TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Recursos Humanos I

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  2.114 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ATIVIDADE

01. Qual a visão, atuação da ARH na pequena, média e na grande organização? Como se dá o desenvolvimento das Políticas?

R:

Na pequena organização, na maioria das vezes, não existe um setor específico de recursos humanos. Assim, as políticas e técnicas desta organização serão desenvolvidas e empregadas pelo próprio dono, e geralmente não há a padronização das políticas de recursos humanos por escrito.

Na média organização, existe um setor de recursos humanos, porém não tão bem estabelecido, devido ao custo para mantê-lo. Assim, as políticas são desenvolvidas e criadas pelo dono, e por vezes recorrem ao serviço de assessoria externa ou de profissionais como o financeiro e o administrativo. As vezes as políticas de recursos humanos ainda não estão estabelecidas, pois muitas empresas são padronizadas em por terem um número razoável de empregados e não de políticas de recursos humanos.

Já na grande organização o setor ou a área de recursos humanos está totalmente estruturado, as políticas de recrutamento e seleção, salários, treinamento, benefícios etc. são bem definidas. O do profissional de RH vai executar, assessorar e orientar gerentes e supervisores, e o dono da empresa, diferente da pequena e média organização, não está próximo do pessoal, e não toma decisões de RH e das políticas pessoalmente e sozinho, isso será feito pelo profissional do RH.

02. Na aula 03, referenciamos Antonio Carlos Gil (2002, p.30), e destacamos a transição da administração tradicional de recursos humanos para a gestão inovadora de pessoas. Faça uma apreciação crítica sobre pelo menos 03 aspectos;

R: 

Na administração tradicional de recursos humanos, as principais funções deste setor eram contratar, demitir, fazer folha de pagamento, avaliar o empregado e resolver questões na justiça do trabalho, a transição para gestão inovadora ocorreu através do desenvolvimento empresarial e as mudanças ambientais. Isso aconteceu, devido a necessidade de evolução, não tem como a empresa se desenvolver sem que os setores passem pelo processo juntamente, logo, o setor tradicional de recursos humanos passa a ter mais funções do que tinha, pois, a demanda da empresa tornou-se diferente.

Estas mudanças fizeram com que os recursos humanos passassem de um setor somente de apoio para a empresa para um setor inovador e estratégico, que busca bons resultados para a empresa em conjunto com os demais setores. Isso fez com que o setor de recursos humanos da empresa estivesse lado a lado com cada gerente e supervisor de cada setor da empresa, visando sempre melhorias, e aquelas funções somente de apoio, como a contratação, que antes eram restritas aos recursos humanos, hoje é feita também em conjunto com gerentes e supervisores de cada setor.

Para isso o profissional responsável pelo velho setor de recursos humanos ou pelo setor de administração de pessoal era um profissional especialista em suas funções tradicionais, com muito tempo de empresa e focado em punições e na legislação. Já o profissional do novo recursos humanos, é um profissional antenado com as mudanças ambientais, com a missão, negócio e objetivos organizacionais. Pois agora este profissional deve ter conhecimentos para orientar e auxiliar os gerentes dos diferentes setores da empresa a gerenciar o seu pessoal e seus interesses.

03. De que forma, uma Gestão de Pessoas pode passar a ser GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS? Justifique sua resposta;

R:

A gestão de pessoas consiste no esforço e no desempenho de cada gestor frente à direção e à coordenação de seu contingente humano para produzir.

A gestão estratégica é aquela em que o gerente ou o gestor de pessoas conhece a missão, o negócio, os objetivos da empresa e atrai, contrata, desenvolve e retêm pessoas para que a organização seja competitiva e alcance os objetivos propostos mediante um processo participativo.

Então para que a gestão de pessoas passe a ser gestão estratégica de pessoas deve haver mudanças na forma como são estabelecidas e determinadas as políticas de recursos humanos, ou seja, a forma como os colaboradores serão tratados. Por exemplo, a empresa pode investir em formas mais modernas e estratégicas de remuneração, como a remuneração variável.

04. Na visão contemporânea de recursos humanos, a gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a gestão de pessoas é responsabilidade tanto da área de RH quanto dos gerentes, que têm pessoas ou equipes sob sua responsabilidade. Essa divisão de responsabilidades corresponde a um modelo descentralizado de gestão de pessoas, que tem dentre suas vantagens: 

A - proporcionar forte integração intradepartamental e desmonopolizar as decisões de gestão de pessoas; 

B - favorecer a administração participativa e promover a visão estratégica; 

C - incentivar a especialização e adequar as práticas de gestão de pessoas às necessidades individuais; 

D - focalizar a função de RH em um conjunto único e integrado e tornar a área de RH uma consultora interna; 

E - delimitar a área de RH e diminuir os conflitos entre as áreas.

05. Com relação à administração de recursos humanos (RH) nas organizações, analise  a frase:

Para que a atuação estratégica do administrador de RH seja realizada em totalidade e gere resultados de alto valor para a organização, é necessário que ele tenha conhecimentos normativos ou legalísticos, além de realizar as funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.

(     )   verdadeiro                          ( X ) falso

 [pic 2]

ATIVIDADE

01. Conceitue as Políticas: Recrutamento - Seleção;

R:

Recrutamento é a atividade de atrair, chamar e pré-escolher pessoas para preencher vagas de empregos em determinada empresa, ou seja, um contingente de pessoas para participar do processo seletivo de uma organização. Consiste em um conjunto de etapas e atividades necessárias para fazer com que a empresa possa atingir o mercado de recursos humanos divulgando as vagas existentes, recebendo as pessoas e enviando-as para a seleção. O recrutamento é uma atividade necessária a toda empresa que necessita preencher o seu quadro de pessoal.

A seleção será o processo que consiste na aplicação de técnicas e na escolha dos candidatos recrutados.

02. Liste as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção;

R:

Surgimento da vaga;

Aprovação da vaga;

Elaboração do perfil profissiográfico;

Divulgação da vaga;

Recebimento dos currículos ou dos candidatos;

Pré-seleção

Seleção;

Decisão;

Contratação;

Efetivação.

03. A correta alocação de pessoas nos cargos requer um alinhamento entre as características dos cargos e das pessoas que irão ocupá-los. No processo realizado pela empresa para trazer pessoas do mercado, a fase que consiste em uma comparação ou escolha entre candidatos é:

A - a triagem

B - a seleção

C - o recrutamento

D - o treinamento

04.  No que diz respeito às diferenças entre recrutamento e seleção, tem-se que:  

A - seleção é uma etapa antecedente ao recrutamento. 

B - seleção é o processo de captação externo e recrutamento de escolha interna. 

C - recrutamento é uma atividade de atração, enquanto a seleção é uma atividade de escolha. 

D - recrutamento consiste estritamente na classificação e seleção na decisão sobre a contratação. 

E - ambos são processos de escolha, sendo o recrutamento de natureza compulsória. 

05. Crie um perfil profissiográfico (pode seguir o modelo sugerido na aula) para o cargo de Gerente Administrativo, considerando a realidade da empresa e o perfil desejado para esse profissional. Considere apenas os itens que correspondem à realidade de empresa que idealizar e do cargo. Lembre-se, o cargo é gerencial.

Empresa

Usina Cansul2

Unidade (Setor ou Gerência)

Administração de Recursos Humanos

Missão da Empresa

Produzir e vender produtos obtidos a partir da cana de açúcar para o mercado nacional e internacional.

Cargo

Gerente administrativo

Objetivo do Cargo

Gerenciar a administração de recursos humanos.

Sumário do Cargo (O que faz)

Recrutamento e seleção de colaboradores, negociação e manutenção dos contratos.

Quantidade de Vagas

01

Experiência em quê? Quanto tempo?

1 ano Gerente administrativo ou similar.

Escolaridade

Superior completo.

Formação técnica ou complementar

Graduação em administração.

Conhecimentos

Recursos humanos, leis trabalhistas, folha de pagamento.

Habilidades

Para organizar, criar, liderar, controlar.

Competências

Que tenha criatividade, seja organizado, que otimize os recursos financeiros dispostos, que saiba liderar uma equipe com harmonia.

Contatos

Com colaboradores de outros setores.

Responsabilidades

Por uma equipe de 20 pessoas e por um orçamento mensal de R$ 300.000,00

Valores

Ética, responsabilidade, compromisso, amizade, respeito ao próximo e cultura regional

Subordinados

Equipe de 20 pessoas

Condições de Trabalho

As atividades serão desenvolvidas nas dependências da empresa no setor de recursos humanos.

Destreza

Trabalhará com computador, planilhas eletrônicas, e com fala em público para liderar e orientar a equipe.

Acuidade Visual

Não exigida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com