TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Recursos Humanos

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 6

Aluna: Vanice Rodrigues da Mata Thomazelli RGM: 0233749[pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 3]

ATIVIDADE 01

  1. O que é Administração de Recursos Humanos? Qual sua importância no contexto organizacional? Justifique  

A administração de Recursos Humanos é a área em que se cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo Recurso Humano de uma empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH necessita de dois requisitos: empresas e pessoas, está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto na qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo fazer com elas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração. Toda organização de preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para um bom funcionamento diário da empresa. Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, pois eles irão refletir direto no lucro da empresa. É necessário treinamentos, avaliações, bonificações, politicas de cargos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional.

  1. Caracterize a visão Tradicional de RH; Essa visão existe nos dias de hoje? Justifique sua resposta; Quais políticas foram agregadas a visão tradicional? Como você avalia essas ferramentas? Elas são essenciais para que as organizações atinjam resultados?

A administração de recursos humanos foi conhecida durante muito tempo como a área da administração que cuidava exclusivamente de admissões, pagamento e demissões da mão de obra das empresas, considerando assim, apenas as pessoas que trabalhavam em atividades físicas, de operação, mecânicas e fabris. Antigamente a ARH se limitava a funções burocráticas e operacionais e o departamento de pessoal era visto como o lugar da empresa no qual se admitia e se demitia as pessoas. A visão que se tem de hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, muita coisa mudou o RH tem sido responsável pela excelência das organizações bem sucedidas, com a globalização, e o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, o grande diferencial e a principal vantagem competitiva das empresas dependem das pessoas que nela trabalham. São as pessoas que produzem, servem os clientes, vendem, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam. Com novos papeis da Administração de Recursos Humanos surgem novas politicas, tais como: - Politica de gestão de  competência e de talentos;

  • Politica de desenvolvimento de carreira;
  • Politica da qualidade de vida;
  • Politica de relações com o mercado, entre outras.

Essas politicas são essenciais , pois elas servem para promover as resoluções de problemas que ocorrem com frequência no mundo organizacional. Para evitar conflitos dentro deste ambiente, é necessário estabelecer praticas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, tendo como finalidade solucionar, gerir e motivar os colaboradores na direção das metas da organização.

  1. Dentre os diversos objetivos da ARH nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula.  Argumente sua visão sobre eles;
  • Facilitar a implantação de mudanças. Devemos saber lidar com as mudanças, pois estas se multiplicam e as soluções impõe novas estratégias, programas e procedimentos.
  • Criar meios para que as pessoas encontrem satisfação no trabalho, respeitando os limites dos recursos organizacionais e ambientais. É necessário desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, para que os colaboradores sejam produtivos, eles devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados igualmente, para tanto, o ambiente de trabalho deve ser agradável, ter segurança no emprego, horas de trabalho adequadas.
  • Assessoria no crescimento pessoal e profissional das pessoas. A organização deve incluir programas de treinamento e desenvolvimento das pessoas incrementando o desenvolvimento pessoal e profissional.
  1. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta;

O administrador deve ser apto para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades desse sistema organizacional. O administrador é responsável pelo desenvolvimento das politicas de RH de uma forma estratégica e orientada para resultados. Para ser um profissional de recursos humanos é necessário que o profissional se interesse pelas relações humanas, e além de tudo, com interesse em ajudar os outros, que tenha carisma, paciência, sensibilidade, visão humana, capacidade de  observação e organização, capacidade de elaborar estratégias e raciocínio rápido.

ATIVIDADE 02

[pic 4]

  1. O que é uma Organizacional Empresarial? Conceitue, caracterize e Exemplifique;

A organização é um conjunto de pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, individualmente, mas de forma coordenada e controlada atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo predeterminado com eficácia, utilizando meios e recursos disponíveis, liderados com funções de planejar, organizar, liderar e controlar. Uma organização é formada pela soma de pessoas, maquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. As organizações possuem suas funções básicas: Funções técnicas- que estão relacionadas com a produção de bens ou de serviços. – Funções comerciais- relacionadas com a compra , venda. – Funções financeiras- relacionadas com a procura e gerência de capitais. – Funções de segurança- relacionadas com a proteção e preservação dos bens e pessoas. – Funções contábeis- relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. – Funções administrativas- relacionadas com a integração das outras cinco funções. As organizações são constituídas por: - associações de benefícios mútuos: onde os beneficiários principais são os próprios participantes como, as cooperativas, consórcios, sindicatos. – Organização de serviços: onde os beneficiários são os grupos de clientes e a sociedade como os hospitais, universidades, agências sociais. – Organização de estado: onde os beneficiários são os cidadãos, o publico em geral como os correios, instituições jurídicas, saneamento. – Organizações não governamentais: as ONGS significam um grupo social organizado, sem fim lucrativos.

  1. Quais os desafios da Administração de Recursos Humanos, frente à diversidade de ambientes organizacionais? Justifique sua resposta

Com a globalização, as empresas passam por momentos de incerteza, restrições, problemas, ameaças, pressão e dificuldades, a administração de recursos humanos torna-se cada vez mais desafiante, pois nesses momentos de crises, muitas empresas são obrigadas a adotarem programas de redução de gastos e despesas, implicando na demissão de vários funcionários, e caminhando na contramão da verdadeira e boa relação que deve existir entre capital intelectual e trabalho, pois cabe as organizações, passar a enxergar as pessoas como pessoas e não simplesmente como recursos produtivos. O fato é que a gestão de pessoas está passando por grandes mudanças e inovações. Com a competição acirrada, o diferencial para as organizações possam ser efetivamente competitivas, as pessoas deixam de ser o problema e passa a ser vantagem. A necessidade imposta pelo mercado exige que as empresas saibam lidar com transformações mais frequentes. Estar preparado para enfrentar estes desafios e ter pessoas capacitadas para lidar com esta situação é um requisito importante na vida útil das organizações atuais.

  1. Como se dá ou se caracteriza um Ambiente Organizacional? A gestão de Pessoas varia de ambiente para ambiente?  JUSTIFIQUE

O ambiente organizacional é tudo que envolve uma dada organização, interna ou externamente, ele é constituído por organizações que formam a sociedade. Toda organização depende da sociedade e de outras organizações para sobreviver, essa interdependência pode acarretar consequências como, por exemplo, a mudança dos objetivos, na organização, para se compatibilizar com o meio externo. Uma organização pode ter três tipos de ambientes, tais como, o ambiente estável tem pouca ou nenhuma mudança imprevista ou repentina. As mudanças nos produtos ocorrem com pouca frequência e as modificações podem ser planejadas com antecedência. O ambiente em transformação pode haver inovação em produto, mercado, legislação ou tecnologia. O ambiente turbulento acontece quando concorrentes lançam novos produtos inesperadamente, quando se aprovam leis sem que seja prevenido e quando avanços tecnológicos revolucionam projetos de produtos ou métodos de produção, a organização esta em um ambiente turbulento. O gestor de pessoas deve conhecer bem o ambiente e suas tendências no que interessa à organização e à sua área, sempre levando em consideração que as turbulências ambientais são muitas. Ele deve avaliar as incertezas e as boas oportunidades ambientais, deve sempre buscar meios de adaptação da organização às turbulências originadas do ambiente, a questão das competências pessoais ultrapassa os limites das preocupações internas, da competência frente a programas, projetos, atividades variadas e chega até as competências exigidas para a correta confrontação com as variações ambientais.

                                                                                                                 BOM TRABALHO!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com