TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Recursos Humanos

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

                                         

[pic 2]

ATIVIDADE

01 - Conceitue Planejamento;

O conceito de planejamento é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo.

02 - O planejamento pode ser caracterizado quanto ao tempo, e em níveis. Cite-os e caracterize;

Quanto ao tempo:

  1. Curto prazo: 6 meses a 1 ano
  2. Médio prazo: até 2 anos
  3. Longo prazo: 5 anos ou mais

Quanto aos níveis:

  1. Planejamento estratégico: definido pela alta direção. Define-se o rumo maior, isto é, o objetivo maior da empresa.
  2. Planejamento operacional: se estabelece cada etapa de execução.

03 – Quanto aos aspectos que devem constar no planejamento de RECURSOS HUMANOS, liste e caracterize pelo menos 05.

  1. Negocio da empresa, ou seja, qual a finalidade da mesma;
  2. Principais objetivos estratégicos, isto é, quais são as estratégias que a empresa seguira a fim de alcançar seus objetivos;
  3. Forças internas, quais são os pontos fortes da empresa;
  4. Forças internas, quais são os pontos fracos da empresa;
  5. Estratégias e metas, isto é, quais estratégias serão necessárias para que as metas sejam atingidas com sucesso.

04 - Faça um texto máximo 10 linhas respondendo a seguinte questão: O que ganha? O que Perde? Qual a realidade organizacional para organizações com e sem planejamento? Qual impacto dessa existência ou ausência na ARH?

Planejar significa saber aonde se quer ir, onde se quer chegar. Por isso o planejamento dentro de uma organização se faz necessário em relação aos objetivos que se quer alcançar. Com certeza planejar não é uma tarefa fácil, porém e de extrema importância para obter uma visão profunda do conhecimento de negocio. Portanto, o que se ganha quando a organização possui um planejamento é uma prospecção dos seus objetivos, ou seja, a organização possui uma meta, um objetivo que deve ser alcançado através de politicas organizacionais. No entanto, o que se perde quando uma organização não possui esse planejamento é não ter em mente onde se deseja chegar, qual o objetivo da empresa a curto, médio e longo prazo.

                                         

[pic 3]

ATIVIDADE

01 – Qual a importância da política de descrição de cargos para uma organização? Ela contribui em qual aspecto organizacional? Justifique sua resposta.

A politica de descrição de cargos é importante, pois não diz respeito apenas a descrição propriamente dita, a mesma estabelece as praticas de avaliação de desempenho. O foco é o esforço dispensado pela organização ao desempenho do cargo.

02 – Conceitue e exemplifique CARGO.

É um conjunto de funções semelhantes ou não desempenhadas por uma pessoa em determinada posição dentro da empresa, ou seja, representa o status do empregado. Como por exemplo, em uma empresa de calçados, o cargo de assistente administrativo é desempenhado por 2 pessoas.

03 – Para uma maior eficácia da descrição e análise de cargo, Idalberto Chiavenato sugere alguns modelos para o embasamento do administrador ou para quem descreve. Liste e caracterize-os. 

  1. Modelo clássico: baseado na tarefa e tecnologia, fundamentado na estrutura, preocupação com o conteúdo do cargo, conceito homo economicus, baseado em ordem e imposição.
  2. Modelo humanístico: ênfase na pessoa e no grupo social, fundamentado na dinâmica de grupo, preocupação com o contexto do cargo(retorno social), conceito homem social, recompensas sociais simbólicas.

04 – Qual a importância do Administrador compreender sobre descrição de cargos. Justifique sua resposta.

A importância se da pelo fato de que a descrição de cargos não diz respeito apenas ao sentido estrito da expressão, a mesma tem o foco também no esforço desenvolvido por cada funcionário em relação ao seu cargo.

BOM TRABALHO!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com