TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção ou Administração de operações

Por:   •  17/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

ADMINISTRAÇÃO PRODUÇÃO

Resumo

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Ela tem a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo e desejos dos consumidores e expectaticas das organizações.

Palavra – chave: Necessidade da Administração de produção

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho fica fácil visualizar a importância da Administração da Produção dentro de uma organização. Hoje as empresas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e melhorar constantemente suas tecnologias empregadas em produção, novos sistemas, ou até mesmo softwares especializados em produção, visando o mercado cada vez mais competitivo. Com a implantação de um Sistema e controle da Produção integrado, podem gerar grandes novidades para a área industrial e para toda a organização em relação a novos processo e procedimentos.

Tendo em vista um problema, a organização poderá implantar novos procedimentos capazes de influenciar na melhoria da produtividade, agregando valores reais e controlando o que realmente precisa e está sendo produzido.

Dessa forma, a organização, vai analisar e avaliar se a implantação do novo sistema, esta sendo feita de forma eficaz nos setores envolvidos como um todo. Existem empresas de médio porte que trabalham como novos sistemas operacionais informatizados (softwares de produção), garantindo o fluxo de informação correspondente para o resto da fábrica, de cada atividade, controlando e medindo a sua produtividade de forma eficaz, afim de atender e alcançar os resultados esperados.

Nesta empresa que estamos analisando, os métodos e os processos produtivos com a implantação desse novo software de Sistema de Controle da Produção,

Geralmente a implantação de um Sistema de Controle da Produção em um primeiro momento é visto como um investimento de alto custo mas viável para a organização que perceberá essas melhoria a médio prazo, trazendo melhoria nos seus processos produtivos gerando custos reais de produção e para outras áreas (financeira, contabilidade), otimizando a sua mão-de obra, sua produtividade garantindo a qualidade e melhoria contínua em todos os seus meios. Essa e qualquer ação focada na administração da produção tem por finalidade relatar e indicar formas para que a organização atinja os melhores resultados e ganhos, que influenciarão definitivamente o aumento da sua produtividade.

Em termos gerais os sistemas administrativos de produção devem ser capazes, por meio de informação, de integrar a função de operações dos sistemas produtivos com outras funções dentro da organização, de forma que proporcione a necessária integração de seu processo logístico, que é onde reside hoje, para grande número de empresas, o maior potencial de obtenção de melhoramentos competitivos.

1 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Chamamos genericamente Sistemas de Administração de Produção os sistemas de informação para apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, tais como:

• Que produzir e comprar

• Quanto produzir e comprar

• Quando produzir e comprar

• Com que recursos produzir

Para que sejam atingidos os objetivos estratégicos da organização.

Devemos observar que existem diversas alternativas e técnicas que podem ser utilizadas, com este objetivo baseando-se no calculo de recursos a partir das necessidades futuras dos produtos, que são agregados juntos no sistemas de programação da produção, que utilizam fundamentalmente das técnicas de simulação em computador.

1.1 - Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização

A necessidade de planejar futuras características fundamentais dos processos decisórios que envolvem obtenção de recursos pois é através deles que obteremos os resultados, o tempo que necessariamente tem de decorrer entre o momento da tomada de decisão e o momento em que os efeitos da decisão passam afazer sentido. Não é só necessário planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva, mas sim também levando em conta vários horizontes futuros a médio e longo prazo, é importante enxergar as necessidades futuras com um longo horizonte de antecedência e se precaver das instabilidades dos mercados.

1.2 - Planejar os materiais comprados

É necessário fazer uma programação coerente para que os materiais comprados não cheguem nem antes nem depois, nem em quantidades maiores ou menores do que aquelas necessárias ao atendimento da demanda e a cadeia produtiva. Isto para não causar interrupções prejudiciais ao atingimento do nível pretendido de estoques e de utilização dos recursos produtivos necessário.

1.3 - Planejar os níveis adequados de estoques.

Hoje entendemos, que os estoques devem ser reduzidos aos níveis mínimos necessários a atender às necessidades estratégicas de cada organização, mas é geralmente aceito também que em muitas situações esses níveis não são “estoque zero”, podendo comprometer suas necessidades estratégica, fragilizando-se, tornando-se possível ao ataques dos seus concorrentes mais precavidos. A gestão desses níveis de estoques faz parte e é uma das atribuições dos sistemas de administração da produção e está longe de ser atividade trivial na maioria dos sistemas produtivos.

1.4 -Programar atividades de produção para garantir que os recursos produtivos desenvolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas atividades certas e prioritárias.

Uma das questões importantes é a priorização das necessidades, ela é central em sistemas de administração de produção, os recursos as vezes são escassos, toda vez que um recurso fica “baixo” ou acaba de executar determinada atividade, ficando vago e pronto para executar a próxima. O problema de priorização, por ser muito complexo e importante, merece tratamento cuidadoso dentro das atribuições dos sistemas de administração da produção.

1.5 - Formas de programação de produção

• Programação de Processos Contínuos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com