TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.338 Palavras (34 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 34

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

2.1 PRODUÇÃO

2.1.1 Objetivos da Produção

Segundo Gaither (2002, p. 38), a produção é o centro da organização, pois produz os bens e serviços que são a essência de seus objetivos, não significando que seja a única ou a mais importante, mas a que vai satisfazer as solicitações do consumidor em seus produtos e serviços.

Um dos papéis da produção é implementar a estratégia empresarial, uma vez que ela é a prática da empresa. Outro papel importante na produção é apoiar, que de acordo com Gaither (2002, p. 45), é desenvolver seus recursos para que a organização atinja seus objetivos estratégicos. Alavancar o método, quando se trata de produção, incentiva a competição em produtos que não se encontram no padrão de qualidade, pois comprometem os prazos, o custo da produção, a confiança dos consumidores e perdem a competitividade. Ela deve ter a capacidade de lidar com qualquer intempérie, a fim de garantir à empresa, meios para alcançar o sucesso.

No exemplo destacado abaixo, podemos perceber a grande importância desses objetivos de produção para a empresa. Afinal quando se trata da produção de uma empresa, estamos tratando sobre a alma e do sentido de ser dela, portanto quando há uma falha neste processo todos os esforços desses objetivos são nulos.

Exemplo: França retira Coca-Cola das prateleiras: Fonte Sunay Business.

Cadeia de distribuidores franceses retiram do mercado 50 milhões de latas de Coca-Cola, Fanta, Sprite, depois que as autoridades francesas informaram que 80 pessoas ficaram doentes após consumirem os produtos da Coca-Cola. Presume-se que problemas de produção tenham causado a possível contaminação.

Outro exemplo que pode ser citado é a falha no processo de envase do suco Ades, publicado na Gazeta do Povo (2013). A Secretaria da Saúde de Minas Gerais divulgou à contaminação de alguns lotes de Ades, que suspendeu as vendas por erro no envase da bebida sabor maçã, quando o estoque do tanque que alimentava a linha de produção estava reduzido finalizando o processo onde é feito um processo automático de limpeza. Erroneamente o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase, sendo contaminado com uma solução de Hidróxido de Sódio a 2,5%, utilizado na higienização do equipamento.

Na última segunda-feira, a ANVISA publicou no Diário Oficial da União a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização do suco Ades, da Unilever, em todo Brasil. A medida afetou os produtos fabricados na planta de Pouso Alegre (MG). Já na terça-feira, técnicos da Unilever disseram que houve falhas operacionais e erro humano no caso.

2.1.2 Capacidade Produtiva

A capacidade de produção é vista por Gaither (2002, p. 38), como a máxima cadência em uma organização onde vários fatores influenciam diretamente e a torna vulnerável: são as variações diárias. Exemplo: Falta de funcionários, danos em equipamentos, atrasos na entrega de produtos e serviços que estão ligados diretamente a ela ou se a capacidade máxima é baseada no trabalho no qual é despendido por semana e na capacidade das instalações. É o volume máximo de produtos ou serviços cuja empresa consegue produzir em um intervalo de tempo.

Uma empresa que sabe estimar sua capacidade produtiva, consegue a redução de custos desnecessários, aumentando o lucro e a qualidade, tendo o máximo aproveitando de recursos físicos e humanos disponíveis . O potencial produtivo de que a empresa dispõe, para Slack (2002, p. 243) representa o volume ideal de produção e nível adequado de atividades que permite o máximo de lucratividade e o mínimo de custos, de produção, de mão-de-obra, de manutenção etc.

Para Chiavenato (1990, p. 51) a capacidade de produção da empresa depende, por sua vez, de quatro subfatores; a capacidade instalada, a mão-de-obra disponível a matéria-prima disponível e os recursos financeiros:

  1. Capacidade instalada: quantidade de máquinas e equipamentos que a empresa possui e o potencial de produção, ou seja, representa a produção possível, quando as máquinas e equipamentos estão 100% disponíveis e em funcionamento ininterrupto;
  2. Mão-de-obra disponível: é a quantidade de pessoas com que a empresa dispõe para executar o plano de produção. As máquinas precisam de funcionários habilitados para operá-las e mantê-las em funcionamento;
  3. Matéria-prima disponível: está representada pela matéria-prima básica, materiais e insumos que os fornecedores entregam à empresa para abastecer a produção;
  4. Recursos financeiros: é a capacidade de investir na produção, compra de matérias-primas, compra de máquinas e equipamento é um importante subfator da capacidade produtiva;

Desta forma deve-se estabelecer uma unidade comum de medição para a capacidade de produção, estas formas de medição podem ser unidades como litros por hora, quilos por dia e assim por diante. A capacidade de longo prazo significa que as instalações devem estar livres para a demanda de produção e a contingencial, que é a quantidade extra, deve ter o capital suficiente e recursos disponíveis para satisfazer uma quantidade maior ainda (CHIAVENATO, 1990, p. 44).

Segundo Moreira (1998, p. 28), existem duas formas de medir a capacidade produtiva: através da produção e através dos insumos. As análises de mercado e a previsão da demanda de prazo longo podem alimentar futuras decisões sobre a capacidade necessária de produção. Essas decisões em relação a capacidade podem influenciar constantemente no planejamento das instalações produtivas, e em sequência, no planejamento das necessidades de mão de obra e equipamentos.

Russomano (1979, p. 41) relata que a verificação da capacidade produtiva é representada pela relação entre o tempo de realização das tarefas e o tempo disponível atual. Visando o aumento da capacidade produtiva.

Segundo Favaretto (2001, p. 39), questões relacionadas a mão de obra , tempo, equipamentos e materiais influenciam na manufatura e devem ser analisados no planejamento das capacidades. E de grande importância, segundo Tubino (2000, p. 25), a programação da produção só é finalizada de modo eficiente se a capacidade produtiva estiver sido equacionada e verificada no Planejamento Mestre de Produção (PMP), analisando-se as necessidades existentes ao período de trabalho, máquinas, materiais e recursos humanos disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (312.9 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com