TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Recursos Humanos

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Acadêmico: Yuri Pereira de Almeida

RGM: 023.14175

[pic 2]

ATIVIDADE

01. Conceitue Planejamento; O planejamento pode ser caracterizado quanto ao tempo, e em níveis. Cite-os e caracterize;

R: É a primeira função na lista de execução do administrador, para Chiavenato: “é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais”, ou seja, obter o melhor resultado através da análise de recursos disponíveis. O planejamento se dá em duas vertentes: Tempo (curto com duração de 6 meses a um ano, médio com duração de até 2 anos e longo prazo com duração de 5 anos ou mais. Estes períodos podem variar de acordo com a cultura organizacional da empresa) e níveis (Planejamento estratégico feito pela alta diretoria, onde se decidem os rumos maiores da compania; Planejamento tático onde se define os as metas e levantamento de recursos; Planejamento operacional que é o nível onde se ramifica cada etapa da execução).

02. Faça um texto máximo 10 linhas respondendo a seguinte questão: O que ganha? O que Perde? Qual a realidade organizacional para organizações com e sem planejamento? Qual impacto dessa existência ou ausência na ARH?

R: A empresa onde exerço minhas atividades, possui todos os níveis de planejamento e  também trabalha no modelo de tempo. Percebo o grande ganho em assertividades nas estratégias propostas. Seguindo o mesmo exemplo: a cultura organizacional da empresa que começou como familiar, e hoje busca destaque nacional no seguimento que atua, mudou graças aos profissionais de ARH que conduziram esse processo. O profissional de ARH está sempre atento ao mercado em expansão, buscando o desenvolvimento contínuo da organização, e ao mesmo tempo o de seus colaboradores. O planejamento influencia as tomadas de decisões, de modo a preparar e assegurar que as estratégias aconteçam. Uma empresa que não possui este sistema, fica a deriva do mercado, podendo naufragar.

03. Com relação ao Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, marque (F) para as falsas e (V) para as verdadeiras: 


( V ) O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização. 


(
F ) O planejamento estratégico de RH consiste na previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro. 


(
V ) O planejamento estratégico de RH refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. 


(  
F ) O planejamento estratégico de RH nem sempre busca uma maneira de integrar a função de RH aos objetivos globais da empresa. 


(
V ) O planejamento estratégico de RH pode contribuir para favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. 


A sequência correta de cima para baixo é: 

A - V, V, F, V, F. 

B - V, F, F, F, V. 

C - F, V, F, V, V. 

D - V, F, V, F, V.  (correta)

                                         

[pic 3]

ATIVIDADE

01 – Conceitue e exemplifique CARGO.

R: É a maneira de sistematizar a produção ou operação da empresa, identificando onde o colaborador está. Cada cargo tem um descritivo de suas funções no processo produtivo da empresa. Cada um é responsável por uma parte para formar o todo. Essa maneira de classificação define os níveis hierárquicos e também salariais, assim como de responsabilidades.

02 – Para uma maior eficácia da descrição e análise de cargo, Idalberto Chiavenato sugere alguns modelos para o embasamento do administrador ou para quem descreve. Liste e caracterize-os. 

R: Os modelos são: Científico, que é baseado na racionalização do trabalho com foco no que fazer e como fazer. Este modelo foi uns dos inciais desenvolvidos no começo do estudo da administração, por Taylor; Humanístico, este modelo procurar priorizar as pessoas para o desempenho dos cargos; Contingencial, é o modelo mais completo e complexo. Prioriza a orientação para o desempenho das atividades, e mede a produtividade coletiva e individual. Modelo dinâmico e adaptável aos obstáculos encontrados no decorrer do processo de produção.

03 - Quanto à política de descrição de cargos:

A - é um processo que consiste em determinar os elementos que compõem a natureza de um cargo, uma ferramenta que serve de base para o desenvolvimento de diversos processos dentro da organização. (correta).

B - consiste em estudar elementos que compõem as funções de um cargo e se embasa no desenvolvimento de processos de pesquisa de mercado, recrutamento e seleção, treinamento, planejamento de carreira.

C - é um processo determinado pelos elementos que compõem a natureza de um cargo, uma ferramenta que serve de base para o desenvolvimento de diversos processos como planejamento de carreira e programas de saúde.

D - é uma tarefa que consiste em determinar os elementos que compõem a natureza de um cargo; toma como base o desenvolvimento de diversos processos como recrutamento e seleção, programa de saúde e projetos de ergonomia.

E - não pode ser vista como um processo, pois são tarefas isoladas determinadas pelos elementos que compõem as funções de um cargo; serve como base para a criação de processos de recrutamento, seleção e de treinamento de pessoas.

BOM TRABALHO!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com