TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de benefícios e remuneração

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04

2.1 Recrutamento e Seleção...............................................................................04

2.2 Remuneração e Benefícios...........................................................................05

2.3 Auditoria em RH............................................................................................05

2.4 Direito e Legislação Trabalhista....................................................................06

CONCLUSÃO......................................................................................................07

REFERÊNCIAS...................................................................................................08

        


  1. 1 INTRODUÇÃO

Com base nas matérias abordadas no curso tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná (Unopar), 3º período, recorrendo as disciplinas de “Recrutamento e seleção; Remuneração de benefícios; Auditoria em RH; Direito e Legislação trabalhista”, foi realizada uma pesquisa nas empresas Habib's e Vianna Júnior, identificando as práticas adotadas por estas empresas onde aqui registramos as principais considerações e análises.


  1. 2 DESENVOLVIMENTO

Para este trabalho realizamos uma pesquisa nas empresas, do ramo de alimentos fast- food, com sede em Juiz de Fora. O Habib`s possui cerca de 43 funcionários. Já na Instituição de, também com sede em Juiz de Fora, possuindo aproximadamente 100 colaboradores.

  1. 2.1 Recrutamento e Seleção

As organizações e os indivíduos estão engajados em um contínuo processo de seleção e atração de talentos. Da mesma forma que os indivíduos buscam entrar em organizações, seja na tentativa de desenvolvimento profissional, seja por busca de auto-sustento, as empresas buscam indivíduos mais capacitados que possam compor o seu quadro de funcionários. Em virtude desta procura por pessoas adequadas, faz-se necessário a realização de um processo de recrutamento e seleção eficaz, necessitando, portanto uma boa administração.

O Recrutamento e Seleção devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: a introdução de pessoas na organização.

Recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

No .......o processo de recrutamento e seleção dos funcionários é feita através de uma empresa terceirizada “Grupo Você Saúde”, que é responsável por toda parte de contratação do ....... É ela quem faz o recrutamento através de anúncios internos e externos, realização a seleção dos currículos, faz a entrevista, aplica as dinâmicas e direciona os candidatos que estão dentro do perfil exigido pela empresa.

No .............. o processo de seleção e recrutamento também é feito de forma interna e externa. Quem faz esse recrutamento e seleção, é a pessoa responsável pelo Departamento de pessoal, que faz a triagem dos currículos adquiridos no site do Vianna  e depois encaminha para a diretora da empresa fazer a entrevista com os candidatos selecionados.

 

  1. 2.2 Remuneração e Benefícios

Em geral o sistema de recompensas inclui pacote total de benefícios que a organização oferece aos seus participantes, bem como os mecanismos e procedimentos com que esses benefícios são distribuídos. Esse pacote envolve não apenas salários, férias, prêmios, promoções para cargos mais elevados, mas também outras recompensas menos visíveis, como garantia de segurança no emprego, transferências laterais para cargos mais desafiantes ou que levam a algum crescimento, desenvolvimento e várias formas de reconhecimento por um desempenho excelente.

O ........ oferece como benefício aos funcionários ticket alimentação, plano de saúde e gratificações por metas alcançadas. Não percebemos um plano de cargos e salários dentro da empresa. A empresa dá aumento aos funcionários quando estes solicitam, mas também não há um valor ou porcentagem determinada.

Já no  empresa,  como benefícios, é orefico ceta básica, descontos e ou bolsas nos cursos de Graduação e Pós Graduação oferecidos pela mesma, e ainda seguro de vida e plano de saúde.

  1. 2.3 Auditoria em RH

Gestão de pessoas é o conjunto de formas humanas voltadas para as atividades produtivas, gerenciais e estratégicas dentro de um ambiente organizacional, como por exemplo: criatividade, inovação, força de trabalho, potencial, integração, compromisso entre outros. Tais conceitos comportamentais e administrativos, juntos devem fazer parte dos modelos, processos e práticas empresariais.A globalização requer uma postura de mudança, fato que não é novidade.

A causa fundamental das novas mudanças é reflexo da maturação da sociedade, da mudança dos padrões de comportamentos e exigências do consumidor, demandando informações completas sobre compras, exigindo responsabilidade após a venda, desafiando empresas através de códigos de éticas e condutas.

O processo de auditoria de recursos humanos se insere no subsistema de monitoração e pode ser definida “como análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização e avaliação do seu funcionamento atual seguida e sugestões de melhoria” (JOHN MEE, apud CHIAVENATO, 2000). Sendo assim, a auditoria é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo promover o controle e revisões das práticas nos seus diversos sistemas, bem como informar a ata direção das organização a eficácia do funcionamento da administração dos recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com