TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Pública

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESUMO

Esse artigo apresenta de maneira clara e objetiva, conceitos da Administração pública, a forma de gerenciamento que é utilizada em nosso país além de um comparativo com empresas de iniciativa privada. A forma de ingresso na administração pública não é tão simples, exige dedicação e empenho, pois o ingresso se da através de concursos públicos.

O papel do administrador público é bastante complexo, pois exige zelar pelo patrimônio público, realizando e criando métodos e técnicas de organização e de administração do trabalho de acordo com as necessidades da seção, evitar gastos desnecessários, traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas sempre relacionadas com o setor público, controlar os investimentos e capitais, além, de fiscalizar o movimento financeiro e comercial, seu principal objetivo e praticar todas essas funções com o objetivo de manter o pleno funcionamento dos serviços e órgão públicos visando o bem comum.

Palavras-chave: Administração Pública, gerenciamento, bem comum.

  1. INTRODUÇÃO

Importante explicar que "Administrar" é quando um bem é colocado sob a posse de uma determinada pessoa a fim de que ela cuide daquele bem que está sob sua responsabilidade. Assim, acontece com a Administração Pública, nesse caso os  bens são de propriedade da coletividade e colocados sob a sua guarda para que ela exercite todas as tarefas que julgar necessário para que sua função seja realizada com êxito, como governar, dirigir, prestar serviços para atingir um resultado positivo e executá-los.

A administração pública é a estrutura institucional humana que realiza o objetivo do Estado, procurando atender sempre o bem coletivo com espirito público.

 Seus principais desafios são implementar programas de responsabilidade social, elaborando programas governamentais, gerenciar organizações do setor público em nível governamental, agências federais, estaduais ou municipais, além de empresas ligadas ao terceiro setor ou organizações não governamentais.

A Administração Pública, em sentido amplo, é um complexo harmônico de órgão e entidade, com os seus respectivos serviços, pelos quais o Estado realiza os seus fins, gerindo os bens administrativos e zelando pelo interesse da comunidade. (MUJALLI, Walter Brasil, 1997, p.11)

Aplicar as teorias clássicas da administração no modelo de gerenciamento público é o desafio adotado pelo administrador público, que aplica essas teorias em ações de interesses sociais e coletivos, sendo essencialmente um profissional planejador e engajado com o bem comum.

Seguindo essa linha de pensamento, a administração pública é o que administra nosso país, sendo necessário que seja bem estruturada e administrada por profissionais competentes.

  1.  CARACTERISTICAS DE PRÁTICAS GERENCIAIS

A Administração Pública é dividida em três modelos organizacionais que apresentam características e formas de gestão diferentes, muitas vezes até se misturam ou se alternam, dependendo o tipo de governo. Os modelos destacados são: patrimonialista, burocrática e gerencial.

PATRIMONIALISMO 

O patriotismo tem origem dos regimes absolutistas, onde os governantes consideravam o Estado como seu patrimônio, gerando conflito e dúvida do que é público e o que é privado. Os interesses dos monarcas sempre eram priorizados e todos seguiam o que era determinado pelo rei.

No Brasil o patriotismo existe desde a fase colonial, tendo sofrido forte influencia do povo Português, que tinham uma cultura hierárquica e de dominação. Com a perda da força da coroa portuguesa entra em cena o modo de coronelismo, onde era atribuído ao proprietário de terras o exercício do poder politico. Esse período se estende durante o período imperial e vai até a República Velha, com a adoção da burocracia Weberiana.

Mesmo nos dias de hoje visualizamos casos de patrimonialismo, aquele “jeitinho brasileiro pra tudo” nada mais é que um caso claro de patrimonialismo na atualidade, onde os políticos veem o cargo público que ocupam como uma propriedade privada sua, não se preocupado com os interesses da coletividade.

A gestão patrimonialista é uma gestão onde o líder toma decisões visando sempre vantagens pessoais, com pontos de vistas individuais e sem visar o bem comum. Geralmente quando em empresas privadas o quadro administrativo é formado por dependentes pessoais do gestor ou pessoas ligadas por vínculo de fidelidade, com base na troca de favores. Outra característica nesse modelo de liderança é o nepotismo e corrupção que presenciamos na politica.

  1.  BUROCRACIA

A Burocracia trata-se de um modelo administrativo idealizado por Max Weber e seus princípios é hierarquia, normatização, capacitação, especialização e meritocracia.

O modelo Burocrático é um conceito muito utilizado principalmente nos órgãos públicos, caracterizado pela divisão de responsabilidades, possui como características as regras e procedimentos padrões, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas, e também se caracteriza pela lentidão nos processos.

O modelo Burocrático não da certo em todos os países, pois a quantidade de procedimentos e normas dificulta na consecução das politicas públicas.

No Brasil o sistema politico em vigor é de grande semelhança com o conceito de Weber, pois muitos processos acabam não sendo concluídos pela dificuldade nas liberações e pela demora em suas conclusões. Essa dificuldade está ligada nas importantes transformações na estrutura em que a sociedade está integrada.

  1.  GERENCIALISMO

O modelo Administração Pública Gerencial é formado como uma empresa onde possuem clientes que investem nos estados com o pagamento de impostos, através disso deve-se ser devolvido a população através de serviços públicos, na eficiência dos serviços prestados, no controle dos resultados gerados, na organização de todo sistema (pais), o modelo Gerencial é consequência do avanço da tecnologia, e da organização politica econômica mundial, presente em muitos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com