TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.349 Palavras (26 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

Atualmente a avaliação de desempenho pode ser considerada um dos mais importantes instrumentos de que dispõe a administração de uma empresa para analisar os resultados á fundo da atuação de sua força de trabalho e para prever posicionamentos futuros, considerando o potencial humano disponível em seus quadros.

Mas para isso a análise do papel da gestão de pessoas, integrado com os tipos de avalição de desmpenho como a 360º, Balanced escorecard, por objetivos e dentre outras precisam ser alinhados, fazendo com que o colaborador seja o alvo, as divisões são por departamentos e setores, acompanhados por os líderes, os quais também serão avaliados.

Existem as empresas que colocam os resultados acima de tudo e de qualquer um. O príncipio da metodologia do BCS-Balanced scorecard- desenvolvido por Norton e Kaplan, que trata a saúde da empresa por meio da gestão estratégica, com base em quatro perspectivas básicas: Cliente, finanças, processos e pessoas, e que precisam está equilibradas, será enfatizado, para que haja um melhor entendimento sobre o assunto abordado.

O desenvolvimento de pessoal representa um conjunto de atividades e processos cujo objetivo é explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva do ser humano nas organizações. Visa á aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos e á modificação de comportamentos e atitudes. Procura definir métodos e procedimentos que possibilitam maximizar o desempenho profissional e elevar os níveis de motivação para o trabalho. Um plano de desenvolvimento motiva as pessoas da organização e cria perspectivas.

Através do que foi exposto, toma-se como problemática para artigo: A avaliação de desempenho como ferramenta necessária para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores nas organizações?

Almejando a resolução deste, o presente artigo tem como objetivo analisar a avaliação de desempenho em uma determinada organização, sendo que utilizará como objetivos específicos: Destacar os principais conceitos sobre avaliação de desempenho; Levantar informações sobre o desenvolvimento na gestão de pessoas e destacar os principais tipos de avaliação de desempenho.

Assim, para o alcance dos objetivos acima citados, esse estudo apresentará, primeiramente, uma revisão bibliográfica sobre o tema, baseada em dados confiáveis, que poderá ampliar a visão a respeito do assunto.  Será desenvolvido o método, o qual será descrito a pesquisa a ser realizada. Logo após, os resultados obtidos e a discussão dos mesmos. Para encerrar, expõe-se as conclusões obtidas a partir das reflexões realizadas.

JUSTIFICATIVA

A gestão de pessoas atualmente tem um impacto muito positivo dentro das organizações, pois trabalha com base no conceito de potencial humano, leva em conta as aptidões individuais de cada colaborador, desde sua capacidade técnica até a facilidade de relacionamento e comunicação, para compor quadros funcionais mais eficientes e satisfeitos.

A avaliação de desempenho apresenta grande relevância nas diversas empresas, independente de seu ramo de atuação. O processo de avaliar o desempenho dos colaboradores acontece naturalmente nas empresas, não se limitando aos programas sistematizados de mensuração dos serviços prestados, já que fiscalizar as atividades exercidas dos trabalhadores é função natural da chefia. O ato de avaliar o desempenho tem como finalidade tornar mais eficaz e qualificado o serviço prestado. Com isso é possível detectar as potencialidades e deficiências dos colaboradores individualmente.

Assim este estudo tem sua importância, ressaltar como o fator humano é o principal diferencial de competitividade no ambiente organizacional.

        

PROBLEMÁTICA

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho.

Diante disso, tem-se como problema norteador desta pesquisa: como a avaliação de desempenho pode contribuir para aperfeiçoamento, motivação, desenvolvimento profissional e retenção de talentos?

OBJETIVOS

Nesta seção são abordados os objetivos, geral e específicos utilizados neste trabalho.

Objetivo geral

Verificar a importância da avaliação de desempenho como ferramenta para aperfeiçoamento, motivação, desenvolvimento e retenção de talentos na empresa.

Objetivos Específicos

  • Mostrar como a avaliação de desempenho influência diretamente na motivação pessoal e profissional.
  • Analisar os pontos positivos de aplicar a avaliação na empresa
  • Realizar um estudo de caso na empresa Suriel Truck Recauchutagem de Pneus.

METODOLOGIA

Quanto à abordagem

        Trata-se de uma pesquisa quantitativa, pois emprega-se um instrumental estatístico como base para a análise do tema  Avaliação de pessoas como ferramenta de produtividade, já que neste tipo de pesquisa seus resultados podem ser quantificados.

        Para melhor entendimento da abordagem quantitativa, tem-se as afirmações do autor Fonseca (2002) de que:

A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. (FONSECA, 2002, CITADO POR GERHARDT E SILVEIRA, 2009, P. 33)

Desta forma, observa-se que neste trabalho há presença de tabelas e gráficos para mensuração de seus resultados.

        

Quanto à natureza

        Trata-se de uma pesquisa básica, com foco na geração de conhecimentos novos e úteis para o avanço da ciência, mas sem aplicação prática, envolvendo verdades e interesses universais.

Quanto aos objetivos

        Trata-se de uma pesquisa descritiva. Gil (2008, p. 28) afirma que “as pesquisas desse tipo tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis”, logo, a criação de conhecimentos científicos de que trata a finalidade desta pesquisa leva em consideração a relação de vezes que determinado assunto é comentado pelos pesquisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (336.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com