TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA E CONTROLADORIA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura da Unidade 1 e após assistir ao vídeo de apoio iremos discutir:

1 - Caso a situação pensada pelo participante do Programa O Aprendiz se concretizasse, haveria infração a qual (ou quais) dispositivos da Lei 8.429/92? Justifique.

Resposta: Sim, haveria infrações. As infrações seriam: 1) receber para si, dinheiro, de forma direta, amparado na omissão quando das atribuições de agente público (Inciso I do Art. 9º da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992). 2) receber vantagem econômica direta, para fins de omitir ato de de ofício, ou seja, aplicação da multa, pelo uso indevido do espaço público sem a devida autorização (Inciso X do Art. 9º da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992). 3) o servidor público, no caso em questão da prefeitura, deixou de praticar ato de ofício (Inciso II do Art. 11º da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992).

2 - Você considera que à situação apresentada deve ser aplicada a Lei 8.429/92 ou acredita que o ocorrido é insignificante em relação à importância de outras atividades públicas?

Resposta: Na situação em questão acredito que deva ser aplicada a Lei 8.429/92, pois o servidor público cometeu ato de improbidade administrativa. Esse servidor público ao aceitar vantagem econômica, atentou contra o princípio constitucional da        moralidade. Acrescento que a Lei 8.429/92 tem como objetivo, combater a corrupção na administração pública, ou seja, desvio de dinheiro público para bolso privado.

3 - Na hipótese de aplicação da Lei 8.429/92 à situação descrita no vídeo, se a mesma se concretizar, quem deverá ser responsabilizado: o servidor ou o participante que ofertou a proposta? Justifique.

Resposta: O servidor será responsabilizado pelo fato de está no exercício da função, e ter cometido as infrações previstas na resposta da 1ª questão.  O participante que ofertou a proposta também cometeu ato de improbidade administrativa, pois a  Lei 8.429/92 é aplicável também aos que tenham praticado o ato de improbidade juntamente com o agente, ou dele tenham se beneficiado, ou ainda, tenham induzido o agente a praticá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com