TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da produção é o ramo da ciência da administração

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

    Administração de Produção e Desempenho; Conceitos e estratégias

                     buscando o melhor desenvolvimento.

Barbosa, Roger Eduardo

Email:rogereduardobarbosa@gmail.com

Graduando em Administração

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

               

                                  Resumo

A Administração da produção é o ramo da ciência da administração que mais tem contribuído com as organizações industriais na melhoria dos materiais, processos e produtos, registrando, ao longo da história, uma fantástica evolução, demonstrada, neste trabalho, pelo relato de alguns dos mais importantes acontecimentos que consolidaram os tempos modernos.

Neste contexto, este artigo tem por objetivo demonstrar a evolução conceitual da administração da produção, através de uma pesquisa realiza da em publicações de diversos autores e estudiosos da matéria e como estas teorias foram mudando no transcorrer dos tempos, alterando também a maneira de pensar e conduzir as pessoas. No final do artigo, oferece-se uma a definição e atualização dos conceitos de administração da produção e desempenho

  1. Introdução

De acordo com Gaither (2001, p. 7), a Administração da Produção evoluiu até a sua forma presente adaptando-se aos desafios de cada nova era. A administração da Produção atual é uma interessante combinação de práticas consagradas do passado e de uma busca de novas maneiras de gerenciar sistemas de produção.

Sistemas de Produção sempre existiram. As pirâmides do Egito, o Partenon grego, a Grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do Império Romano atestava indústria dos povos da Antiguidade. Mas, as maneiras pelas quais esses povos antigos fabricavam os produtos eram bem diferentes dos métodos de produção atuais. Os sistemas de produção anteriores a 1700, muitas vezes, são chamados de sistemas caseiros, porque a produção se dava em casas ou cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem trabalho manual dos produtos (ATMORE et al., 1978).

Procura-se mostrar neste artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, fatos de alguns dos momentos mais importantes da história da administração da produção, desde a revolução industrial até os nossos dias. Faz-se uma correlação com a evolução dos conceitos da teoria e como os autores e estudiosos de diversas épocas manifestavam sua forma de pensar. No final do artigo, oferece-se uma contribuição para a definição e 67atualização dos conceitos de Administração da Produção, incorporando dois novos elementos: inovação e tecnologia.

  1. Administração da Produção

Pessoas, empresas, países se relacionam para possibilitar a troca dos itens produzidos, afinal, não sabemos produzir tudo.

        

         Precisamos do mundo que nos cerca, na melhor forma de mostrar o que é globalização. Este gigantesco mecanismo requer organizações produtivas, eficazes e flexíveis, e também profissionais qualificados, que dominem as técnicas produtivas e saibam gerar os resultados necessários às organizações em que atuam. Neste sentido se encaixa a gestão das operações como função responsável pela organização de todo o inter-relacionamento dos diversos recursos necessários à consecução dos objetivos organizacionais.

Vamos então ver o que vem a ser “produzir”. Essa palavra nos faz lembrar tudo que pode ser feito em benefício de alguma empresa ou prestar algum serviço a alguém.

O ato de produzir é tão antigo quanto o próprio homem, nada mais é do que transformar alguma coisa (matéria-prima, insumos, informações ou pessoas) em outra de maior valor, ou seja, é o processo de transformação.

   Sendo assim, à medida que as necessidades humanas foram evoluindo, também a forma de atendê-las foi se modernizando, práticas de gestão foram incorporadas aos processos de transformações com o objetivo de aperfeiçoar e aumentar a produtividade.

De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009, p. 4), “ A administração da Produção é a atividade de gerenciar os recursos

  1. Base Estratégia de Produção

Embora o próprio nome “Administração da Produção” explicite seu significado, verificaremos como ao longo dos tempos os conceitos se modificaram com a evolução das técnicas de administração e dos rumos dos negócios.

Foi muito comum no passado, a maioria dos estudiosos focarem conceitos e

técnicas da Administração da Produção, quase que exclusivamente voltada aos processos industriais, deixando de lado as organizações rurais e a comercial/serviços.

Observam-se as definições de alguns autores:

Alford e Bangs (1965, p. 3), no livro Manual de la produccion, dizem que o gerente de Direção na Indústria ocupa a função de executar o plano de ação da empresa, de coordenar e fiscalizar a produção e a distribuição, de estabelecer limites de atuação em marcha na organização e do controle final do executivo.

Horte et al (1987) consideram que a principal função de uma estratégia de produção é conduzir os negócios juntamente com as capacidades da produção para facilitar a tarefa de escolha da estratégia competitiva. O conceito de estratégia de produção surge da necessidade de integrar o processo operacional de uma unidade produtiva ao processo decisório global da empresa.

Skinner (1969), por sua vez, define Estratégia de Produção como sendo um conjunto de planos e políticas através dos quais uma companhia pode obter vantagens sobre os seus competidores. O autor inclui planos para a produção e venda de produtos e para um particular conjunto de consumidores.

Vale notar que os campos de estudos envolvem o exame em contextos concorrenciais altamente competitivos, onde as mudanças ocorrem a passos cada vez mais acelerados, os ciclos de vida dos produtos diminuem a cada dia e a tecnologia impõe recursos cada vez mais sofisticados ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com