TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Produção

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Introdução 3

1-Localização da Empresa – Fábrica de tecidos 4

2-Capacidade e Demanda 4

3-Fluxograma 5

3.1-Capacidade de Produção da Fabrica de Tecidos Bomfio 5

4-Ergonomia,estudo de tempos e suas metodologias 6

4.1-Projeto Ergonômico 7

4.2-Estudo de movimento e tempos 8

5-Layout 8

6-Administração de materiais 10

7-Previsão de vendas 10

8-Gráfico 12

9-Métodos de previsão 12

10-Análise da concorrência 12

11-Ciclo da administração de materiais 13

12-Planejamento agregado MRP – MRP II – Sistemas de gestão ERP 14

13-Elementos de um sistema MRP 14

14-Vantagens do Sistema MRP 15

15-MRP II 15

16-Planejamento das necessidades materiais 16

17-Sistemas Integrados de gestão - ERP 16

Conclusão 18

Bibliografia 19

Introdução

Muitos são os fatores que indicam ou não, a intenção de determinada empresa de se instalar em determinada região, dentre esses fatores que vão desde avaliar a infraestrutura, bem como a mão de obra, renda per capita, concorrência, análise de mercado, ambiente, condições fiscais entre muitos outros.

Após levantar os fatores que serão relevantes, são feitas a considerações finais e procura-se compreender a dinâmica de empresas ou indústrias daquela região ou Estado, através desses levantamentos e estudos se avalia também os riscos, e custos é que realmente vão determinar como essa empresa vai sobreviver no mercado.

A organização provavelmente deve se estabelecer onde possa gerar uma boa receita, e também onde possa minimizar as despesas, os custos com as etapas de produção que vão desde a entrada da matéria prima, todo o processo de fabricação e custos de saída (distribuição), levando sempre em conta a capacidade de gerar lucro.

No que diz respeito à mão de obra, reposição de matéria prima, observando a região e através de estudos para saber que custos terão se a empresa for instalada em região urbana, devem ser feitos estudos econômicos para saber o salário que já e praticado naquela região, verificar se existe mão de obra qualificada para atender as demandas, verificar em relação a transportes a dimensão e extensão que precisara para atender com qualidade, questões de legislação ambiental, se ha alguma coisa que impeça ou que a longo prazo pode interferir, incentivos fiscais e impostos, vias de acesso, se ha infraestrutura de comunicação (internet), sinais de celular, cabeamentos dentre outros.

1. Localização da Empresa – Fábrica de tecidos

A localização que é de extrema importância para a base das operações que serão desenvolvidas na fabricação dos produtos. Outro fator que influencia na escolha da localização é a disponibilidade de mão de obra, custos econômicos e questões sindicais, o transporte de matéria prima, condições de reposição de matéria prima, concorrência.

O fator de maior relevância também envolve uma infraestrutura que tenha internet e disponibilidades de cabeamentos e redes de telefonia. A organização de um mercado globalizado deve sempre observar os incentivos fiscais, se há riscos ambientais, como esta o mercado consumidor para o ramo de atividade que vai praticar.

2. Capacidade e Demanda

De acordo com o livro PLT 534 Administração da produção e operações, Para que se possa realizar uma previsão de vendas adequada deve-se ter informações a respeito das demandas dos produtos. Os padrões de demanda mais comum são:

• Média, em que as flutuações da demanda estão em torno de um valor constante;

• Tendência linear, em que a demanda cresce ou decresce não linearmente, conforme uma equação do segundo grau, por exemplo;

• Sazonal, em que a demanda cresce ou decresce, em certos períodos, por exemplo, um dia da semana, do mês, ou em meses específicos do ano.

O processo de decisão que vai determinar a capacidade de instalação em determinada região, avaliando os riscos e benefícios, e qual a previsão de vendas e retorno financeiro para os próximos anos frente o desenvolvimento global.

A capacidade de produção a ser analisada que será necessária e o período de tempo para essa produção e planejamento de um projeto entre fabricantes, sempre lembrando de definir um entre três fornecedores, sendo que, o principal poderá reter 60% dessa fabricação.

É preciso verificar o tempo para cada processo de produção, a quantidade diária por exemplo numa fabrica de tecidos, e denominada em metros, portanto se deve analisar a quantidade que cada maquina de tear pode fabricar em um determinado período, levantando assim o volume que devera ser produzido para atender a demanda para determina região, ou numero de clientes. Através desse estudo é que são feitas as projeções de venda e desenvolvimento de produto, e estimativas ao longo do tempo.

3. Fluxograma

Fonte: Os Autores

3.1. Capacidade de Produção da Fabrica de Tecidos Bomfio

Há algum tempo reunimos um grupo de empreendedores que tem por objetivo a fundação de uma fábrica de tecidos, que por se tratar de um desafio que poderá trazer bons resultados financeiros e ser muito rentável, atraiu a nossa atenção.

Analisamos determinadas regiões onde seria possível instalar a fabrica, e através de muitos estudos de infraestrutura, mão de obra disponível e com qualidade, renda per capta, concorrência, ambiente, condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com