TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  29/3/2016  •  Ensaio  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE MACAPÁ

EDILAN SOUZA PINHEIRO

HELTON BAHIA CUNHA

JOSÉ TRAJANO FEITOSA NETO

JOSIELAINE BARBOSA ALMEIDA

MARCELESA DA SILVA GONÇALVES

MARIA DANIELA DA SILVA MIRANDA

MARIA DENISE RAMOS SÁ BANDEIRA

MARIO WILLIAN LEAL SAMPAIO

SILVANO CARVALHO DA SILVA

WERLISON DE ASSIS BATISTA

YULLY STEPHANY GONÇALVES TRINDADE

INTRODUÇÃO

As mudanças no ambiente competitivo mundial alteraram as concepções básicas de como produzir bens/serviços. E as empresas aceitaram o fato de que, para prosperar, precisam considerar os clientes, os fornecedores, a localização das instalações e os concorrentes em termos globais. Entenderam, também, que as operações podem ser usadas como armas competitivas, aliadas, claro, a uma estratégia de operações bem fundamentada, concentrada nos clientes.

Diante de tantas mudanças que pressionam a área de produção das empresas industriais, oriundas da tensão organizacional por maior competitividade, qualidade dos produtos e serviços, e redução dos custos de produção, é de fácil entendimento que os gestores da área necessitem de informações precisas e confiáveis quanto ao consumo de insumos e os custos de transformação desses insumos em produto final, assim como de um Processo de Gestão estruturado, adequado à sua nova realidade.

Produção, Competitividade e Estratégia, Competitividade Estratégica e Tomada de Decisão.

Produção: é qualquer tipo de atividade destinada à fabricação, elaboração ou obtenção de bens ou serviços. Numa empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (matérias, informações, pessoas, etc.) através um sistema lógico, criado para fazer essa transformação.

Competitividade: grau de eficácia de uma organização no mercado quando comparada com outras organizações que oferecem produtos semelhantes. A competitividade do setor produtivo se da por meio dos objetivos de desempenho.

Estratégia da Produção: como a função produção contribui para empresa obter vantagem competitiva naquele mercado específico.

Tomada de Decisão: É a principal característica que distingue os gerentes dos outros funcionários da empresa: Tomar decisões é provavelmente a maior tarefa de qualquer gerente.

Planejamento estratégico: Busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões das empresas. O impacto de suas decisões é de longo prazo e afetam a natureza e as características das empresas no sentido de garantir o atendimento de sua missão.

Para efetuar um planejamento estratégico, a empresa deve entender os limites de suas forças e habilidades no relacionamento com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens competitivas em relação à concorrência, aproveitando-se de todas as situações que lhe trouxerem ganhos.

A estratégia de operações necessita da clara compreensão da estratégia corporativa (objetivos e metas globais da empresa). Além de, um esforço interfuncional das áreas de marketing e operações para compreender as necessidades de cada segmento e especificar as vantagens operacionais (também chamadas de prioridades competitivas) que a empresa necessita para vencer a concorrência. Essas vantagens operacionais devem estar relacionadas com cada um dos processos da empresa.

Existem 8 possíveis prioridades competitivas para os processos, dispostas em 4 grupos:

Custos

  • Operações de custo reduzido

Qualidade

  • Projeto de alto desempenho
  • Qualidade consistente

Tempo

  • Prazo de entrega rápido
  • Entrega pontual
  • Velocidade de desenvolvimento

Flexibilidade

  • Customização
  • Flexibilidade de volume

Custos

Para competir com base nos custos, os gerentes de operações devem lidar com os custos de mão-de-obra, de matérias, de resíduos, administrativos e outros. Às vezes requer até investimentos adicionais em instalações automatizadas e equipamentos.

Qualidade

O projeto de alto desempenho envolve o nível de ajuda, cortesia e disponibilidade dos empregados no atendimento ao cliente, a conveniência de acesso aos locais de assistência técnica e a segurança dos produtos. Já a qualidade consistente trata das avaliações do produto/serviço para verificar se atendem as especificações do projeto, além de projetar e monitorar as operações para reduzir os erros.

Tempo

O prazo de entrega é o chamado tempo de espera; tempo decorrido entre o recebimento do pedido e o seu atendimento. Para reduzir esse tempo fabricantes investem no armazenamento dos produtos e prestadores de serviços em produção ociosa. A entrega pontual avalia se as promessas de prazo de entrega estão sendo cumpridas.

E por fim, velocidade de desenvolvimento, avalia a rapidez com que um novo produto/serviço é introduzido no mercado. Afinal, a introdução de novo produto/serviço no mercado antes da concorrência é uma vantagem competitiva difícil de ser batida.

Flexibilidade

A flexibilidade permite que a empresa reaja às necessidades do cliente de modo rápido e eficiente. No caso da customização, a empresa busca satisfazer as necessidades específicas de cada cliente através da alteração do projeto do produto ou serviço. Em se tratando da flexibilidade de volume, a empresa pode acelerar ou desacelerar a velocidade da produção rapidamente, para lidar com as grandes flutuações da demanda.

Essas prioridades competitivas fornecem a base para o projeto dos processos. E esses processos podem ser orientados ou para a prestação de serviços ou para a fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com