TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Ens Fundamental

Por:   •  21/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 18

              CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

                                                       UNINTER

                 NOME: ****************************************, RU: ******.

     

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL

                                                      CUIABÁ-MT

                                                           2020

              CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

                                                       UNINTER

               NOME:**********************************************, RU: *******.

Relatório de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental - apresentado a UTA –fase I, no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

                                                                                                Centro Associado: CUIABÁ-MT

.

 

 

                     

                                                         CUIABÁ

                                                            2020

                                                       

SUMÁRIO

1. - INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2.  - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.......................................................................5

3. - CONCEPÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA, QUANTO A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO...............................................................................................................7

3.1. - CONCEPÃO E COMPREENSÃO DE SOCIEDADE........................................8

3.2. - O PAPEL DO PROFESSOR............................................................................8

3.3. - A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA..................................................................8

4 - POSTURA PROFISSIONAL DA PROFESSORA................................................9

5 – O DESAFIO DE APRENDER A SER PROFESSOR.........................................10 

6 - DIFICULDADES E SUPERAÇÕES....................................................................11

7 – REFERÊNCIAS..................................................................................................12

8 - PLANO DE AULA...............................................................................................13

1. INTRODUÇÃO.

Este Estágio Supervisionado  do ensino fundamental, o ponto mais relevante foi como nos deparamos com a profunda realidade do dia a dia. Observar de perto qual a forma em que a equipe da escola incluindo professores, pedagogo, diretor, secretários, psicólogo, fonoaudiólogo e auxiliares de serviços gerais interagem com os alunos que ali estudam. Aqui será exposta toda a premissa que foi vivenciada e salientadas na comparação da teoria e a prática.

O estágio foi realizado no Colégio Heróis da Feb. Localizada no endereço: Rua: Nova Xavantina, Quadra nº 17, e-mail: arieleantunesdias@gmail, telefone – (65)99266-4935. Município de Cuiabá - MATO GROSSO.

A Instituição compreende a jornada diurna integral, e o turno parcial no período da manhã ou vespertino, com o horário integral da 07h15 mim ás 18h, e com os horários parciais das 8 h á 12h manhã e 13 h á 17 h vespertino. Hoje instituição comporta um total de 228 alunos. O colégio apresenta uma estrutura física muito condizente para receber os alunos o estabelecimento corresponde com um pátio coberto, 06 salas de aulas adequadas com ótima ventilação contendo janelas – ventiladores - ar condicionado e uma ótima iluminação, sala contra turno, banheiro feminino e masculino adaptados para as crianças, área verde aberta com espaço para brincar na areia contendo parque, sala dos professores, secretária e direção, biblioteca e cozinha. A turma estagiada se envolveu na atividade desenvolvida apesar do nosso sido muito breve com os alunos, onde foi possível desenvolver o plano de aula que atendesse as características da turma.

A professora regente se mostrou muito pronta para auxiliar e deu total autonomia na execução das atividades proposta. É sempre bom ter um contato próximo com a realidade do dia a dia.

O estágio foi realizado no período de 17 de Setembro á 19 de Outubro de 2018, sendo observado na turma 2 ano B, contendo 18 alunos no total, sendo 10 meninos e 8 meninas, com a denominada professora formada em Pedagogia não havendo nenhum aluno de inclusão.

A disposição das carteiras a professora relatou que ela prefere a utilização círculos meia lua, pois desta forma ela tende a ter uma melhor visão de seus alunos e principalmente interagir com eles, isto demonstra uma forma mais receptiva e aconchegante para com seus alunos. Onde foi observado que desta maneira

a interação professor e alunos foi muito destacado, pois eles sempre dialogavam uns com os outros e principalmente com a professora. Esta disposição das carteiras que foi observada apresenta uma eficácia muito grande, na concentração dos alunos, principalmente na hora em que a professora está expondo algo e explicando a atividade para ser realizada. Ao notar isso podemos colocar que serve de influência muito benéfica para a abordagem de aprendizado, permitindo que eles sejam independentes ao expor algo.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

        No primeiro dia de estágio fui direcionada para sala 2 ano B,que é uma sala muito lúdica, colorida cheia de cartazes, onde os quais foram os alunos mesmo que realizaram a produção, na sala também está colocado nas paredes o alfabeto os números para que fiquem à vista dos alunos, os móveis são adaptados e condizentes para a faixa etária das crianças, para que assim elas não corram o risco de acidentes.

       Foi realizada uma alta apresentação minha para os alunos e dos alunos para mim, me direcionei para o fundo da sala para observar a aula da professora. A aula se inicia com uma oração, após a professora realiza a chamada do dia. Todos os dias a professora colocava no quadro negro o cabeçalho como as atividades pedagógicas do dia, desde o que eles iram realizar ao intervalo, a merenda, o brincar livre e a saída, isso se procedeu todos os dias ao qual fiquei estagiando. Como de costume também ela iniciava sua aula no quadro com o nome da escola, o dia e o ano, sempre fazendo a devida pergunta para seus alunos com que letra se pronunciava cada palavra a qual ela estava escrevendo. Observado também que os alunos sempre adoravam falar para ela, algumas letras às vezes eles não se lembravam, mas logo a professora dava um exemplo e em seguida eles falavam todos orgulhosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com