TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

Unit: Universidade Tiradentes

Disciplina: Psicologia Social          3° Período

Professora: Ana Olivia Menezes

Tutora: Laiane Pereira Flores

Aluna: Bárbara Quitéria Borges Bezerra

RESOLUÇÃO DO ANEXO I – PAS

1) Segundo o psicólogo social e sociólogo francês Sergei Moscovici, a representação social é uma produção coletiva que tem como uma de suas dimensões a atitude ou orientação geral de grupos em relação ao objeto da representação. O historiador inglês Eric Hobsbawm, por sua vez, afirma: “o racismo, além de conveniente enquanto legitimação da dominação do branco sobre indivíduo de cor e de ricos sobre pobres é um mecanismo através do qual uma sociedade fundamentalmente desigual, mas baseada numa ideologia fundamentalmente igualitária, racionaliza as suas desigualdades. Para isso, a ciência, o trunfo do liberalismo, veio para provar que os homens não são iguais. ” Nesse contexto, o preconceito racial e a violência que o acompanha:

 A) são predominantemente manifestação da lógica que rege as relações sociais em sociedades profundamente desiguais e hierarquizadas.

Alternativa correta: As consequências das desigualdades e divisões que a (s) sociedade (s) faz (em), são o preconceito e da violência.  

B) são manifestações de uma natural divisão social do trabalho em sociedades complexas, que requer a classificação das pessoas segundo suas aptidões naturais.

Alternativa incorreta: Como dito no enunciado, idealizamos uma sociedade igualitária, mas na prática isso está totalmente distorcido. Essa ‘’divisão natural’’ é absurda! Tais necessidades não são naturais, e sim construídas. É nesse tipo de pensamento, que a sociedade se torna hipócrita, desigual, e cheias de hierarquias; separando o rico do pobre, o negro do branco, matando judeus e isolando índios, etc.

C) são inevitáveis, pois a espécie humana é biologicamente agressiva e sempre haverá grupos violentos em relação a algum objeto de representação coletiva.

Alternativa incorreta: As alternativas, apresenta as seguintes afirmações: (o preconceito e a violência) ‘’são inevitáveis’’ – nós infelizmente vivemos, em uma sociedade preconceituosa. O que devemos fazer para evitá-la, é aceitar, sem julgamentos e sem superioridades. Apenas acolher o que é diferente.  ‘’A espécie humana é biologicamente agressiva’’ – mas na verdade o ser humano torna-se agressivo.

D) não pertencem ao âmbito das representações sociais, pois decorrem de uma reação natural da espécie humana de medo diante do que é diferente.

Alternativa incorreta: O preconceito e a violência não são reações naturais, fazem parte das representações sociais.

 E) não pertencem ao âmbito das relações de poder, pois são desencadeados pelos próprios negros, que se encontra em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.

Alternativa incorreta: Podemos desmembrar essa afirmativa em três afirmações: (1) o preconceito racial e a violência não pertencem aos âmbitos de relações de poder; (2) o preconceito racial e a violência são desencadeados pelos próprios negros; (3) os negros se encontram em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.  As três alternativas estão falsas.

O preconceito racial e a violência, frequentemente presente nas relações Inter étnicas e interpessoais, são determinados por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos, inseridos em contextos de relações não igualitária de poder. Na segunda afirmativa os negros são responsabilizados pelas injustiças que sofrem. Na terceira afirmativa, eles são apresentados como naturalmente inferiores. Apesar das grandes civilizações africanas e do expressivo número de negro notáveis, o segmento populacional dominante é apresentado como se fosse constituído por pessoas mais capazes ‘’por natureza’’.

 2). As estratégias grupais têm sido amplamente utilizadas na prática profissional do psicólogo nas mais variadas áreas e contextos de atuação (educação, saúde e trabalho), nem sempre acompanhadas de uma teoria que sustente a prática. São condições indispensáveis para o trabalho grupal:

A) a avaliação da compatibilidade entre as metas e a estratégia utilizada, independentemente do contexto.

Alternativa incorreta: A relevância do contexto para a atividade grupal é desconsiderada. Mas, de fato, sem avaliar o contexto, não é possível sequer identificar os objetivos e as formas de articulação dos membros dos grupos.

 B) a avaliação da compatibilidade entre as metas, a estratégia utilizada e as condições de sua utilização, independentemente do contexto.

Alternativa incorreta: Embora nessa alternativa sejam consideradas as condições de uso de estratégias grupais no processo de avaliação, mais uma vez é omitido o contexto, como se fosse possível pensar no grupo isolado de suas condições histórico-culturais.

C) a análise do contexto, a estratégia utilizada e a necessidade dos coordenadores.

Alternativa incorreta: Nesta alternativa, está presente a falsa noção de que o trabalho grupal é conduzido em função das necessidades de seus coordenadores e não do grupo. O trabalho grupal visa a estrutura como um todo, e não o individualismo, pensar em si só, mas em toda a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com