TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Pública

Por:   •  25/2/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: José Carlos Campos Rodrigues Filho

Matrícula: 20213110188

Curso: Administração Pública

Polo: Volta Redonda

AA1 – Seminário Temático I

  1. COMENTE, a partir do texto de Graef (2010) sobre a importância da formação para a carreira do gestor público;

O texto de Graef(2010) oferece uma visão histórica da carreira de gestor público e relata acontecimentos importantes para a profissão. Conduz seu artigo demonstrando a grande importância da formação,capacitação e aperfeiçoamento dos gestores públicos para a melhoria da gestão, afirma que o processo de profissionalização da administração se faz necessário para que a governabilidade democrática se consolide de maneira eficaz e inteligente.Ressalta a importância da criação de um novo regulamento para a carreira do gestor e a retomada da formação dos integrantes de carreira de altos estudos em gestão governamental, pois acredita que só assim é possível que em um futuro próximo será possível atingir.

b) a partir do artigo de Santos et al. (2009) DETALHE com suas próprias palavras os argumentos dos autores sobre os três princípios ou leis gerais que fundamentam teoricamente a Administração Política. Em seguida,

O primeiro princípio ou lei geral fala sobre construir algo novo, após aproveitar  do que já foi criado anteriormente. Desde os primórdios as sociedades sempre destruíram ou desperdiçaram tudo aquilo que um dia foi construído, ainda mais evidente no capitalismo, onde ficou marcado no processo de produção, que devido às ondas de inovações que se baseiam em destruição coletiva, como também em contexto de guerra. Em meio ao entendimento de que não fomos criados para acumular riquezas sem fim, podemos então entender o conceito de que “só se deve construir o novo depois de desfrutar previamente do que já existe”. Esse é um princípio válido para o trabalho do Estado, quanto para o capital privado, mesmo se aplicando de maneira mais adequada ao Estado.

O segundo princípio ou lei geral, que melhora os resultados, é aquele que integra e valida o Projeto da Nação ou outro de qualquer organização. A organização se relaciona de maneira relativa com a hierarquia dos processos de construção, assim quanto mais alto o nível hierárquico que atua sobre as decisões, mais complexo e custoso a sua implementação será. As decisões altamente hierarquizadas são tomadas por poucas pessoas, uma vez que nem todos participam ou sequer sabem das informações envolvidas, o que gera constrangimento e desmotivação pela equipe que implementará projetos que foram aprovados e estipulados por outrem, e também há maior chance de equívocos e erros, já que as idéias são pouco debatidas.

O terceiro princípio ou lei geral diz respeito ao processo administrativo do projeto e suas temporalidades. A administração estuda a forma como alguns processos alcançam o êxito ou insucesso e as conseqüências que isso pode trazer e a que são atribuídas às vitórias ou as derrotas dos processos. Usualmente e de maneira simples são justificados os fracassos a superioridade ou mesmo o jogo baixo do concorrente ou até mesmo creditados ao divino e sua vontade suprema. A discussão que a administração trabalha, é que o cumprimento da finalidade encontra dificuldades inerentes a descontinuidade no processo de implantação do projeto da nação.Sendo assim, para que aconteça a continuidade, é preciso que haja um Estado ditatorial, para que sua hegemonia seja concretizada de forma plena de um único governo.

  1. com base no artigo de Silva et al. (2017), RESUMA a discussão feita pelos autores acerca das políticas públicas e sua abrangência conceitual para, posteriormente, a partir do texto de Araújo (2002),

A análise de políticas públicas passa pelas mudanças políticas como reformas econômicas e políticas nas diversas áreas de abrangência governamental.Assim, entender as possibilidades para a implantação de mudanças, constitucionalmente inscritas é totalmente dependente de decisões governamentais.Analisar o contexto dos autores e onde eles estão inseridos, bem como a cultura política e a simpatia do candidato regional, são requisitos fundamentais para a aplicação de políticas em países em desenvolvimento. Assim sendo, a discussão sobre políticas públicas deve levar em conta o desenho institucional. No caso brasileiro, deve-se considerar aliança política firmada entre o chefe do poder Executivo com partidos políticos eleitos, e as negociações entre o poder Executivo e o Legislativo para produção legal.

Desse modo, a sistematização das políticas públicas pode ser caracterizada pelas seguintes etapas: definição da agenda, formulação, implementação e avaliação do programa. De acordo com esse modelo, políticas públicas são estruturadas como um processo, o qual reúne um conjunto de atividades, visando o alcance de demandas. O ato de elaboração das políticas públicas, compreende o esquema de organização de uma política pública através da identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação e avaliação. Dentre os processos que estruturam o ciclo de políticas públicas, a identificação do problema, avalia se existe alguma diferença entre a situação atual e uma possível situação ideal. A atividade de formulação de alternativas ocorre a partir da leitura dos problemas elencados na agenda e da combinação de possíveis soluções dos problemas críticos, nessa etapa; métodos, programas, estratégias e ações são realizadas visando à construção de alternativas para o alcance de objetivos instituídos durante a formulação das alternativas. Na fase de formulação de políticas públicas é levantada em conta as discussões acerca do conjunto de ações pertinentes, as quais irão formar determinada política. A etapa de formulação constitui-se, portanto, em uma fase em que há a manutenção dos apoios políticos visando à aprovação e legitimação de uma política pública. A fase da implementação contém a aplicação da política através do Governo. É a etapa em que se busca combinar e conciliar o tempo para a implantação da política com os recursos financeiros e humanos disponíveis para seu cumprimento. Sua implantação deve estar constantemente atendendo aos objetivos previamente estabelecidos. Ao final do processo, os resultados alcançados caracterizam o impacto da política implementada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com