TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOMAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO




BEATRIZ TOSTES DOS SANTOS

CAROLINA DE ALMEIDA SANTANA

DJALMA PEREIRA BERNARDES

ELISETE DA SILVA VARGAS

VICTOR SOUZA BAMBINO

AUTOMAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Rio de Janeiro

2016

1. INTRODUÇÃO 

        As Bibliotecas Universitárias (BUs) são tradicionalmente conceituadas “como bibliotecas de instituição de ensino superior, destinadas a suprir as necessidades informacionais da comunidade acadêmica no desempenho de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão” (PINTO, 1993, p.85). Fornecendo suporte informacional às atividades realizadas pelas universidades, as bibliotecas ao longo do tempo foram celeiros de novas tecnologias, passando do pergaminho ao CD-ROM, das fichas perfuradas ao catálogo online, das estantes em madeira as bases e bancos de dados.  

        Assim, a tecnologia sempre esteve no cotidiano das BUs, contudo tecnologia da informação e comunicação (TIC) presente no domínio coletivo como a tecnologia provida por recursos computacionais entrou na vida das Bibliotecas Universitárias a partir do século XX. De acordo com Tigre (2005, p.206) “O microprocessador desenvolvido pela Intel em 1971, mudou a trajetória tecnológica mundial até então apoiada no uso intensivo de energia e materiais.” O computador passa a fazer parte da realidade de indústrias, empresas com e sem fins lucrativos, lares etc., aperfeiçoando e agilizando atividades repetitivas, cansativas e que demandavam muito tempo.  

        De acordo com Santos (2004) as TICs mudaram todo o ciclo informativo, isto pode ser visto nos processos, atividades, custos etc. através do processamento automático da informação em grande velocidade, do registro e armazenamento de dados a baixo custo, acesso a informação à distância e principalmente avaliação e monitoramento de uso da informação. Fernandes e Alves (1992, p.72) (apud NEVES, 2006, p.2) afirmam que para se ter sucesso na adoção da tecnologia é preciso saber escolher e o saber usar ambos depende da assimilação de inovações tecnológicas, do alinhamento entre a tecnologia da informação e as estratégias do negócio, bem como de atitudes gerenciais e comportamentais voltadas para a inovação.  

        As Bibliotecas Universitárias diante aos fatores que condicionam a escolha da nova tecnologia adotada, devem estar atentas ao custo e opções disponíveis no mercado, não podem esquecer que as tecnologias possuem um ciclo de vida e o preço varia conforme o ciclo, a exemplo de um sistema de automação de bibliotecas que lançado no mercado (na primeira comercialização) tem um preço, depois de consolidado no mercado o preço é outro. Como procedimento metodológico este trabalho visa mostrar o processo de automação do acervo Anísio Teixeira da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (BT/CFCH). 

2. OBJETIVOS   

        2.1 Objetivos principais 

        O projeto tem por objetivo principal a automação, através do sistema Aleph, da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1971, , com foco no Acervo do Espaço Anísio Teixeira. A Biblioteca é dividida em três prédios no Campus da UFRJ, localizado na Praia Vermelha. A biblioteca recebeu uma doação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP. Esse acervo é composto de parte da Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE/INEP) e foi transferido para a Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ em 1977, com o apoio financeiro da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). 

        2.2 Objetivos secundários 

        O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento do espaço, e proporcionar ao usuário uma experiência que vise a efetividade, eficiência e eficácia dos serviços prestados, além de aperfeiçoar e atualizar os processos internos da biblioteca. Com o projeto espera-se poder aumentar o fluxo de usuários no espaço, diminuir o tempo de busca de livros, aumentar o número de consulta dos materiais, justificar a solicitação do investimento  e também melhorar a organização do espaço físico da Unidade de Informação. 

3. SITUAÇÃO ATUAL DA INSTITUIÇÃO 

        3.1 Biblioteca 

        A Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (BT/CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - vinculada à Decania deste centro - foi criada em 1971 e é parte integrante do sistema de Biblioteca e Informação - SIBI. Atende à comunidade em geral para consulta no local e, especificamente, aos cursos de Graduação e de Pós-Graduação das Unidades que compõem o CFCH - Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Escola de Serviço Social, Escola de Comunicação, Relações Internacionais e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH). 

        Acervo: Especializado em Ciências Humanas e Sociais. Livros, monografias, periódicos, obras de referência, teses, dissertações e coleções especiais estão disponíveis na Base MINERVA (Catálogo on-line das bibliotecas da UFRJ). O Acervo Geral da Biblioteca do CFCH está assim organizado e distribuído:  

  • Prédio Decania do CFCH – Coleção de Livros, Obras de Referência, Teses, Dissertações, e DVD’s; 
  • Prédio Anexo do CFCH – Coleção de Periódicos; 
  • Espaço Anísio Teixeira – Acervo INEP na UFRJ e Obras Raras. 

        3.2 Máquinas, redes e servidores  

        O espaço não conta com terminais de consulta para seus usuários, a consulta é realizada no balcão de referências da biblioteca, localizado no prédio da decania do CFCH, ou nos computadores de uso das bibliotecárias, apesar disso o espaço conta com rede de internet sem fio para seus usuários. Os computadores das bibliotecárias são utilizados para consulta ao catálogo da Biblioteca Nacional e para lançamento de livros no sistema da universidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com