TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PTI GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

         O Banco do Brasil sendo a primeira instituição bancaria a operar no pais, o Banco do Brasil acumulou anos de experiências e colecionou inovações, uma delas foi a adoção da Avaliação de Desempenho dos seus funcionários, antes pouco valorizados, tratados como se fossem maquinas, que se não estivesse com o desempenho dentro do esperado seria substituído, com o passar dos anos essa visão foi gradativamente substituída pela valorização do capital humano, com a aproximação da relação entre a empresa e o funcionário, assim fazendo que aquele funcionário que anteriormente seria descartado, agora sendo acompanhado e avaliado pelo seu desempenho, sendo instruído e orientado para que ele se sinta à vontade e estimulado a trabalhar.

        Chiavenato expôs o conceito de Avalição de Desempenho como uma crítica sistemática do desenvolvimento de cada colaborador, bem como seu potencial desenvolvimento no futuro, usando uma forma de julgar o valor do trabalho prestado ou do funcionário. A Avaliação de Desempenho é feita por etapas, assim somando pontos para que no final seja avaliado de uma forma correta, usando os conceitos de intuição pratica, flexibilidade, valores e liderança, são esses conceitos que irão revelar que tipo de comportamento o funcionário possui dentro da empresa, que pode ser de uma forma de somar conhecimento ou o comportamento deve ser corrigido.

        A avaliação de desempenho pode foca no cargo ou no funcionário em si, independente da atenção que é dado a avalição, todas as pessoas merecem receber um feedback do seu desempenho, Chiavenato cita as principais razões pelas quais as organizações preocupam –se em avaliar o desempenho dos seus colaboradores, são alguns pontos importantes que devem ser citados. Recompensas, Retroação, Desenvolvimento, Relacionamentos e Percepção. Mesmo com esses pontos, a avaliação deve ser aceita por ambas as partes, não deve ser algo desagradável, porém esse processo tem seus pontos fracos, a falta de objetividade em alguns pontos, o avaliado pode ter a sensação de que está sendo punido pelos seus superiores, pode ter também a síndrome do comportamento recente, que é quando o avaliado muda seu comportamento nos dias anteriores ao processo, tentando assim obter notas altas.

        A auto- avaliação que Chiavenato cita, dá por entender que o colaborador ele avalia seu desempenho baseado em critérios objetivos, o funcionário é responsável pelo seu desempenho em si e recebe ajuda dos seus superiores sobre o feedback, se está de acordo com o esperado, nesse caso três pontos são avaliados constantemente, Performance, eficiência e a eficácia. Essa forma de avaliação ela é aplicada as empresas que são mais abertas, empresas que o funcionário tem mais liberdade de tomar as decisões.  

        O que podemos concluir sobre Avalição de Desempenho é que é muito importante para o crescimento da empresa é ainda mais para os colaboradores, pois, com esse feedback ele saberá que está somando com a empresa.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com