TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  27/9/2022  •  Artigo  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Aluno: Alan Gonçalves Pereira Linhares

Matrícula: 28286310

Curso: Graduação em Administração

Disciplina: Administração da Produção

Conteúdo do exercício

Para ajudar o gestor da hamburgueria, elabore um plano de ação contendo decisões que o empreendedor pode tomar, em relação a:

Quais objetivos de produção devem ser priorizados?

De acordo com (PRICE 2007), os produtos do fast food são diferenciados de outros por apresentarem preço mais baixo, por serem servidos com rapidez, por poderem ser comidos com as mãos, facilmente empacotáveis e curta durabilidade. Observamos que o dono da hamburgueria já adota parte dessas competências, como diminuir seus custos e aumentar sua velocidade de entrega. Pode ser que ele também já reduza os desperdícios na produção e tenham uma boa administração do estoque. Porém, é preciso mais para manter-se no mercado. Quando o empreendimento contém falhas, a probabilidade de insatisfação por parte do cliente é muito grande. Nesse caso, o empreendedor deve priorizar a qualidade, visto que a mesma está diretamente relacionada com a satisfação dos consumidores e, consequentemente, com a confiabilidade do produto, o que envolve a comida, a higiene, a conformidade e o tempo das operações. Além disso é preciso investir em um bom relacionamento com o cliente, que envolve desde a sua chegada ao estabelecimento, o tempo de espera na fila para ser atendido, o atendimento da recepção, atendimento do garçom, espera do pedido, recebimento do pedido e até o consumo dos alimentos. A gestão de relacionamento com o cliente é um ponto principal para a qualidade de serviços, o que leva a um impacto alto na retenção de clientes.

Como a priorização destes objetivos de produção deve ser operacionalizada pela produção?

GRÖNROOS, 1982 aponta que a qualidade de um serviço é entendida como a diferença entre o serviço desejado e o serviço percebido. Sendo assim, o serviço desejado corresponde ao nível de serviço que o cliente gostaria de receber, enquanto o serviço adequado corresponde ao nível mínimo de serviço que o cliente está disposto a aceitar (ZEITHAML; BITNER, 2003). Em outras palavras, o cliente precisa perceber que o serviço que está sendo prestado pela hamburgueria, tem um desempenho melhor ou igual às suas expectativas, para que o mesmo se sinta plenamente satisfeito. Tendo isso em vista, o empreendedor em conjunto com a produção, precisa adotar práticas de qualidade perceptíveis pelo seu cliente, como por exemplo: Disponibilizar informações visíveis sobre seus produtos; Disponibilidade do seu cardápio de produtos limpo e organizado; Indicação clara dos locais de atendimento; Higiene das instalações; Presteza da recepcionista e funcionários com pronta disposição para atender; Cortesia e atenção do atendente; Apresentação dos funcionários em relação a postura e aparência; Possibilidade de agregar de ingredientes extras nos lanches; Incorporação de novos lanches/pratos ao cardápio; Formas variadas para pagamento; Pedido realizado de acordo com a solicitação sem erros; Valor cobrado de acordo com os preços anunciados; Existência de painel sinalizando ordem de atendimento; Higiene no preparo e manuseio dos alimentos; Tempo de espera apropriado para receber os alimentos; Alimentos entregues de acordo com o pedido; Disponibilidade de funcionário para levar alimentos até a mesa; Sabor dos alimentos servidos; Textura e cozimento dos alimentos servidos; Aroma agradável dos alimentos servidos; Temperatura apropriada dos alimentos servidos; Qualidade dos ingredientes dos alimentos servidos.

Métodos e abordagens a serem utilizadas para prever e gerenciar a demanda.

Para que a hamburgueria tenha um diferencial em relação a sua concorrência é preciso desenvolver métodos e técnicas de previsão da demanda logística. Dessa forma o empreendedor poderá minimizar problemas, tais como o de insuficiência ou excesso de insumos, o que pode leva-lo a ter maior competitividade no mercado. Isso porque o excesso de produção por antecipação gera desperdício, por outro lado a falta de produção gera insatisfação do cliente, o que deixa o serviço lento. Ambos acarretam em perda de receita e não contribuem para uma boa imagem da hamburgueria. Em vista disso, o empreendedor pode utilizar modelos quantitativos baseados em séries temporais, mais especificamente o modelo da média móvel dos últimos meses, onde será possível prever com exatidão as demandas de acordo com cada período, com o intuito de reduzir desperdícios com os insumos e diminuir seus custos. Dessa forma a hamburgueria terá uma previsão de demanda precisa, e evitará o início do preparo depois do pedido do cliente e, ao mesmo tempo, reduzirá a violação do “tempo de prateleira” dos lanches. Também poderá acrescentar um fator de correção de grande relevância gerado pela análise qualitativa, análise esta que leva em conta principalmente o fator aumento da concorrência na região em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com