TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Avaliação de Desempenho

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.937 Palavras (20 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 20

Resumo: O presente artigo constitui em um modelo de Avaliação de Desempenho para apoiar em uma gestão de pessoas mais humanizada, aumentando a motivação organizacional e permitindo visualizar ações de aperfeiçoamento dos funcionários. A valorização do ser humano é um fator que volta a ser discutido e empregado nas organizações. Utilizou-se a metodologia qualitativa que é a mais adequada para a presente investigação, pois proporciona a qualidade de trabalho e crescimento cultural. Qual o nível ou extensão desta "discrepância de desempenho" para cada colaborador e seu reflexo para o alcance dos objetivos organizacionais? A identificação e correção dos problemas de desempenho serão obtidas através da resposta a este questionamento. A avaliação de desempenho identifica as causas do desempenho insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Avaliar desempenho constitui um processo complexo que incorpora as características informativas necessárias para julgar adequadamente um desempenho, bem como requisitos essenciais para integrar o processo de gestão em suas fases de planejamento, execução e controle. O objetivo medir se o funcionário está atingindo o desempenho que dele é esperado na organização a ideia de que a avaliação de desempenho sirva como um indicador de necessidades de treinamento, desenvolvimento, motivação e outras medidas organizacionais, visando sempre à melhoria dos resultados. A empresa deve utilizar a avaliação de desempenho como uma ferramenta do trabalho não como um instrumento de correção ou punição. Palavras chave: Motivação Organizacional; Operações Produtivas; Avaliação de Desempenho.

Managing People and Performance in Organizations

Abstract: This article is a model of Performance Evaluation to support people management in a more humanized, increasing motivation and enabling organizational view improvement actions of officials. The appreciation of the human being is a factor that is again discussed and employee organizations. We used a qualitative methodology that is most appropriate for this research as it provides the quality of work and cultural growth. What level or extent of this "performance gap" for each employee and his reflection to the achievement of organizational objectives? The identification and correction of performance problems will be obtained through the answer to this question. Benchmarking identifies the causes of unsatisfactory performance, enabling its correction with the participation of the employee evaluated. Evaluate performance is a complex process that incorporates features informative needed to properly judge a performance, as well as to integrate the essential requirements management process in their stages of planning, execution and control. The goal is to measure the employee is meeting the performance that is expected of him in organizing the idea that the performance evaluation serves as an indicator of training needs, development, motivation and other organizational measures, always aiming to improve results. The company must use the performance evaluation as a tool of labor not as an instrument of correction or punishment. Keywords: Organizational Motivation; Production Operations; Performance Assessment.

1 Introdução

Gestão de Pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas, que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja: com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com seu trabalho, por paixãoao que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, e acompanhamento contínuo do desempenho obtido. Mas também uma cultura organizacional que estimule a colaboração, o compartilhamento de conhecimento. A gestão de pessoas consiste na maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, e para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. Através desses mecanismos, programam diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham. Culminando com o processo de avaliação de desempenho que deve ter importância vital na empresa conseqüentemente refletindo em seu sucesso. A avaliação de desempenho possibilita e estabelece uma perspectiva de desenvolvimento com a participação ativa do colaborado. A valorização do ser humano é um fator que volta a ser discutido e empregado nas organizações. O homem é um ser que possui necessidades, desejos e sentimentos que precisam ser considerados e analisados, pois influenciam o comportamento e o desempenho das suas funções na organização. É preciso não somente prever problemas, mas corrigi-los e um dos melhores instrumentos que dispõem as empresas para antecipar-se ao curso dos acontecimentos é investir nas pessoas. Portanto faz-se necessário que as empresas apresentem uma proposta transparente de intenções através de uma cultura organizacional que dissemine o que se espera dos colaboradores Investirem em pessoas dá retorno líquido e certo.

Entretanto, num outro extremo, a ideia de que a avaliação de desempenho serva como um indicador de necessidades de treinamento, desenvolvimento e outras medidas organizacionais, visando sempre à melhoria dos resultados, pois, parte-se do princípio de que, sob as condições e recursos adequados, o homem se dedicará a um desempenho crescente. Identificar a percepção dos profissionais, em geral, acerca da contribuição dos programas de avaliação de desempenho organizacionais para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Investigar os procedimentos mais adotados nos programas de avaliação de desempenho de diferentes organizações, como periodicidade, feedback, capacitação de avaliadores, dentre outros. Confirmar a relação entre programas de avaliação de desempenho eficazes e melhoria da qualidade de vida no trabalho. É necessário investir no ambiente de trabalho para que o funcionário sinta-se bem no local e cargo que ocupa e possa através da sua satisfação produzir melhor, o desempenho é uma ferramenta importante para serem utilizados pelas organizações, com ela os gestores podem ser auxiliados a redescobrirem em seu pessoal o potencial que cada um pode desenvolver nas suas atividades e identificar talentos muitas vezes escondidos que só serão descobertos com o uso dessa ferramenta. Como a Organização pode melhorar o relacionamento com funcionários, que estão desmotivados e sem perspectivas de crescimento? Qual o nível ou extensão desta "discrepância de desempenho" para cada colaborador e seu reflexo para o alcance dos objetivos organizacionais? Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. A avaliação de desempenho tem como objetivo medir se o funcionário está atingindo o desempenho que dele é esperado na organização. Muitos gestores seguem à risca este objetivo, utilizando o instrumento como uma régua que separa os colaboradores de melhores resultados dos demais, adotando, até mesmo, penalidades aos que se mantêm abaixo dos padrões esperados ou no limite mínimo. Justifica-se que devido a esta realidade na organização abordada, elaborou-se uma estratégia de avaliação de desemprenho, para solucionar problemas de relacionamentos entre empresa e colaborador. Por meio da Gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com