TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho apresenta um estudo sobre a forma de gestão e análise financeira em uma pequena empresa de terraplenagem, com objetivo de identificar quais controles internos são utilizados e como auxiliam na administração do negócio, o que pode ser melhorado nesses controles para torna-la mais eficiente.

Trata-se de estudo de caso realizado através de entrevista estruturada e dirigida com os funcionários do setor administrativo e financeiro da empresa Alvo Terraplanagem Ltda., assim como alguns relatórios expostos para fazer levantamento do cotidiano e organização financeira da empresa.

A Alvo Terraplenagem EPP. Ltda. é uma empresa que atua no setor de prestação de serviços no ramo de construção civil, desenvolvendo trabalhos de infraestrutura como terraplenagem e transporte de materiais, fundada em dezembro de 2008 na cidade de São Paulo, pelo sócio representante Fernando César Paixão, que trazia experiência na atividade fim da empresa, por conta de outros trabalhos executados ao longo da vida.

A empresa possui no quadro funcional 13 colaboradores registrados nos cargos de operador de máquinas, motorista de caminhão, auxiliar de serviços gerais, encarregado da obra, técnico de topografia, assistente administrativo e assistente financeiro e 4 operadores de maquinas terceirizados que acompanham quando da locação de máquinas, a empresa vem expandindo suas atividades, de acordo com contratos firmados neste último ano, porém ainda é uma empresa de pequeno porte.

O escritório está localizado na cidade de São Paulo, porém a empresa não restringe suas atividades na cidade, atende principalmente a região metropolitana de São Paulo, onde o investimento em construção civil está em acelerada expansão, isso se explica pelo fato da capital já está no limite de sua  ocupação tornando os custo de novos investimentos mais caros, acompanhando as políticas públicas de afastamento dos empreendimentos industriais para fora do Anel Viário (RODOANEL), visando minimizar o impacto de vizinhança e aumentar o nível da qualidade de vida dos habitantes.

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

As informações e demonstrações financeiras foram obtidas por meio da própria empresa em entrevista com o setor administrativo e financeiro que servirão de dados para a análise da estrutura financeira e econômica.

Os orçamentos de caixa são feitos de acordo com cada obra contratada, mas a elaboração não segue premissas conservadoras, são de curtíssimo prazo, uma vez que a empresa é responsável pela execução apenas de uma etapa de grandes empreendimentos com datas definidas de início e término.

Para o fluxo de caixa projetado é realizado da mesma forma do orçamento de caixa por obra contratada, sendo alimentado diariamente entradas e saídas com auxílio de software oferecidos no mercado, próprios para empresas de prestação de serviços, assim a empresa possui o controle financeiro diário e mensal, permitindo a comparação entre orçado e realizado das demonstrações, afim de aumentar os controles para apuração do resultado.

Os orçamentos não são revisados periodicamente, sendo realizados no início da contratação dos serviços equacionado com as planilhas de controles de serviços executados, que são formas de medições pertinente da atividade, que geram controles para pagamentos e recebimentos.

Por meio das planilhas de controles de serviços executados que são elaboradas com base em composição de preço dos índices regionais dos itens da construção civil divulgados mensalmente, servem de parâmetro para a formação dos custos, despesas e resultados. Dessa forma, em cada novo contrato são elaborados novos orçamentos, pois na construção civil sofre alterações e reajuste mensal, desprezando as informações dos orçamentos anteriores.

A Alvo Terraplanagem para manter-se em competividade com as demais empresas concorrentes do setor e ter condições de expansão no mercado acirrado tem feito investimentos em aquisição de equipamentos, maquinas pesadas e caminhões, como escavadeira hidráulica, trator de esteira e caminhões caçamba para atender os contratos vigentes e futuros, porém no momento de investimentos não foram realizados uma análise de custo de oportunidade.

A formação do ativo permanente foi feita por meio de financiamentos na modalidade leasing com opção de compra junto a instituições financeiras e CDC nas próprias concessionárias que vendem caminhões e maquinas.

A apuração dos custos na empresa Alvo Terraplanagem consiste na alocação dos gastos para o desempenho de cada serviço, de forma a identificar os custos diretos e indiretos, utilizando o método de custeio por absorção. Os gastos que formam os custos direto da prestação de serviços da empresa estão relacionados diretamente com a realização do serviço, que são estruturados em custos fixos, permanecem constante independente da capacidade de produção, evidenciado com o pagamento de salário dos funcionários da área operacional, e os custos variáveis onde as proporções alteram de acordo com a capacidade e volume de serviços , assim como o combustível para o operação das máquinas pesadas e caminhões (diesel s-10 e diesel s -500), aluguel de máquinas.

 Enquanto os custos indiretos não são capazes de serem mensurados de maneira clara, elegendo um critério de rateio, como a estrutura de apoio para o funcionamento da obra e manutenção periódica das máquinas escavadeira, esteira, caminhões e equipamentos de topografia e computadores.

Já as despesas são identificadas como os custos relativo as atividades do setor administrativo, financeiro e comercial, como o salário de funcionários, telefone, aluguel do escritório, pagamento de comissão a corretores que prospectam serviços e transportes de material, taxas e tarifas bancárias e combustível de mobilização de funcionários da área comercial.

Os registros de perdas não foram identificados, de acordo com a divulgação das informações da empresa não há registro até a presente entrevista.

A análise de custo é realizada no desenvolvimento da proposta para o fechamento do contrato, onde é analisada a viabilidade de execução do serviço e determinado quanto o contrato poderá gerar de resultado, durante a vigência do serviço seguem apenas o lançamento dos custos e despesas, portanto a competitividade não advém necessariamente da gestão, mas da formação dos preços com base nos orçamentos em paralelo a planilha da construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com