TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Produção

Por:   •  24/7/2022  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ANA CRISTINA MARTINS QUEIROZ

FABIANA VIEIRA DA SILVA

GABRIELI FERREIRA ARAÚJO

TAYANE MARTINS PIMENTA ROMEIRO

RESENHA SOBRE O ARTIGO “ANÁLISE DA INDÚSTRIA 4.0 COMO ELEMENTO ROMPEDOR NA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO”

FRUTAL-MG

2022

ANA CRISTINA MARTINS QUEIROZ

FABIANA VIEIRA DA SILVA

GABRIELI FERREIRA ARAÚJO

TAYANE MARTINS PIMENTA ROMEIRO

RESENHA SOBRE O ARTIGO “ANÁLISE DA INDÚSTRIA 4.0 COMO ELEMENTO ROMPEDOR NA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO”

Trabalho apresentado no curso de graduação de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador (a) Professora Karla Gonçalves Macedo.

FRUTAL-MG

2022

RESENHA

   No artigo Análise da Indústria 4.0 como Elemento Rompedor na Administração de Produção, os autores Ismael Luiz dos Santos, Ruan Carlos dos Santos e Daniel de Souza Silva Junior chamam atenção para uma abordagem histórica do pensamento da administração da produção demonstrando a sua evolução ao longo de sete períodos. Os autores destacam principalmente por meio de uma pesquisa bibliográfica será apresentado os principais elementos que compõe a Indústria 4.0. Além de analisar o seu impacto sobre o sétimo período da Administração da Produção.

   O artigo é  expositivo, analítico e descritivo e usa principalmente de pesquisas históricas e exploratórias sobre a primeira, segunda e terceira revoluções indústriais, até o foco principal da revolução 4.0 que demonstra os componentes da evolução, assim são analisados o impacto no sétimo período da administração de produção.

   Em suas páginas os autores se apoiam em consulta de fontes primárias e secundárias, pois se trata de um tema pouco conhecido, sendo que tem como objetivo a forma que a indústria 4.0 influencia as técnicas e metodologias na Administração da produção que mostra um modelo que possibilita a visualização do progresso histórico do pensamento administrativo nas linhas de produção.

   Em um quadro que é possível notar a evolução do pensamento da administração da produção ao longo de seis períodos históricos começando pela Revolução Industrial inglesa até a era dos serviços. A Relação mercadológica entre empresas e clientes, como  fonte: Adaptado Slack, Chambers e Johnston (2009).  A formação da 4° Revolução Industrial através do tempo, fonte: Adaptado DELOITTE (2015), Schwab (2016) e BVL (2016). Apresentado em uma figura, a lista de documentos consultados pelos presentes articulistas visando o levantamento de dados que testificam a materialização da Indústria 4.0.

   Entretanto o artigo carece de outros dados ou exemplos atuais pois se fundamenta na evolução dos processos da administração e é abordado pouco sobre a administração da produção no período atual descrito, que se dá após o surgimento sa indústria 4.0, contextualizando muito em conceito e deixando lacunas nesse processo tecnológico na prática, pelo menos pouca coisa disso é mencionado no texto.

   Por fim os autores acabam concluindo que a estrutura metodológica e ferramental desenvolvido pela Escola da Administração Científica, Relações Humanas, Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos tende a ser incomodado por esta gama de inovações interrompidas.  Portanto o que se pode concluir de todo este estudo é a real evidência do sétimo período da Administração da Produção e seus elementos a digitação, mobilidade, modularização, rede colaboração, transparência,  socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com