TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Empreendedorismo

Por:   •  3/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

trabalho final

        

Matriz de trabalho final

Disciplina: Empreendedorismo

Módulo: 10

Tarefa: Trabalho Final

Turma: 37

Alunos: Júlia Friggi, Lucas Alves, Nelson Bonito, Patrick Maciel, Thiago Barbieri, Victor Massaia e Westerson Fagundes

Modelo de negócio

Proposição de valor

Estamos em uma nova era, onde falta de tempo é um grande problema, e com o novo vírus Covid-19 despertou em milhares de pessoas a necessidade de cuidado especial com a saúde. Em tempos de tecnologia avançada ter uma aplicação que solucione problemas de uma forma rápida e objetiva é o que todos procuram. Além de gerar benefícios tais como: é oferecer um maior controle dos processos, com acesso a informações e otimização nas operações de coleta e entrega dos serviços.

Associando tecnologia e as “dores” encontradas pela equipe, trabalharemos no Modelo de Négocios da:  I-Doctor.

A I-Doctor tem como tema ser uma aplicação que terá consultas em telemedicina e uma destina área para agendamentos de consultas presenciais com médicos de diversas especialidades, tanto para versões mobile e de site. Tendo como ideia central, levar facilidade, comodidade aos pacientes além da economia de tempo com deslocamento e filas.

O App será divido em três grandes frentes para pacientes, sendo:

  1. Consultas de telemediciona sem agendamento: Na primeira frente temos consultas que ocorerrão por meio de telemedicina com médicos que estiverem com horários vagos em suas agendas e cadastrados nesta modalidade, assim o paciente pode entrar no app escolher a especialidade e o médico que será atendido em seguida;

  1. Consultas de telemedicina agendada: Nesta área temos uma lista dividida por especialidade médica, onde será possível aplicar filtros como de mais bem avaliados, mais mal avaliados, quais convênios são aceitos ou não, datas disponíveis, horários disponíveis, localidade, valores da consulta. Os filtros facilitam o paciente a realizarem a escolha do médico através dos itens que lhe foram mais importantes;
  1. Agendamento de consultas na modalidade presencial: Nesta opção ao invés da consulta ser online, a consulta será realizada no consultório do médico, para a navegação é muito semelhante ao de consultas em telemedicina, mas o plus é que o filtro de localização é inserido de forma automática, podendo ser alterado o raio de distância que o paciente escolher.

As facilidades mencionadas acima são direcionadas para os pacientes que buscam por consultas sem burocracias, mas também queremos atingir os profissionais da saúde, como médicos, clínicas e criar parcerias com os convênios.

A ideia é ofertar uma plataforma que ajude na gestão de pacientes e consultas, onde será possível ter ganhos em tempo e dinheiro, além da possibilidade de maior fidelização dos pacientes. Isto através de:

  1. Aplicativo e site: Que possibilitarão que o paciente tenha autonomia e facilidade para agendar suas consultas a qualquer hora e de onde estiver, assim atraindo cada vez mais pacientes e aumentando as chances de aumentar o numéro de consultas;

  1. Agenda: Uma agenda fácil e descomplicada com entradas de consultas em ambas as modalidades sendo de telemedicina ou presencial, trazendo a possibilidade de pré-definir a duração da consulta, os local disponíveis para as consultas, e o bloqueio da agenda sempre que for necessário, já que as consultas serão agendadas no formato online será possível reduzir o volume de chamadas recebidas via telefone, economizando tempo e destinando o para atividades que realmente agregam valor ao serviço, contempla também o sistema de envio de notificações automáticas caso um horário de atendimento fique disponível, podendo ser aproveitado para consultas imediatas no sistema de telemedicina;

  1. Comunicação assertiva: Lembretes automáticos que podem ser enviados por SMS ou via Whatsapp, onde os pacientes são lembrados da consulta e podem confirmar presença, cancelar ou reagendar pelo app, e ficará disponível uma aba de “bate-papo” para ter com os pacientes possam entrar em contato caso tenham alguma dúvida ou precisem de algum auxílio.
  1. Impressões: Um sistema para que os pacientes possam compartilhar o feedback após as consultas, todas as avaliações são avaliadas e devem ser aprovadas antes de serem postadas na página do profissional.
  1. Armazenamento de dados: Software desenvolvido para armazenar dados
    incluídos os de prontuário, são criptografados e protegidos além de compatível com a lei geral de proteção de dados, e integrado ao calendário.

Inicialmente o App cobrirá a região do Vale do Paraiba – Interior de SP, sendo constituintes as seguintes cidades: Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté.

Segmento de clientes

O I-Doctor está sendo idealizado para atender todo o publico que deseja se consultar de forma prática e confortável, sendo jovens ou adultos, com ou sem convênio independente se estes buscam por consultas via telemedicina ou de forma convencional.

Além de pacientes buscamos por facilitar e organizar os atendimentos dos médicos, de forma que se possa alavancar o maior número de atendimentos dentro da capacidade estabelecidas pelos profissionais;

Médicos iniciantes que buscam por aumentar o leque de clientes e ganhar representatividade no mercado;

Clínicas que desejam amplicar seu modelo de atendimento e angariar novos clientes vindos do digital;

Convênios que desejam atuar em parceria com nosso modelo de negócio.

Para nosso modelo de negócio temos algumas personas pois atendemos parte de pacientes, médicos em vários pontos da carreira e clínicas, e o mais importante é manter o elo que e existe entre estas partes e o negocio seja sempre sustentável e saudável.

A seguir alguns dos tipos de personas que a I-Doctor visa atender:

  1. Paciente que deseja ser atendido imediatamente via telemedicina:

Gabriela

22 anos

Estudante

Solteira

Sem filhos

- Gabriela está com alguns sintomas virais e deseja realizar uma consulta o mais rápido possível, porém sem a necessidade de se deslocar até o consultório ou hospital. Dessa forma, a paciente se cadastra e utiliza o aplicativo para agendar uma consulta de telemedicina com um médico(a) que esteja disponível no momento, sem precisar sair de sua própria casa e sendo atendida no mesmo dia.

  1. Paciente que deseja atendimento agendado presencial:

José

33 anos

Engenheiro

Casado

Pai de 2 filhos

- Um dos filhos de José está reclamando de fortes dores de ouvido e pediu ao seu pai para levá-lo ao médico para ser examinado. José acessou e utilizou o aplicativo para marcar uma consulta no dia seguinte para levar seu filho ao consultório e verificar o que está causando a dor e como tratá-la.

  1. Médica que deseja flexibilizar sua forma de atendimento:

Beatriz

40 anos

Médica

Casada

Mãe de 1 filho

- Beatriz é médica, possui um escritório particular, e já atua há alguns anos no mercado de São José dos Campos. Beatriz sempre está muito atualizada com as novidades que a tecnologia proporciona e sempre busca atender seus pacientes da forma mais completa possível. Dessa forma, ela se cadastrou e começou a utilizar o aplicativo para realizar consultas à distância através da telemedicina, algo que não fazia anteriormente. Assim aumentando seu campo e mercado de atuação.

COMENTARIO: Acredito que falte ainda personas para cada um dos públicos que mencionamos como por exemplo (paciente com converio e sem convenio, médico no inicio de carreira, e uma possível dona de clinica talvez) acredito que isto demonstra nossa capacidade de humanizar e pensar nos nossos clientes.

Relacionamento com clientes

A I-Doctor busca ter um relacionamento duradouro com os clientes, buscando fideliza-los através de processos simples, de uma forma confiável, tornando-se referência em comodidade e facilidade na busca por consultas e entrega de um sistema robusto para os médicos utilizarem e possam se concentrar no que realmente importa, um atendimento incrível.

Constituir um bom sistema de comunicação entre os clientes e parceiros é fundamental e é algo que está em grande expansão no mercado, pois está sempre em grande atualização então é por esta razão é preciso estar passando por modernizações. E através do I-Doctor a intenção é unir pacientes e médicos, permitindo que todos tenham uma comunicação mais direta e fácil, onde pacientes conseguem buscar por excelentes médicos, e médicos estarem sempre em evidencia e serem encontrados e avalidas por novos pacientes, aumentando assim a rede de negócios.

Sabe-se que o setor da saúde possui grandes demandas e através desse modelo de negócios pretendemos auxiliar e proporcionar que todas elas sejam atendidas.

Canais de distribuição

O App será distribuído através das plataformas play store (Android) e Apple Store (iOs). A divulgação do aplicativo se dará por campanhas publicitárias na TV e em canais de streaming demonstrando as facilidades do aplicativo I-Doctor.

A produção de conteúdo de qualidade que demonstre a utilização, funções, ganhos e pontos positivos que o I-Doctor pode trazer de benefícios aos usuários, como por exemplo atualizar de assuntos em alta na mídia e assuntos que tragam conhecimento, sobre a saúde em geral, itens que possam facilitar o dia a dia e dicas voltados para os médicos serem mais produtivos.

Campanhas promocionais em feiras/congressos de medicina e em universidades também serão adotadas quando as medidas protetivas contra o COVID-19 foram retiradas.

Principais parcerias

Para que se estabeleça um bom resultado de forma sustentável, exigisse que a I-Doctor tenha alguns parceiros para que de fato ocorra a entrega de valores aos clientes, como por exemplo:

  1. Empresa de configuração e suporte do Aplicativo – Software responsável pela consulta via streaming on-line entre o paciente e o profissional, além de sistema para agenda integrada dos médicos, atualizações on timing. A plataforma deve ser capaz de fornecer um sistema operacional em nuvem, para arquivamento do conteúdo em banco de dados, e deve ser capaz de compartilhar arquivos entre os participantes, além de ser dentro da lei geral de proteção de dados, com alta capacidade de comunicação e seja estável;

  1. Grande Clínicas – No início para o App ganhar visibilidade e confiabilidade será necessário constituir parceria com clínicas de renome para ser atrativo ao publico, sendo clínicas de diversos segmentos de áreas da saúde e afins (psicologia, terapêutica e entre outros);

  1. Medicos renomeados – Assim como no quesito de clínicas, no início para o App ganhar visibilidade e confiabilidade será necessário constituir parceria com médico renomados e com grande carta de clientes para ser atrativo ao publico;
  1. Congressos e feiras para médicos – Com o objetivo de alcançar médicos que tenham interesse em ampliar suas consultas para o canal digital, médicos recém-formados procurando ingressar no mercado de trabalho em um local saturado e com grandes clínicas já existentes e médicos à procura de maior controle de suas consultas e acompanhar em qualquer horário e local o retorno que o investimento está trazendo;
  2. Convênios – Aproximar os conveniados de diferentes empresas que utilizam o sistema de convênio para as clínicas que estão cadastradas na solução. Aumentando, tanto o número de consultas via convênio quanto o número de pacientes nas clínicas dos médicos cadastrados na solução. Assim, promovendo uma relação de “ganha-ganha” entre os convênios e os médicos;
  1. Plataforma de pagamento – Agilidade no pagamento on-line das consultas diretamente pelo software de acesso à solução. Facilitando as operações de pagamento para o cliente e de recebimento do médico cadastrado ou do empresário responsável pelo investimento.

Principais atividades

Algumas atividades são consideradas “chaves” para que a I-doctor possa funcionar sem problemas e entregar um serviço de qualidade aos clientes:

- Agendamento de consultas médicas online e presencial:
A ideia central do aplicativo é oferecer ao usuário diversas possibilidades de agendamento, presencial ou on-line, atendendo o cliente de forma rápida, com diversas especialidades dentro de uma mesma plataforma, sem burocracias.

- Busca por profissionais e clínicas de diversas especialidades e localidades reunidas em um mesmo app:
Através dos filtros de busca, disponibilizados ao usuário dentro do aplicativo, será possível localizar, com mais facilidade, todas as especialidades listadas e a localidade dos médicos com marco de quilometragem da atual localização do cliente, de forma a facilitar o acesso à consulta.

- Sistema de avaliação com feedback das clinícas e profissionais listados:
Após todos os atendimentos, o usuário poderá deixar seu feedback exposto dentro das avaliações do seu médico ou clínica, sendo que estes estarão visíveis para novos pacientes, no momento da busca.

- Avisos, lembretes e antecipação de senhas com intuito de diminuição de filas.
O aplicativo avisará o cliente um dia antes da consulta, além de enviar lembretes com as orientações para o paciente levar ao seu médico, se necessário for, como: exames, jejum, entre outros fatores que podem ser necessários em cada tipo de avaliação. Com a desistência de outros usuários, também será disponibilizada a antecipação da consulta, caso o usuário deseje, como forma de agilizar o atendimento e evitar esperas.

- Plataforma interativa entre médicos e pacientes:
O app oferecerá salas privadas para interação entre o médico e o paciente, como forma de pré-avaliação, se necessário for, retornos simples e dúvidas que podem ser resolvidas de forma remota, sem necessidade de agendamento.

- Prontuarios eletrônicos contendo todo histórico do paciente, facilitando e adiantando as tomadas de decisões dos médicos:
Cada paciente já cadastrado dentro da base histórica do app, terá um histórico disponível para a visualização dos acessos de todos os médicos, sendo assim o profissional da saúde que buscar mais informações sobre seu paciente, receberá uma base histórica com todas as atualizações mais recentes da pessoa, facilitando um pré atendimento que fará a tomada de decisão, agilizando todo o processo da consulta.

- Emissão de prescrições de medicamentos e atestados de forma totalmente on-line:
As prescrições médicas e atestados serão disponibilizados de forma on-line ao paciente, deixando assim disponível a qualquer momento que seja necessário a utilizações deles.

- Integracão e troca de experiências entre profissionais da saúde:
Para profissionais cadastrados dentro do acesso premium, serão possíveis a troca de experiências com outros colegas da mesma categoria. Essa proximidade pode ajudar em diversas resoluções de casos e promovendo a idéia central do app que é a agilidade e a troca de boas práticas.

COMENTARIO: Falar mais sobre as atividades que estamos propondo também as clinicas e convênios como por exemplo: o que precisamos fazer para trazer uma clinica de grande porte, ou os próprios convênios, qual a ação nos teremos para ser atrativo.

Principais recursos

Para a I-Doctor conseguir realizar todos as atividades é essencial alguns recursos:

1 - Empresa de configuração e suporte do Aplicativo: Para criação da plataforma e manutenção caso necessário, criar autenticação como identificação biométrica e facial e encriptar os dados para a segurança do APP;

2 - Servidor: Para armazenamento do histórico em nuvem (informações sobre os médicos, históricos das consultas);

3 - Gateway de pagamentos: Parceria com uma plataforma de pagamento para pagar dentro do aplicativo da melhor forma conveniente;

4 – Hospedagem do site no Google Cloud: Com este tipo de hospedagem será possível usufruir dos serviços de sempre estão em evidência como mapas, engines, dentre outros recursos disponíveis;

5 - Lojas de aplicativos: Pois existe custos para publicar o aplicativo no Play Store (Google) e App Store (Apple);

6 - Sede (Administrativo, comercial e TI): Para auxílio para marcar consulta, acompanhamento de elaboração de propostas comerciais, definir estratégias dentre outras questões semelhantes, e melhoras nas performances do aplicativo.

Principais custos

Lucas

Falta fazer

Fontes de receitas

Júlia

Falta fazer

Conclusão

Todos juntos no próximo encontro

  • Quais são as principais vantagens e os principais desafios enfrentados no mercado?
  • De que modo o que foi estruturado potencializa as oportunidades e mitiga os obstáculos? (west)

O aplicativo de telemedicina (I-Doctor) foi estruturado através da falta de tempo dos pacientes devido a correria do dia a dia onde os mesmos não conseguiam reserva um tempo do dia para fazer consultas medicas presenciais, com a chegada do covid-19 o processo foi acelerado devido a urgência da necessidade, onde veio a oportunidade de conectar os pacientes com os profissionais da medicina em um aplicativo.

Dentro desse aspctos foram listados varias oportunidades que beneficiaram o App, como:

Agendamento de consulta remota: isso abriu uma flexibilidade para pacientes que tem seu dia muito corrido e também benificio aos médicos que trabalham em vários horários, podendo assim atender em horários mais convenientes.

Interligar o paciente com medico e clinicas em poucos cliques: um aplicativo intuitivo com filtros onde indica médicos e clinicas extamente onde tem interesse.

Calssificação de médicos e facilidades para acessar histórico médico: onde o paciente consegue ver a classificação de cada profissional procurado e comentários.

Redução de burocracia: Redução de numero de papeis e de pessoas com as quais o paciente deve passar para ser atendido. Basta acessar o smartphone para falar com o médico.

Existem muitos desafios no âmbito legislativo, porem vemos que cada vez mais as leis evoluem para adaptar as novas tecnologias, antes mesmo da covid-19 os exames de telemedicina so eram validos após ter feito a primeira consulta presencial ou se tivesse um outro profissional ao lado acompanhando a consulta, porem agora a lesgilação não cobra mais isso se flexibilizando devido a pandemia. Porem outras barreiras foram destacadas abaixo como:

Manutenção do sistema de segurança: Hackers e outros criminosos estão sempre evoluindo seus ataques, e como existe dados médicos de um paciente no sistema, é preciso sempre estar atualizado com os sistemas de segurança.

Atendimento emergêncial: a telemedicina pode ajudar em alguns pontos porem caso ocorra um acesso emergencial por telemedicina o médico não consegue fornecer atendimento para salvar vidas sem um profissional ao lado.

Licenciamento: As leis estaduais variam e os médicos podem não conseguir praticar medicinas além de fronteiras estaduais dependendo do estado que possuem licença.

Conexão: se tiver uma conexão fraca entre paciente e médicos isso pode dificultar um atendimento com qualidade.

Que players representam a principal concorrência e como o negócio se diferencia deles?

  • Qual é o tamanho e a relevância do mercado? Use dados de relatórios e pesquisas para embasar a sua análise. Informe, por exemplo, o número total de pessoas nesse mercado, o número de pessoas a que você conseguiria atender, o faturamento do setor, etc.

- Principais fontes de renda: Pagamento de uma porcentagem das consultas realizadas pelo app, venda de planos para clínicas/médicos serem destaque dento do app, publicidades dentro da aplicação.

 - Prospecção futura: parcerias empresas de realização de exames, entrar no metaverso, atingir mercado nacional

- Publico alvo: pessoas que querem agilidade no agendamento de consultas presenciais ou por telemedicina ou busquem por consultas na hora, com idade entre 18 anos á 55 anos, com convenio e pessoas sem convênio.

Referências bibliográficas

Liste as fontes de consulta utilizadas, de acordo com os referenciais da ABNT.

EXEMPLO DE COMO DEVE SER A REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Gaidargi, Juliana - Usemobile: COMO CRIAR UM APLICATIVO DE TELEMEDICINA, disponível em: https://usemobile.com.br/como-criar-um-aplicativo-de-telemedicina/ (west)

Fortes, Nelson - APLICATIVOS DE SAÚDE: 5 VANTAGENS PARA A SUA GESTÃO, disponível em:

https://teleimagem.com.br/5-vantagens-dos-aplicativos-de-saude-digital-para-sua-gestao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com