TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Recursos Humanos I

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE 01

01. Conceitue Administração de Recursos Humanos. Liste as políticas tradicionais de RH.

R:

O conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) depende do contexto da empresa e da importância que o empresário dá à essa atividade. Por muito tempo o conceito de ARH era apenas cuidar de admissões, pagamento e demissões de empresas, mas com o tempo este conceito foi ampliado. Hoje é uma área da administração responsável pelo suprimento, pela manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa, incluindo atividades para atrair, manter e desenvolver as pessoas nas empresas. Para isso é necessária que haja ligação entre a empresa e as pessoas, pois sem ambas não há  ARH.

As políticas tradicionais de RH são: suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento, controle

02. Dentre os diversos objetivos da ARH nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula.  Argumente sua visão sobre eles.

R:

  • Facilitar a implantação de mudanças: a ARH irá organizar os processos de mudanças de forma que facilite a adesão tanto para a empresa como para o pessoal. Como exemplo, as mudanças nas leis trabalhistas, que a empresa deve se adequar e os colaborados também, para que ambas as partes cumpram com seus deveres e tenham seus direitos, e mantenham a harmonia na empresa.

  • Desenvolver planejamento de carreira: elaborar um plano de carreira da empresa para cada cargo, isso aumentará o interesse do colaborador por qualificação profissional e pelo bom desempenho das suas funções no cargo atual, visando o crescimento dentro da empresa. Além disso o plano de carreira é uma forma de manter o pessoal na empresa, pois quando a mesma não oferece oportunidade de crescimento, o colaborador logo irá buscar esta oportunidade em outro local.

  • Criar meios para que as pessoas encontrem satisfação no trabalho, respeitando os limites dos recursos organizacionais e ambientais: Os colaboradores devem estar satisfeitos com o cargo que desempenham, concordando com a empresa que suas atribuições estão de acordo com a capacidade exigida para o cargo, isso trará harmonia entre empresa e pessoal.

03. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta;

R:

Devido as constantes mudanças que ocorrem na gestão de pessoas, o Administrador de recursos humanos deve se adaptar para manterem-se ativos no mercado, tem como responsabilidade o foco no cliente, seja interno ou externo, além disso são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento de políticas das empresas, atuando no planejamento e assessoria da administração geral, sempre com foco para atingir os objetivos da empresa.

04. A Administração de Recursos Humanos na perspectiva contemporânea:

A - cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização.

B - encarrega-se das rotinas trabalhistas, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho.

C - encarrega-se da definição de metas e objetivos estratégicos a partir dos quais se define o recrutamento e a seleção de recursos humanos.

D - cuida das relações trabalhistas externas da empresa com os sindicatos, com o Governo e com outros órgãos públicos.

E - responsabiliza-se pela operacionalização das estratégias de desenvolvimento organizacional das empresas.

05. Desenvolver papéis de recursos humanos e criar um RH estratégico e eficiente na organização reúne um conjunto de desafios ao administrador. Leva-se tempo para ser capaz de entender a complexidade do ambiente e também a conhecer todas as necessidades da empresa. As práticas de Gestão de Pessoas 

A - devem criar aptidões organizacionais que aumentem o nível de competitividade das empresas.

B - não precisam estar alinhadas ao que o mercado exige, pois o RH e a própria gestão de pessoas está vinculada ao ambiente interno.

C - são eficazes quando a empresa que as adota tem bastante dinheiro para realizá-las. Normalmente empresas de médio e grande porte tem RH bem desenvolvido.

D - têm influência apenas em aspectos internos das empresas.

E - NDA

ATIVIDADE 02

[pic 1]

01. O que é uma Organizacional Empresarial? Conceitue e Exemplifique.

R:

É um grupo de pessoas que se juntam com objetivos de produzir ou comercializar produtos ou serviços para alcançar resultados econômicos e sociais. Este tipo de organização tem fins lucrativos, contribuem com o crescimento do país, geram empregos e trazem benefícios à população. São exemplos, as cooperativas, escolas particulares, indústrias e comércios.

02. Quais os desafios da Administração de Recursos Humanos, frente à diversidade de ambientes organizacionais? Justifique sua resposta

R:

A ARH, enfrenta vários desafios em relação à diversidade de ambientes organizacionais, como seu ambiente singular de operação, tendo que lidar com recursos vivos, que são complexos, diversificados e variáveis como as pessoas, além disso temos recursos intermediários. Outro desafio é o ambiente econômico, político, religioso e das concorrências. Como exemplo, temos a experiência de candidato a uma vaga de emprego que era muito valorizada, mas neste cenário não existia Internet. Hoje o desafio é além de considerar a experiência do funcionário, considerar as informações da internet.

03. Como se dá ou se caracteriza um Ambiente Organizacional? A gestão de Pessoas varia de ambiente para ambiente?  JUSTIFIQUE

R:

O ambiente organizacional pode ser caracterizado como interno (colaboradores, administração, cultura organizacional, tecnologia, estrutura e instalações físicas) ou externo (fornecedores, clientes, concorrência), podendo ter três tipos de ambientes, como o ambiente estável, o turbulento e o em transformação.

 A gestão de pessoas varia de acordo com o ambiente, pois o gestor deve conhecer cada ambiente, e suas tendências, avaliando as incertezas e oportunidades, devendo adaptar a organização às turbulências originadas do ambiente. Os ambientes são diferentes uns dos outros, tendo que haver o trabalho em conjunto cada um cumprindo seu papel.

04 - Para atuar de forma estratégica, o RH de uma organização deve desempenhar quatro papéis: de agente de mudanças, de parceiro estratégico, de especialista em administração e de defensor dos funcionários. Qual das seguintes ações favorece a atuação de RH como parceiro estratégico?

A - Obter o ajuste entre os planos de recursos humanos e os planos empresariais e focalizar os resultados e não meramente as atividades operacionais da área.

B - Oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos funcionários e suprir os funcionários com os recursos necessários para atingir as metas definidas.

C - Garantir que os funcionários estejam totalmente comprometidos com a empresa e orientar os gerentes para que eles compreendam a importância de ter funcionários motivados.

D - Identificar e otimizar os processos da área que contribuirão para aumentar a credibilidade de recursos humanos, criando um modelo de transformação e de novas culturas.

E - Aumentar a capacidade de a organização se engajar e capitalizar as mudanças, traduzindo a visão da empresa em atitudes e comportamentos valorizados.

05 - Leia as inserções e assinale corretamente:

I - Organização empresarial ou comercial constitui um grupo de pessoas que se juntam com objetivos de produzir ou comercializar produtos ou serviços para alcançar resultados econômicos e sociais.

PORQUE

II- As organizações são instituições com fins especiais. Elas se concentram em tarefas como produzir serviços, informações, conhecimentos, produtos para atender às necessidades de determinadas classes sociais.

A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:

A) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

B) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

E) as duas afirmações são falsas.                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com