TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS E SEUS IMPACTOS NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Por:   •  7/5/2018  •  Monografia  •  5.133 Palavras (21 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 21

gestão de pessoas: UM ESTUDO SOBRE TREINAMENTO E DESENVOLVimento como ferramentaS estratégicaS e seus impactos no desempenho profissional

Angélica Guerra Rossi Bonela

Beatriz Marino Simões

Carla Francine Borges Carniel

Liliane Silva José

Curso: Administração

Polo: Lafaiete – Ribeirão Preto/SP

Orientadora: Profª. Me. Sarah de Oliveira Silva dos Santos

RESUMO

O estudo apresentado tem como finalidade a área de Gestão de Pessoas, envolvendo uma pesquisa sobre treinamento e desenvolvimento como ferramenta estratégica e seus impactos no comportamento profissional. Foram abordados os temas: A história da Administração como arte, salientando o estudo das práticas humanas, sendo tais como identificar as necessidades dos colaboradores e, assim, promover ações motivacionais, capacitação, desenvolvimento, treinamento e identificar as competências. O objetivo desse trabalho é apresentar mecanismos eficazes ao profissional da área de Recursos Humanos. O fundamento utilizado é somar conhecimento do profissional ao conhecimento que a empresa tem a oferecer, assim sendo, a comunicação entre os gestores e funcionários é fundamental para o sucesso do processo. No estudo utilizou-se como fonte pesquisa bibliográfica, compreensão de textos através da análise de obras de diversos autores, além de livros didáticos, monografias, teses, dissertações, revistas, jornais, artigos, ampliando também a busca de informações tocantes ao tema pelas redes eletrônicas e demais documentos acessíveis ao público. Concluímos que a utilização correta das técnicas e ferramentas disponíveis resultam em garantir a longevidade da performance da empresa.

Palavras-chave: Administração, Competências, Ações Motivacionais, Treinamento e Desenvolvimento e Comportamento Profissional.

INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos (RH) é uma das mais importantes nas organizações. Antigamente, a área era temida pelos próprios funcionários, pois a ideia de ser chamado ao departamento já assimilava ao colaborador tensão, por medo de receber algum tipo de punição, ou até mesmo demissão. Com o advento da Teoria das Relações Humanas, a antiga RH foi se humanizando, deixando de apenas exercer a função de departamento de pessoal passando a ser nomeada por Recursos Humanos.

A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passaram por grandes transformações em todo mundo, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho. (DUTRA, 2011).

Portanto, com essa mudança de comportamento o departamento de RH, passa a ser mais exigente, contratando pessoas mais qualificadas, investe pesado em treinamento, para que se tornem funcionários capacitados, que desenvolvam o desempenho esperado, podendo colocar em prática o plano de carreira que é tanto falado nas organizações e muitas vezes não colocado em prática por falha do próprio departamento de RH.

O gestor de RH, primeiramente precisa ser uma pessoa sensitiva, pois ao lidar com pessoas precisa ter a sensibilidade para conseguir conviver com diversos tipos de comportamentos. “O conhecimento das diferenças entre as pessoas é uma ferramenta básica para entender os processos motivacionais” (MAXIMIANO, 2007, p.237).

Obedecer às suas limitações, características individuais e ao mesmo tempo inserindo nesse colaborador a cultura ambiental da organização, tornando-se muito mais fácil a adaptação ou mudanças no mecanismo diário da organização. Deve-se evitar também, ao máximo a contratação errada, para conter os custos de contratação e desligamento. Um ambiente pesado, cheio de pressão desnecessária pode prejudicar o rendimento de produção e causar estresse ao colaborador, fazendo que o resultado seja minado.

Quais são as ferramentas e estratégias organizacionais que devem ser aplicadas para a empresa obter melhores resultados no desempenho profissional? Utilizando as ferramentas como treinamento e desenvolvimento e ações motivacionais a organização obtém um quadro de colaboradores seguros e preparados, e com isso a chance de duplicar seu faturamento é gigante. “A Administração constitui a maneira de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, através dos recursos disponíveis, a fim de atingir os objetivos. ” (CHIAVENATO, 2009, p. 96).

Dessa forma o objetivo do trabalho é investigar se o sucesso de uma empresa depende da aplicação correta das ferramentas estratégicas. Esse objetivo principal foi norteado por alguns pontos específicos, como treinamento, capacitação, ações motivacionais, planos de carreira, competências.

No início o trabalho mostra a parte histórica da administração, logo depois são apresentadas as competências e como influenciam nesse processo. Após, são expostas algumas ferramentas utilizadas como ações motivacionais. E, na conclusão o resultado final da pesquisa, após serem analisados diversos pontos de vista de diferentes autores que foram base para esse trabalho.

1. a histÓria da admiNistração como arte

A Administração, nunca poderá ser tratada como uma ciência exata, pois ela é uma arte no sentido de criar e inovar as estratégias, ou seja, os métodos são necessários, porém, as atitudes devem prevalecer. Um exemplo é o estudioso conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos. “Considerado de modo geral, o melhor tipo de administração de uso comum pode ser definido como aquele em que o trabalhador dá a melhor iniciativa e em compensação recebe incentivos pessoais de seu patrão.” (TAYLOR, 1995, p. 39)

A história da Administração iniciou-se em torno do ano 5.000 a .C, na Suméria, quando antigos sumerianos procuravam melhorar seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Em seguida no Egito, com um sistema econômico planejado que não poderia ter operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Posteriormente na China meados 500 a.C, com a necessidade de adotar um sistema organizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com