TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Mercadológica

Por:   •  30/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]QUESTÕES:

 

AULA 01 - ENDOMARKETING

A PARTIR DA LEITURA DA AULA, RESPONDA COM CLAREZA AS SEGUINTES QUESTÕES:

01 – A partir desta aula, conceitue e Caracterize Endomarketing;

R: O marketing interno surgiu da necessidade de se motivarem pessoas para os programas de mudança organizacional, que começaram a ser implantados a partir da década de 1950, em grandes empresas multinacionais. É definido como um conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno da organização, aqui chamado de cliente interno ou colaborador (também podem ser incluídos os colaboradores terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais), que enfatizam a cultura organizacional. Sua finalidade é facilitar trocas e construir relacionamentos com o público interno para integrar a noção de cliente nos processos internos e entregar valor ao cliente externo (usuário final) por meio de produtos e serviços de melhor qualidade. Geralmente é conduzido em parceria entre as áreas de marketing e de recursos humanos da organização, à medida que a primeira detém o know-how para a condução de projetos e ferramentas de marketing, e a segunda possui o conhecimento e a facilidade de acesso à clientela interna.

02 – Qual o impacto do desenvolvimento do Endomarketing, para conquista de Resultados Organizacionais? Pode se dizer que a conquista de resultados está atrelado ao desenvolvimento Endomarketing? Exemplifique sua concordância ou não com essa analogia.

R: Organizações imbuídas de culturas organizacionais fortes, baseadas em valores compartilhados de atendimento e superação das expectativas do cliente externo, superam o desempenho de organizações desprovidas desses valores. O marketing interno tem como vantagem assegurar que os colaboradores compreendam que não estão trabalhando para a organização e sim para os clientes.

Assim, o principal benefício do marketing interno é contribuir para a formação de uma vantagem competitiva para a organização, formando uma equipe motivada e comprometida com resultados e satisfação do cliente. Promove- se a melhoria do relacionamento interno da equipe, valorizando a transparência, agilizando os fluxos de comunicação e introduzindo mudanças nas atitudes e nos comportamentos. Com o marketing interno, a empresa fica mais preparada para enfrentar os desafios que do mercado e consequentemente gera maiores resultados lucratividade.

03 – Para que o Endomarkerting Aconteça e atinja seus objetivos, quais aspectos o Gestor deverá cuidar no ambiente organizacional? Quais são suas observações sobre essa questão? Justifique

R: Dentre as várias atribuições e cuidados de um Gestor sobre a implantação de um marketing externo, podemos destacar:

  • Gerenciamento de recursos humanos que envolva e estimule o comprometimento dos colaboradores com os objetivos de marketing da organização;
  • Conhecimento das características, desejos e expectativas dos colaboradores da organização;
  • Requer um gerenciamento de recursos humanos que envolva e estimule o comprometimento dos colaboradores com os objetivos de marketing da organização.

04 – O endomarketing é uma política exclusiva de grandes empresas? Justifique sua resposta concordando ou não com a questão:

R: O endomarketing começa com a noção de que os empregados constituem o primeiro mercado interno para as organizações. Se os bens, os serviços, e as campanhas de comunicação externas não conseguirem ser vendidos ao grupo-alvo interno, também o marketing não poderá ser bem-sucedido junto aos clientes finais externos. O endomarketing é uma estratégia de gerenciamento. O foco é sobre como desenvolver nos empregados uma consciência do cliente. As empresas excelentes acreditam que suas relações com os funcionários se refletem diretamente nas relações com os consumidores, preocupando-se com a satisfação tanto dos funcionários como dos clientes, propiciando um ambiente de apoio aos funcionários que são recompensados pelo bom desempenho nos serviços.

Como todas as empresas, grandes e pequenas, possuem colaboradores, assim todas elas precisam trabalhar com seus clientes internos, para que estes possam trabalhar com os externos.

AULA 02: MARKETING SOCIAL

APÓS LEITURA DA AULA 2, RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

01 – Conceitue Marketing Social;

R: Segundo Cobra (1986), o marketing social é conceituado como um intercâmbio de valores não necessariamente físicos nem econômicos, mas que podem ser sociais, morais ou políticos, sendo utilizado para vender idéias ou propósitos que proporcionem bem-estar à comunidade.

Assim, o Marketing social consiste – de forma geral - em uma modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

Definimos o marketing social também como sendo a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes, comportamentos, práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes todos fundamentados com base nos direitos humanos.

02 - Qual a Importância do Marketing Social para as Organizações no séc. XXI? Justifique sua resposta conceituando o assunto

R: O marketing para as causas sociais pode ser definido como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo.

Assim, o marketing social pode ser entendido como uma estratégia de mudanças comportamentais e atitudinais, que pode ser utilizada em qualquer tipo de organização (pública, privada, lucrativa ou sem fins lucrativos), desde que esta tenha uma meta final de produção e de transformação de impactos sociais (ARAÚJO, 2001).

O verdadeiro marketing social atua fundamentalmente na comunicação com os funcionários e seus familiares, com ações que visam aumentar comprovadamente o seu bem-estar social e o da comunidade. Essas ações de médio e longo prazos, garantem sustentabilidade, cidadania, solidariedade e coesão social.  a empresa ganha produtividade, credibilidade, respeito, visibilidade e, sobretudo, vendas maiores (MELO NETO e FROES, 2001, p. 74).

03 - Você vê na prática esse conceito? Exemplifique sua resposta;

R: A preocupação eminente com as camadas sociais e menos favorecidas da sociedade foram sendo consideradas como uma forma de estratégias de grandes empresas. Através de uma atuação responsável às empresas foram percebendo que as ações para a sociedade é um dever de todos e não somente da União. E, este comportamento pode transmitir uma imagem ética e moral de seus produtos e/ou serviços, isto, um posicionamento estratégico na mente de seus públicos de interesses. Amparados nestes conceitos que a Petrobras (por exemplo) atua de forma a manter suas ações de Marketing social, atuando de forma a exercer sua cidadania corporativa e reforçar sua preocupação com a sociedade e com o ambiente em que atua. Entretanto as ações da Petrobras são, na maioria das vezes, inexploradas, uma vez que a empresa já é reconhecida no país como símbolo de excelência nas atividades em que atua. Entretanto, suas ações e preocupações com os fatores sociais são desenvolvidas de forma a manter a continuidade de seus projetos, criar diferenciais competitivos e ampliar seu mercado.

04 - Qual a diferença entre "Filantropia" e "Marketing Social"? Contextualize sua resposta.

R: A filantropia fundamenta-se na doação feita por uma empresa a uma entidade que será beneficiada. Basicamente, filantropia volta-se para ações externas à empresa, tendo a comunidade como beneficiária principal, em conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias etc. São doações simples, onde está intrínseco o dever moral por parte da empresa, organização ou cidadão. Parte da premissa do assistencialismo ou da caridade, não necessitando de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação.

Marketing Social significa veicular mensagens de interesse público através de embalagens de produtos, organizar uma força de vendas para determinado percentual ou dia de vendas ser destinado a entidades, ou veicular em mídia televisiva como em novelas, etc.

Bom Trabalho!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com