TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.019 Palavras (29 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        EMPRESA 1: PLANALTO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO        

2.1        ETAPA I- ENTREVISTA        

2.2        ETAPA II: ANALISE DAS INFORMAÇOES COLETADAS.        

2.3        ETAPA III: IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS.        

2.4        ETAPA IV: PLANO DE AÇAO.        

3        EMPRESA 2: PAPELARIA SORTI        

3.1        ETAPA I- ENTREVISTA        

3.2        ETAPA II: ANALISE DAS INFORMAÇOES COLETADAS.        

3.3        ETAPA III: IDENTIFICAÇAO DE PROBLEMAS.        

3.4        ETAPA IV: PLANO DE AÇAO.        

4        CONCLUSÃO        

5        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetivou a aplicação, em uma empresa real, dos conceitos abordados nas disciplinas de Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica e Marketing. Sendo, portanto, um trabalho com abordagem multidisciplinar, de natureza descritiva, prático e realizado em equipe.

A metodologia utilizada foi a realização de visitas in loco, entrevistas com os clientes e com o sócio-gerente da empresa para a coleta dos dados, realização de reuniões entre os integrantes do grupo para homogeneização e registro das informações. Para a entrevista com os clientes, a fim de padronização, elaborou-se um questionário com todas as perguntas de relevância dentro da pesquisa. O Questionário foi aplicado individualmente a cada cliente, em dias diferentes e pelo integrante do grupo que se encontrava coletando dados no momento. Para evitar o constrangimento dos clientes, definiu-se realizar a entrevista sempre longe da vista dos proprietários, de forma que o cliente pudesse ficar mais à vontade com suas respostas. Da mesma forma, para obtenção das demais informações requeridas, entrevistou-se o sócio-gerente do empreendimento.

Este trabalho, portanto, é classificado como um estudo de caso que, segundo Trigueiro et al. (2014, p. 21), é definido como um estudo detalhado de uma unidade de interesse, que não permite generalizações e só tem validade para o universo estudado. Se tratando do questionário aplicado, segundo conceitos abordados em Rampazo e Nonaka (2011, p. 13), a abordagem pode ser classificada como uma pesquisa de marketing, de identificação de problema, tipo pesquisa de imagem, a qual é definida como o modelo de pesquisa em que busca-se entender qual a percepção que o consumidor possui em relação à empresa, suas marcas e produtos.

Dentro dos conceitos abordados nas disciplinas Pesquisa de Mercado e Marketing, através de entrevista com o gerente da empresa buscou-se identificar como a empresa acompanha o mercado e quais suas fontes de informação. Nas entrevistas com o gerente buscou-se, também, identificar que tipo de imagem a empresa deseja passar aos seus clientes, como se comunica com eles, quais as principais características e diferenciais dos produtos que a empresa oferece e como a empresa determina o preço de seus produtos.

Aplicou-se um questionário a um total de 40 clientes, abordados aleatoriamente, a fim de identificar as características e necessidades do consumidor, assim como, a partir da voz do cliente identificar os pontos fracos e fortes da empresa e onde ela deveria melhorar para melhor os atender.

No âmbito da disciplina de Negociação, através de entrevistas com o gerente, procurou-se identificar as principais situações de negociação existentes na empresa, as pessoas que são responsáveis por essas negociações e como elas se preparam para isso. Além disso, procurou-se identificar quais são os conflitos que ocorrem internamente na empresa, como são resolvidos e qual o papel que o gestor assume na mediação desses conflitos.


  1. EMPRESA: PLANALTO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

A empresa foi fundada em 1985 com a razão social de M. de Almeida e Cia Ltda em caráter estritamente familiar, ou seja, o proprietário, esposa e os filhos sempre estiveram à frente dos negócios em prédio próprio e com, no máximo, dois funcionários além da própria família.

No que remete ao setor de atuação, a empresa deste estudo se enquadra no setor terciário, na área da economia também conhecida como setor de serviços. A empresa está diretamente ligada à comercialização de produtos através do comércio varejista, recebendo seus produtos do setor secundário e distribuindo ao consumidor final.

Conforme a lei, a planalto materiais de construção é considerada uma empresa de pequeno porte, e faz parte do regime simples porte médio.

A empresa encontra-se localizada na Avenida Parigot de Souza, 400, no Bairro Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo – PR. A Figura 1 apresenta uma foto com a vista externa do empreendimento, o qual atualmente comercializa desde produtos bases, como tijolos, areia, cimento e cal, até portas e janelas, tubos e conexões, tintas e outros materiais de acabamento.

Figura 1 – Visão externa da loja, entrada principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)   pdf (869.5 Kb)   docx (627.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com