TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Da Produção

Por:   •  29/3/2023  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

1) Quais são os principais métodos qualitativos de previsão de demanda? Explique-os.

Métodos qualitativos: geralmente são utilizados quando não há um histórico de dados disponíveis para a previsão ou para complementar os métodos quantitativos, com vistas a aprimorar a qualidade da previsão. São elaborados por profissionais e especialistas da área, a partir de técnicas embasadas na análise de dados subjetivos, isto é, próprio de cada indivíduo com base em sua visão de mundo.

Os principais métodos são:

Estimativas da equipe de vendas: previsões realizadas a partir de estimativas de demanda futura feitas periodicamente pela equipe de vendas. As vantagens desse método é que as equipes lidam com as necessidades do cliente e tendem a entender o seu comportamento com relação a produtos e serviços de sua preferência, informações úteis também para o gerenciamento dos estoques. Contudo, por ser um método subjetivo, tende a não ser muito preciso.

Opinião dos executivos: pautado na experiência e conhecimento técnico dos gestores de alto nível hierárquico das áreas comercial, financeira e de produção, para obtenção de uma previsão única. Para obter resultados mais confiáveis é importante combinar esse método com dados históricos anteriores de demanda.

Pesquisa de mercado: utilizada para apontar o interesse dos consumidores em consumir um produto ou serviço a partir de um levantamento de dados. Dessa forma, questionários são elaborados para aplicação de entrevistas com os clientes. A definição da amostra e a análise dos dados devem utilizar métodos estatísticos. A pesquisa de mercado é um importante aliada na introdução de um novo produto no mercado e funciona bem para previsão de demanda no curto e médio prazo, podendo não se sustentar no longo prazo.

Método Delphi: é uma forma de obter o consenso de uma equipe de forma anônima. Para isso, questionários são enviados a especialistas selecionados e as respostas obtidas são tabuladas pelo coordenador da pesquisa. O resultado é enviado para os especialistas participantes, os quais podem reconsiderar suas respostas. Tal processos e repete até que o grau de consenso desejado seja obtido. Esse método é voltado para previsões de demanda a longo prazo, projeção de vendas de novos produtos e previsões tecnológicas.

2) Um fornecedor de autopeças obteve durante o ano o seguinte volume de vendas:[pic 1]

a) Determine o valor de venda no mês oito pelo método da média móvel simples de 3 períodos.

Ft+1= soma das ultimas n demandas = para n = 3

                               n

F8=4900+4200+4100 = 4400

                   3

b) Elabore o gráfico da demanda abrangendo os oito períodos e identifique o comportamento da curva com base nos padrões básicos das séries temporais de demanda.

[pic 2][pic 3][pic 4]

        

Sanzonal: Padrão repetido de aumentos/diminuições na demanda dependendo da hora, do dia, da semana, do mês ou da estação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com