TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Recursos Humanos

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

Histórico do RH

A Administração de Recursos Humanos tem origem desde o início do século XX, que surgiu a partir da complexidade das empresas após o forte impacto da Revolução Industrial, inicialmente chamado de Relações Industriais com o objetivo de abrandar os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. A organização necessitava de um órgão que reduzisse esses conflitos pois apesar de estreitamente relacionadas pareciam que viviam em compartimento diferentes, totalmente separados com fronteiras fechadas, requerendo um interlocutor para ambas poderem entender-se, esse interlocutor seria o órgão de Relações Industriais que tentava articular o capital e o trabalho, ambos interdependentes, mas, sobretudo conflitantes.

Posteriormente o conceito de Relações Industriais mudou radicalmente e sofreu uma formidável ampliação. Ao redor da década de 1950, passou a ser denominado Administração de Pessoal,  Já não se tratava apenas de intermediar os desentendimentos e reduzir os conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas segundo a legislação trabalhista vigente e administrar os conflitos que surgissem espontaneamente. Pouco tempo depois ao redor da década de 1960, o conceito teve nova ampliação, a legislação trabalhista permaneceu inalterada e tornou-se gradativamente obsoleta, enquanto os desafios das organizações cresceram desproporcionalmente. As pessoas passaram a ser consideradas os recursos fundamentais para o sucesso organizacional, aliás os únicos recursos vivos e inteligentes que as organizações dispõe para enfrentar os desafios pela frente.

Assim, surgiu o conceito Administração de Recursos Humanos, porém, ainda sofrendo a velha miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades das organizações. Hoje, com o advento do terceiro milênio, com a globalização da economia e o mundo fortemente competitivo, a tendência que se nota nas organizações bem-sucedidas é de não mais administrar recursos humanos, nem mais administrar as pessoas, mas, sobretudo, administrar com as pessoas. Tratando-as como agentes ativos e proativos, sobretudo dotados de inteligência e criatividade, de habilidades mentais e não apenas de habilidades e capacidades manuais, físicas e artesanais. As pessoas não são recursos que a organização consome e utiliza e que produzem custos, ao contrário, as pessoas constituem um fator de competitividade, da mesma forma que o mercado e a tecnologia.

Universal RH - Sistema de RH e Gestão de pessoas

UNIVERSALRH é um sistema de recursos humanos desenvolvido para otimização de todos os processos que envolvem a gestão de pessoas. É um sistema completo e eficiente. Através dos seus módulos oferece soluções que maximizam os resultados das principais tarefas do setor de rh, entre elas a Administração de Pessoal, Avaliação por Competências, Cargos e Salários, Controle de Benefícios, Controle de Frequência, Medicina do Trabalho, Controle de Custos, Processos Trabalhistas, Folha de Pagamento, Segurança do Trabalho, Recrutamento e Seleção, Convênios e Treinamento. Para as organizações o reflexo da utilização do sistema UNIVERSALRH vem no aumento da competitividade através da economia de tempo, redução de custos e qualidade nos resultados.

Recrutamento e Seleção

[pic 1]

Abreviatura de tempo e redução de custos na efetivação de processos.

A realização dos processos de recrutamento e seleção através de um sistema elaborado especificamente para este fim proporciona aos gestores de RH, agilidade e eficiência nos resultados buscados pelas organizações, na contratação de pessoal. O módulo de recrutamento e seleção do sistema UNIVERSALRH é totalmente online e ajuda na identificação dos perfis relacionados às especificações definidas para cada cargo disponível, gerando abreviatura de tempo e redução de custos na efetivação destes processos.

Este módulo abrange o registro de informações de candidatos, seus dados pessoais e de currículo, possibilitando aos diversos setores da entidade a identificação de mão-de-obra disponível no mercado de trabalho e de acordo com os padrões definidos pela organização.

Funcionalidades

  • Gestão de triagens e recrutamentos
  • Identificação da pessoas físicas
  • Registro e localização de candidatos
  • Armazenamento de currículos
  • Emissão e controle de requisições
  • Registro e acompanhamento de testes
  • Gestão de concursos

Avaliação de Pessoal

[pic 2]

Indispensável para conhecer melhor cada um dos colaboradores.

A Avaliação de Pessoal é uma ferramenta indispensável para conhecer melhor cada um dos colaboradores que compõem a cadeia operacional da organização. Avaliar desempenho, definir competências, produtividade, entre outras, são tarefas que podem ser otimizadas pelo sistema. O sistema permite uma visualização e avaliação completa de informações importantes para futuras decisões relacionadas aos colaboradores diante de seus desempenhos.




Funcionalidades

  • Avaliação de pessoal - criação, emissão e aplicação (simples ou 360°)
  • Avaliação de clima
  • Avaliações operacionais (acidentes, rescisões, etc.)
  • Avaliação de desempenho (baseada ou não em modelo de competência)
  • Emissão de questionários (opcional)
  • Registro de resultados - objetivos e subjetivos
  • Identificação e registro de habilidades, requisitos e perfil de cada indivíduo
  • Ocorrências funcionais
  • Registro de ocorrências de mérito ou demérito
  • Emissão de boletim de ocorrência com aplicação de mérito ou punição
  • Permite a pontuação para Plano de Participação de Resultados (PPR)

Cargos e Salários

[pic 3]

Influência direta no desenvolvimento positivo e evolutivo da empresa.

A ferramenta de gerenciamento de cargos e salários é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de uma organização. Através deste sistema é possível dimensionar, qualitativa e quantitativamente, os recursos humanos, delimitar atribuições, deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo, definir especificações, estabelecer uma estrutura salarial, oferecer oportunidades de remuneração capazes de estimular continuadamente os colaboradores, alavancando assim a produtividade da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (785.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com