TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ENS. FUNDAMENTAL

Por:   •  3/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

        SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO ALEIXO[pic 3]

 DEC. CRIAÇÃO Nº 44 DE 23/05/76.

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ENS. FUNDAMENTAL

DELIBERAÇÃO CME /MS – Nº 68 DE 03/07/2015.                                                             

               Aluno(a):________________________________________________________

Componente Curricular: CIÊNCIAS DA NATUREZA - Ano:  8º ano A;B;C        Professor(a): Luciana e  Leonice

Atividade Pedagógica Complementar março- 2021

Orientações:Fazer a leitura do texto e responder as questões abaixo e elaborar mais 5 questões com resposta, entregar na escola até o dia 30/03/21.     

 Mecanismos reprodutivos (Reprodução dos Animais e Plantas)

        Reprodução é o processo em que indivíduos (progenitores) geram novos indivíduos semelhantes a eles (descendentes). Essa semelhança está relacionada com o material hereditário que passa de uma geração à seguinte. A reprodução é uma das principais características dos seres vivos e possibilita a continuidade das diferentes formas de vida. Existem dois tipos de reprodução: 

Reprodução Assexuada: envolve apenas um progenitor, a partir do qual são formados novos indivíduos praticamente idênticos a ele. Na reprodução assexuada, o material genético do descendente é idêntico ao do progenitor.
Reprodução Sexuada: Geralmente envolve dois progenitores, um macho e uma fêmea. Ocorre a combinação do material genético                             dos progenitores, o que resulta no desenvolvimento de novas características nos descendentes, possibilitando ação de seleção natural.                    Esse tipo de reprodução acontece principalmente nos organismos pluricelulares.

Reprodução dos Animais

      Os animais podem se reproduzir tanto assexuadamente como sexuadamente. A reprodução assexuada dos animais ocorre principalmente em alguns grupos de invertebrados, apesar de algumas espécies de peixes, salamandras, lagartos e aves também apresentarem esse tipo de reprodução. A reprodução assexuada pode ocorrer de diversas formas, entre elas por Fragmentação e por Brotamento. 

              

        A maioria dos animais se reproduz sexuadamente. Alguns animais como muito cnidários apresentam alternância de gerações, ou seja, alternam processos reprodutivos sexuados com assexuados.

       Em geral, a reprodução sexuada dos animais envolve a participação de indivíduos de sexos diferentes: o macho e a fêmea. Estes apresentam órgãos especializados, denominados gônadas, responsáveis pela formação dos gametas – células reprodutivas dos organismos.      Nos machos, as gônadas são os testículos, responsável pela formação dos gametas masculinos, chamados espermatozoides – esses gametas são geralmente pequenos e móveis.      Nas fêmeas, as gônadas são os ovários, nos quais ocorre a produção dos gametas femininos, chamados óvulos. Esses gametas são imóveis, maiores que os espermatozoides e acumulam substâncias que nutrem o embrião no início de seu desenvolvimento.Fonte: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/mergilhia.jpg. Acesso em 19 ago. 2020.

Reprodução das Plantas

        Assim como os animais, as plantas também se reproduzem assexuadamente e sexuadamente. A reprodução assexuada é mais comum entre as plantas do que entre os animais. Nelas, esse tipo de reprodução pode ocorrer por propagação vegetativa ou por meio de esporos.        Propagação Vegetativa: a planta tem capacidade de formar novos indivíduos a partir de um fragmento dela mesma;        Reprodução por Esporos: a planta se reproduz a partir de células reprodutivas, denominadas esporos. Um esporo, em condições favoráveis, pode originar um novo indivíduo, sem que ocorra fusão com outras células.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (254.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com