TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE PROJETOS

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

AGOSTO - 2016

ACRELÂNDIA – ACRE

ALUNOS COMPONENTES DO GRUPO

JOSÉ DEODATO PEREIRA DA ROCHA / MATRÍCULA: 21355658

LEIDIOMARIA GOMES MACHADO / MATRÍCULA: 21355689

MARIA APARECIDA FERREIRA / MATRÍCULA: 21355709

VANDERLEI SCHLINDWEIN / MATRÍCULA: 21355685

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

[pic 2]

AGOSTO - 2016

ACRELÂNDIA – ACRE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...............................................................................5

CONCLUSÃO..............................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................10

INTRODUÇÃO


      Conforme solicitado pelo professor da disciplina de Tecnologia e Inovação, Msc. Marcos Azevedo, vamos resolver as questões propostas na Unidade I.      

 

DESENVOLVIMENTO

1) O que você, a partir do nosso estudo, entende por Tecnologia e por Ciência? Retome suas anotações, feitas durante a leitura desta Unidade sobre Tecnologia e Ciência, e compare o seu entendimento acerca desses termos. Você percebe que aprendeu? (2,0 Pontos).

     Tecnologia – “esse termo deriva do grego techne (artefato) e logos (pensamento, razão), significando, portanto, o conhecimento sistemático transformado ou manifestado em ferramentas”, Moreira e Queiroz (2007)

     Ciência – conjunto de conhecimentos com fundamentos concretos que objetivam a elucidação de fatos de forma correta. Como salienta Davies [19--] “a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam”.

     Importante entendermos, a partir das citações acima, que a relação de Ciência e Tecnologia é um ciclo infinito que produz a Inovação, possibilitando a melhoria das condições de realização de tarefas, ocasionando desenvolvimento econômico, social e industrial. Isto tudo somente é possível devido a criatividade humana que é geradora das modificações que ocorrem constantemente na sociedade, importante destacarmos também que o processo de inovação, resultante da combinação de ambas, é fruto do conhecimento adquirido pelas pessoas no decorrer da história.

2) Toda inovação é tecnológica? Justifique sua resposta. (1,0 Pontos).

     Não, nem toda inovação é tecnológica, isto porque, uma simples combinação do que já existe é capaz de gerar uma inovação. Por exemplo a inovação pode ser alcançada por fatores extra tecnológicos a partir de uma combinação de ações que possam promover o sucesso de produção e comercialização de um determinado produto, como exemplificado no caso da produção do automóvel, por Henry Ford, devido a uma eficiente linha de montagem, onde fora citado por Pinto: “Esse é um clássico exemplo de inovação no processo de produção e não inovação no produto propriamente dito.” (2012, pág. 29)

 

3) Dê exemplos de inovações de produto e de processo. Discuta a relevância dessa classificação. (1,0 Pontos).

     Inovação de produto – consiste em modificação no produto, em si, almejando melhor padronização ou melhoria do mesmo. Como exemplo, podemos destacar o automóvel automático que foi inovado a partir do câmbio manual, o walkman, a televisão de LCD, etc.

     Inovação de processo – é caracterizado pela melhoria no processo de produção ou mesmo em um determinado serviço. Tende a gerar economia de custos e aumento na produtividade. Como exemplos podemos citar a robotização nas linhas de produção, que implicam em aumento de produtividade, produtos padronizados e enxugamento de gastos.

4) As inovações provêm da busca de soluções para problemas existentes ou as pessoas inventam e desenvolvem coisas para as quais há necessidade de buscar utilidade? (1,0 Pontos).

     Acreditamos que ambas afirmativas estão corretas, uma vez que as pessoas buscam por melhorias dos produtos, isto demonstra que a inovação ajuda no processo de resolução de problemas tecnológicos. Por sua vez, este processo pode acarretar em desenvolvimento de outras coisas ou produtos, que podem ser necessários e ter relevante necessidade para a sociedade.

5) A necessidade percebida ou criada é suficiente para termos uma inovação? (1,0 Pontos).

     Não, pois o intelecto das pessoas também é determinante para a efetivação de uma inovação, por exemplo, se faz necessário uma mente criativa para desenvolvimento de boas inovações.

6) Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chain linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação? (1,0 Pontos).

      Sem dúvida as políticas públicas necessitam de constantes inovações, uma vez que a sociedade é muito dinâmica e portanto as políticas públicas precisam se readaptar constantemente para satisfazer as necessidades da sociedade. Para tanto as inovações tecnológicas, linear, linear reverso, chain linked e sistêmico demandam formas das mais variadas de inovações nos serviços públicos. No caso da linear traz inovações tendo como início pesquisas básicas acerca da demanda social; Linear reverso por sua vez acompanha inicialmente como anda o mercado e sua influência na geração de políticas públicas; Chain linked procura uma constante retroalimentação do sistema, fazendo uma junção entre as duas primeiras. Estes fatores são determinantes para toda a sociedade, haja vista que o sucesso da rede pública é determinante para o bom desenvolvimento nacional.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com