TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

CEUMA UNIVERSIDADE

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

SÃO LUÍS

2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD – POLO ANIL

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

PROFESSOR: CELSO JUNIOR SANTOS

ANGELINA DOS SANTOS SILVA – CPD: 22069

CASSIA ELENITA DOS SANTOS – CPD: 18396

CLAYTON SANTOS CONRADO – CPD: 19509

SILVIA HELENA RAMOS FRANCO – CPD: 16601

SILVANA ALICE DO NASCIMENTO SILVA - CPD: 20511

SÃO LUÍS - MA

2015.1

Atividade Avaliativa I

  1. Fazer um resumo com as principais informações sobre o capítulo 1 do livro da página 39 a 54, focando bem os conceitos:

Organização - o que são as organizações?

É definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

Quais os tipos de organizações? Descrever com exemplos os setores (primário) (secundário) e (terciário).

São três setores fundamentais:

Setor primário – organizações da área extrativista, agropecuária e pesca.

Ex: recursos materiais. Terra (agropecuária, silvicultura e extrativismo vegetal);

Água: (pesca) recursos minerais (extrativismo mineral).

Setor secundário – organizações da área manufatureira.

Ex: •indústria da área metalúrgica:  montadoras de automóveis, montadoras de eletrodomésticos de linha branca, fundições e demais organizações, em que a maior parte da matéria-prima é composta por metais.

•indústria da área alimentícia: fabricantes de massa, biscoitos, doces, sorvetes, indústrias de beneficiamento, empacotadoras de cereais, indústrias de laticínio, frigoríficas etc.

•indústrias do vestuário: representadas pelas tecelagens, que produzem tecidos e confecções, que produzem as roupas a partir dos tecidos.

•indústrias da área cerâmica: empresas que tem a cerâmica como matéria-prima principal.

Setor terciário – organizações da área de serviços.

Ex:  •serviços empresariais: consultoria, finanças, bancos, escritórios de contabilidade, vigilância, limpeza etc.;

•         Serviços comerciais: lojas de atacado e varejo, serviços de manutenção e reparos;

•        Serviços de infraestrutura: comunicações, transportes, eletricidade, telefonia, água e esgoto etc.;

•         Serviços sociais e pessoais: restaurante, cinema, teatro, saúde, hospitais etc.; e

  •  Serviços de administração pública: educação, policiamento, saúde etc.

Quais as atividades das organizações - explicar os tipos das atividades.

•Atividades mercadológicas – são atividades ligadas à busca de demanda e incluem ações de marketing e vendas.

•Atividades contábeis – a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.

•Atividades de gestão de pessoas – as atividades de gestão de pessoas surgiram em consequência do aumento do tamanho e grau de complexidade das organizações ao longo do tempo.

•Atividades logísticas – são atividades normalmente ligadas aos materiais físicos necessários ao funcionamento de uma organização.

•Atividades de produção (ou da operação) – são atividades diretamente ligadas ao processo produtivo, independentemente da intensidade de material físico que compõe o produto.

2-Administração - explicar a figura abaixo:

[pic 1]

O Ciclo das atividades administrativas tem o amadurecimento das suas teorias, como lustra o quadro abaixo; na verdade trata-se de um ciclo um processo de planejar, organizar, liderar e controlar.

[pic 2]

As organizações estão cada vez mais dinâmicas e funcionando constantemente para produzir os bens e serviços e destacam, existem quatro funções da administração, um processo sistemático de fazer as coisas.

Vamos entender melhor as quatro funções da administração:

[pic 3]

Todo processo deve ser iniciado pelo planejamento, é preciso pensar e estabelecer os objetivos e ações que devem ser executados com maior antecedência possível por meio de planos. Os gerentes identificam com mais exatidão o que a organização precisa fazer para ser bem sucedida, ele tem um olhar amplo sobre o mercado e a organização e o que deve ser feito para reconquistar seus espaços. realizando um planejamento eficiente e envolve pessoas atribuindo tarefas para o sucesso das ações desenvolvidas, pois sem um planejamento fica difícil ,pois o problema foi identificado, qual o planejamento para superar o problema, pessoas que estarão envolvidas, o que vai ser utilizado, os objetivos devem ser estabelecidos com base em alguma metodologia .Albert  Einstein costumava  dizer que a formação de um problema e muito mais importante que a sua solução, que pode ser simplesmente uma questão de capacidade matemática ou experimental .Pode –se  enfatizar a necessidade de planejamento dizendo que antes de começarmos a caminhar é necessário  saber o que deseja fazer, aonde quer chegar, antes de se tomar qualquer atitude, qualquer situação, problema a ser resolvido deve ser planejar antes. As fezes palpites ou suposições, são riscos de insucesso pode ser alto ou baixo. Um vendedor embora ele tem um rotina todos os dias ele deve se planejar para ir ao mercado, atender seus clientes ele precisa se planejar, qual volume dia ele tem que buscar as embalagens foco necessárias para positivar no dia, número de clientes na qual ativara com material de marketing .ele se planeja para obter o sucesso no final do seu dia, o gerente  o final do dia junto com o coordenado realizam um KOOL  pra saber se o que foi planejado foi cumprido, se não foi  o por não atingiu e começam elaborar planos(planejamento ) para resolver as dificuldades .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com