIVO

Uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, exige habilidades de seus condutores em relação a administração e gestão de negócios, principalmente nas áreas de controles nos setores de compras, estoques, vendas, prazo de entrega e fluxo de caixa (entrada/saída/saldo). O Controle é extremamente importante na gestão empresarial, pois sem ele pode ocorrer uma série de dificuldades para o desenvolvimento de seus produtos. O presente projeto tem por objetivo oferecer um modelo prático de ferramentas, através do Excell e Word, para controles internos como Controles de Estoques, Fluxo de Caixa, Controles Bancários na busca a facilitar as rotinas de controle administrativo e financeiro da empresa de Automação Industrial ABC. O presente projeto proporcionará viabilidade nos fechamentos de orçamentos, compras de matérias primas, investimentos em equipamentos e mão de obra. Observou-se que o projeto foi concluído com êxito e também está em implantação efetiva na empresa em fase de testes e aprimoramentos, pois a medida que se aplica um projeto sugerem novas melhorias e adequações. As planilhas de controles Apêndices de A à H, possibilitaram agregar melhorias de crescimento para empresa, desta forma, trazendo mais velocidade e praticidade no momento que os gestores precisam de informações rápidas e em tempo real para a tomada de decisões administrativas e negociais. O custo do investimento inexistiu. A empresa, por meio de seus gestores, contribuiu de forma direta para que o projeto tornasse realidade e pudesse já estar em fase de aplicabilidade com sucesso na empresa.

Palavras-chave:  Administração, Gestão Financeira, Controle de Estoque.


SUMÁRIO

1

APRESENTAÇÃO

4

2

PLANO DE PROJETO

4

2.1

Título

6

2.2

Identificação

6

2.3

Introdução e contextualização

6

2.4

Objetivo geral

9

2.5

Missão, propósito e justificativa

9

2.6

Metas

10

2.7

Ações/Cronograma

10

2.8

Resultados esperados

12

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

13

REFERÊNCIAS

14

APÊNDICES

16

ANEXOS

26


1 APRESENTAÇÃO

A empresa objeto do presente estudo é de origem familiar de pequeno porte, fundada em 01/2013, do segmento de automação industrial, com potencial de crescimento, sediada na cidade de Bauru, Estado de São Paulo.

O presente estudo utiliza-se de ferramentas de gestão, amparadas em tecnologias simples como os aplicativos do office, como Word e Excell.

Elegeu-se algumas áreas que sustentam o negócio das empresas para receber estudo direcionado por meio da criação de ferramentas básicas de controle, como estoque, vendas, administrativa e financeira.

Nas áreas administrativa e financeira, apresentam-se ferramentas de controle do fluxo de caixa e demonstração de resultado do exercício, que propiciará de forma simples, rápida e inteligível a visão imediata e integral das entradas, saídas e o efetivo resultado que o negócio está proporcionando no seu cotidiano.

Por se tratar de ferramentas de fácil operacionalidade e baixo custo financeiro para a empresa, o maior investimento será o aquele direcionado a treinamentos, desenvolvimento e sensibilização dos funcionários que deverá passar por um processo interno de introspecção de mudança comportamental de atitude.

2 PLANO DO PROJETO 

A empresa em estudo está em uma ótima fase de ascensão, porém, necessita de ferramentas que facilitem o empresário na hora visualizar sua empresa.

Por ser uma empresa de pequeno porte, constituída há pouco tempo, utiliza técnicas simples, assim a intenção é apresentar Planilhas de Controle de Estoques e Orçamentos a clientes visando facilitar a gestão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (705.1 Kb)   docx (430 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com