TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  12/3/2022  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Silvoney Inácio Guimarães

Curso: Administração (segunda Graduação)

Disciplina: Administração da Produção 

Administração da Produção

O livro 'Administração da Produção' de Petrônio G. Martins e Fernando P. Laugeni - 3a Edição,  considerado essencial para estudantes e profissionais envolvidos com o tema. Focado na  Administração da Produção, Administração de Operações, Organização da Produção e Organização Industrial, o livro apresenta conteúdo moderno e direcionado. Um de seus diferenciais são os vários exemplos da indústria brasileira, mostrando como a teoria é aplicada na prática. No final de cada capítulo, há ainda estudos de caso, com histórias de empresas brasileiras e questões para discussão sobre o tema estudado. Outra importante contribuição desta edição são os capítulos dedicados a temas de crescente importância como: logística, com toda explicação; conceitos e funções do PPCP, com as prioridades competitivas e decisões a serem tomadas; e Gestão de Operações e Serviços, que apresenta as características do serviço e tendências mundiais.

Podemos afirmar que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa para atender aos seus objetivos de curto, médio e longo prazos se inter-relacionam, muitas vezes de forma extremamente complexa. Tais atividades, na tentativa de transformar insumos, como matérias-primas, em produtos acabados e/ou serviços, sempre consomem recursos, mas nem sempre agregam valor ao produto final. A gestão eficaz dessas atividades, constitui o objetivo da Administração da Produção, a qual, dentro deste conceito, está em todas as áreas de atuação dos diretores, gerentes e supervisores ou qualquer colaborador da empresa.

Em nossos dias, o conceito de qualidade compõe o gerenciamento das empresas, pois não há como sobreviver no mercado sem qualidade. Existem diversas definições de qualidade, porém, as que focam este gerenciamento no cliente são as mais utilizadas atualmente. A importância deste pode ser notada nos elementos de qualidade do produto ou serviço que, direta ou indiretamente, estão relacionados com sua satisfação. A qualidade não se limita somente a atender às especificações do cliente, mas também a eliminar os desperdícios internos. Uma forma de avaliar isto é por meio de um programa de custos de qualidade que avalie os custos de prevenção, avaliação, falhas internas e externas, que podem representar até 30% do faturamento da empresa. O foco no cliente e a melhoria contínua da gestão são tendências da área da qualidade e estão incorporadas na nova versão da ISO 9000

Diversas ferramentas surgem na área de gestão da qualidade com o passar dos anos. Muitas dessas foram vistas como modismos, porém todas procuram dar mais valor ao cliente e reduzir o desperdício in- terno. A empresa deve identificar aquelas que mais se adaptam à sua cultura e implantá-las com o suporte da alta administração. QFD é um mecanismo que traduz os desejos do cliente em requisitos de projeto e processo, que pode ser utilizado até para ajudar no planejamento estratégico da empresa. Confiabilidade é uma ferramenta que avalia estatisticamente a frequência de falhas de produtos e ser- viços, representando um indicativo para manutenções em equipamentos, melhorias de projeto de produto ou serviço, e para descarte de componentes de alta segurança. Deming foi um dos principais idealizadores das técnicas da qualidade, das quais uma das mais importantes é o ciclo PDCA. Também idealizou técnicas ou estratégias de gerenciamento para se obter a qualidade, que podem ser sumarizadas no que ficou conhecido como os 14 elementos de Deming; ainda hoje, poucas empresas conseguem uma boa gestão em todos eles. A nova versão da ISO 9000 incluiu algumas práticas desses elementos. Os referenciais da qualidade mais comuns, como ISO 9000, ISO 14000 e QS 9000, são os mais utilizados para certificações de fornecedores nacionais ou internacionais. Todas as atividades relacionadas à satisfação do cliente e as principais, que referem à gestão da empresa, são avaliadas para a obtenção de uma certificação ISO 9000 ou QS 9000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com