TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Mercadológica

Por:   •  13/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 15

                                                          /

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Administração

Semestre: 6º

Disciplina: Administração Mercadológica II

Professores: Marcelo Ióris Köche e Valdir Pereira

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente às aulas 5 a 8

OBS: - o prazo para a devolutiva é de até 20 dias (equivalente ao período de provas).
- enviem em formato Word para agilizar a correção, por favor.
- confiram se as respostas estão devidamente marcadas.
- lembrem-se que, uma vez enviada, não há como reenviar.

- nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente quem fez e de quem colou.

Obs: AS ATIVIDADES OBJETIVAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NO GABARITO, SERÃO CORRIGIDAS SOMENTE SE ESTIVER NO GABARITO.

PREENCHER O GABARITO – SERÁ CORRIGIDO SOMENTE O GABARITO

03

04

05

06

07

C

01. A decisão sobre ampliação de linhas de produtos apoia-se em três possibilidades. Responda:

a) Cite e explique duas vantagens e duas desvantagens da Ampliação para Cima. (1,0 ponto)

Ampliação para cima - busca maior lucratividade
Baixo preço + baixa qualidade = alto volume de vendas e baixa lucratividade. Aumentando a qualidade e o preço, agregando valor, o produto sai da venda por quantidade e vai para venda por lucratividade.

b) Cite dois produtos que representa a Ampliação para Cima. Justifique. (1,0 ponto)

-Sucos de laranja que decide vender sucos similares, mas nos sabores: limão, uva, morango e etc

-Chocolates que decide lançar a mesma versão do produto campeão de vendas nas opções light diet;

O produto é o mesmo, porém a fabricante estende a linha desse produto criando uma variação para ele em cores, sabores, tamanhos, volume, etc. Ela faz uma nova aposta, mas em um mercado que ela já domina e tem bastante experiência

02. A maioria das curvas de ciclos de vida é retratada em forma de sino. Essa curva geralmente é retratada em quatro fases. Agora responda: (3,0 pontos)

  1. Cite 3 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida  MATURIDADE, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na fase maturidade.

COCA COLA- GARRAFA

NIKE- CALCADOS

DOVE- DESODORANTES

Nesta fase existe um grande volume de vendas, mas a taxa de crescimento começa a estagnar. O produto está conhecido no mercado, os custos estão estáveis com o aumento das vendas e a redução do preço.

b) Cite 3 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida  CRESCIMENTO, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na crescimento.

NISSAN- CARRO ELETRICO

99- TRANSPORTES

PRODUTOS PET- AMERICAN PETS

Neste estágio o investimento no lançamento começa a dar resultados. O produto já é reconhecido pelos clientes, as vendas por indicação começam a crescer e a taxa de recompra por um mesmo cliente são maiores

c) Cite 3 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida            DECLÍNIO, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na declínio.

TELEFONE FIXO- OI

DVD- PHILIPS

APARELHO DE RADIO-FM

O declínio é o fim do ciclo de vida de um produto. Nessa fase as vendas começam a cair, seja por pressão dos concorrentes ou pelo surgimento de novas tecnologias. O declínio também pode ser causado pela inercia, os clientes simplesmente se cansaram daquele produto e estão procurando por uma experiência nova.

03. Leia as citações abaixo: (1,0 ponto)

A- O produto precisa se aperfeiçoar sempre mostrando superioridade ao anterior e aos outros produtos que possam ameaçá-los. Mas o ideal é que as próprias organizações tramem a obsolescência de seus produtos antes que outra empresa faça isso por ela

B- Os produtos são os objetos principais das relações de troca oferecidos num mercado para pessoas físicas e jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome. A visão ampliada de produto permite incluir serviços, métodos, personalidades e outros.

Sobre as citações acima, é CORRETO afirmar que:

a) A primeira citação (A) é verdadeira e a segunda citação (B) é falsa.                                                        b) A primeira citação (A) é falsa e a segunda (B) é verdadeira.                                                                       c) As duas citações (A) e (B) são preposições verdadeiras.                                                                                d) As duas citações (A) e (B) são preposições falsas.

04. Leia as alternativas abaixo: (1,0 ponto)

I- A qualidade em nível esperado o consumidor é atraído pelas novidades e é mais tolerante às falhas do produto/novidade.   Já para o caso do nível excitante, não caracteriza diferenciação no produto e, portanto, não são as mais responsáveis pela escolha ou pela venda de um bem.

II- As ampliações em produtos logo se tornam benefícios esperados. Da mesma forma que a ampliação pode gerar vantagem competitiva na hora do consumidor escolher, ela pode, também, afetar a lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com