TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de RH

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ATIVIDADE 01

01. A ARH – Administração de Recursos Humanos, pode ser vista como um setor, um subsistema, uma função de assessoria, função administrativa, entre outros. Caracterize ARH, e argumente sobre essas visões;

Como visto no material de estudo, dependendo da estrutura da empresa e da forma em que ela esta organizada, a ARH poderá ser vista ou ter sua estrutura de trabalho direcionada de maneira a atender contingencialmente tal necessidade.

Sabe-se que nos dias atuais em que a competitividade de mercado exige decisões estratégicas consistentes e flexíveis, no que diz respeito a velocidade de mudança e visão de cenários, ter um profissional capacitado com perfil inovador e empreendedor, cada dia mais é necessário. Para isso o papel de ARH na empresa precisa ser visto como um subsistema de apoio a empresa. Não basta apenas recrutar os melhores empregados, é preciso desenvolvê-los para o negocio, além de tornar o ambiente de trabalho o mais adequado possível para este empregado.

É conhecido por todas as empresas de grande porte, pelo menos, que são feitas pesquisas salariais e de benefícios entre elas. Uma grande empresa de consultoria nessa área é a Hay Group, que busca mostrar aquilo que é praticado no mercado, a fim de dar suporte nas decisões da empresa no que diz respeito a qualidade de ofertas de salários e benefícios. Sabendo disso, fica clara a importância da ARH nas empresas, não basta apenas contratar, tem de desenvolver, capacitar, criar oportunidades de crescimento, além de promover as politicas necessárias para que o trabalhador possa traduzir isso em eficiência e eficácia em suas atividades.

Um trabalhador motivado desempenha melhor e traz melhores resultados, devemos ver então isso como um investimento de negocio. Sabemos também, que grande parte das lideranças, possui formação acadêmica em diversas áreas e não especificamente terão o foco na gestão de pessoas e sim na parte técnica do negócio. Mais uma vez então, a importância da ARH como um subsistema se faz necessária, não apenas escolhendo os melhores empregados de base, mas treinando os lideres para que diminuam e saibam lidar com os conflitos diários, dando enfoque às relações humanísticas do trabalho.

02. Algumas políticas foram agregadas na visão tradicional do RH. Quais políticas são essas? Faça uma apreciação crítica em relação a evolução dessas políticas;

Agregaram-se às politicas tradicionais, as apolíticas:

De gestão de competência e de talentos; de desenvolvimento de carreira; de qualidade de vida; de relações com o mercado; de negociação com funcionários e com sindicatos; de captação de talentos e de levantamento de potencial.

É visível que as politicas evoluíram de maneira significativa e para melhor. Anteriormente preocupavam-se em disponibilizar os empregados aos gestores, além de manter, desenvolver, aplicar e controlar, as normas na visão da empresa. O que atendeu perfeitamente, nos momentos e locais em que se fez necessárias. Entretanto, como citei anteriormente, não basta apenas isso, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com