TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Pública

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Administração Pública (EAD) – Semestre letivo 2021.1
Professora Formadora: Iza Angélica Carvalho da Silva
Pólo :Teixeira de Freitas

Equipe: Adelaide Pinheiro, Jamile Novais, Odair Henriqueta, Tandara Horrane Rodrigues

Questões:
A partir desta contextualização preliminar, responda às dez questões seguintes:

1) O que determina a quantidade de um bem demandada pelos compradores? O que são a escala de demanda e a curva de demanda? Como estão relacionadas? Por que a curva de demanda se inclina para baixo?

O preço é o fator mais importante para determinar a quantidade demandada, mas também temos   renda e os gostos do consumidor. Escala de demanda é a tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada naquele nível de preço. Curva de demanda é o gráfico   com inclinação negativa relacionando preço à quantidade demandada. Ambas são expressões da mesma coisa, ou seja, a relação da quantidade demandada a cada nível de preços. A inclinação da curva de demanda é negativa devido à lei de demanda, que evidência que sempre que os preços aumentam a quantidade demandada diminui e vice-versa.

2) O que determina a quantidade de um bem ofertada pelos compradores? O que são a escala de oferta e a curva de oferta? Como estão relacionadas? Por que a curva de oferta se inclina para cima?

O que os vendedores querem e podem vender. Escala de oferta: é tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade ofertada naquele nível de preço. Curva de oferta: Gráfico com inclinação positiva relacionando preço à quantidade ofertada. Ambas são expressões da mesma coisa, ou seja, a relação da quantidade ofertada a cada nível de preços. A inclinação da curva de oferta é positiva devido à lei de oferta, que evidência que sempre que os preços aumentam a quantidade ofertada aumenta e vice-versa.

3) Com base nas questões 1 e 2, estabeleça uma relação detalhada e assertiva entre essas duas curvas, utilizando-se como parâmetro a elevação do preço da carne de primeira qualidade, como vem acontecendo recentemente. Demonstre inclusive os fatores determinantes da demanda e da oferta deste tipo de produto. Que estratégias o consumidor e o produtor vem adotando para tentar negociar e usufruir deste bem no mercado?

Como a alta do dólar estimula os produtores de carne bovina a exportar o produto, ao mesmo tempo que aumenta os custos de produção. Com a exportação em alta, sobra menos produto para o mercado interno. Com menos oferta, o preço tende a aumentar e acarretar uma queda na demanda do produto. Para continuar consumindo carne bovina, serão necessárias algumas ações, como a diminuição quantidade adquirida, a escolha de cortes mais baratos. Já os produtores, devem continuar voltados para a exportação, devido ao lucro maior do que a venda para o mercado interno.

4) Uma mudança nos gostos dos consumidores leva a um movimento ao longo da curva de demanda ou a um deslocamento desta? Uma mudança no preço leva a um movimento ao longo da curva de demanda ou a um deslocamento desta?

Uma mudança dos gostos dos consumidores leva a um deslocamento da curva de demanda. E uma mudança no preço leva a um movimento na curva de demanda.

5) Em relação à questão anterior (4), utilize em sua explicação a ilustração de um outro produto que tenha tido o preço elevado durante a pandemia. Como o brasileiro tem se comportado frente a essa situação?

  O mercado de computadores terminou o segundo trimestre com queda de 12,6% em relação aos resultados do ano passado. Isso por que os aparelhos tiveram uma alta de mais ou menos 66% e com isso a demanda por esse produto diminuiu.

6) Explique detalhadamente o que são bens normais, inferiores, substitutos e complementares. Na sequência identifique bens para cada tipo elencado

Que nesse conceito de pandemia e lockdown seja utilizado pela população. Agora diga o porquê de se ter chegado a está situação no município que você reside.

Bem normal é aquele ele cuja quantidade demandada varia proporcionalmente à variação na renda do consumidor.

Bem inferior é aquele cuja quantidade demandada varia inversamente ao nível de renda do consumidor.

Bens substitutos é aquele que o aumento de um produto não interfere na satisfação do consumidor, que imediatamente tem a possibilidade de substituí-lo por um outro.

 Bens complementares são aqueles que o aumento no preço de um deles ocasiona uma redução na quantidade demandada do outro.

 O comportamento do consumidor é diferente conforme sua renda, nesta pandemia, muitos consumidores não mudaram seus hábitos de consumo, mesmo com as altas no preço já que esses gastos representam uma pequena parte da sua renda. Os bens normais, continuaram sendo consumidos pelas classes mais altas, mesmo sem uma alta na renda. Produtos como computadores tiveram uma alta nas vendas no início da pandemia. Isso se deu pela necessidade do trabalho remoto demandar aparelhos melhores.

 Já nas classes com renda mais baixa, passaram a consumir os bens inferiores, como carne de segunda e cerveja mais barata, pois além da alta no preço dos produtos, ainda tiveram a diminuição da sua renda. Como também bens substitutos como frango e carne de porco, justificado pelo aumento na carne bovina.    

7) Pesquisas de mercado revelaram as seguintes informações sobre o mercado de gasolina: a escala de demanda pode ser representada pela equação Qd = 1600 – 300P, onde Qd é a quantidade demanda e P, o preço. A escala de oferta pode ser representada pela equação Qo =1400 + 700 P, onde Qo é a quantidade ofertada. Calcule o preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio no mercado de combustível. Depois pesquise e relate aqui como é formado preço d o combustível no mercado até ser disponibilizado ao consumidor final, nos postos de abastecimento.

Se Qd=Qo então

1400+700p=1600-300p

700P+300P=1600-1400

P-200/1000

P=0,2

1400+700.0,2=1540

Preço de equilíbrio:0,2

Quantidade de equilíbrio :1540

A gasolina vendida nos postos é uma mistura de gasolina e etanol anidro. A divisão é de 73% e 27% respectivamente. Incidem os impostos e o lucro de distribuição e revenda no preço final.

A maior fatia do preço da gasolina é formada por impostos. Somados o ICMS, PIS/PASEP e COFINS somam 44% do valor final, sendo 29% para primeiro e 15% para os outros. O que fica para a Petrobrás são 29% do preço final. Entra o etanol anidro que representa 15% do valor final. O lucro das revendedoras é de 12%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com