TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alavancagem Financeira

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

CAMPUS DE IRATI

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – SESA/I

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNOS: DEIVISON DIEGO FLORIANO, GIANLUCCA ALEXANDER BACH PONCHEKI E NATAN OLIVEIRA.

ALAVANCAGEM E DESEMPENHO FINANCEIRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

O estudo realizou uma analise da alavancagem operacional e financeira, bem como os efeitos de ambas nas empresas utilizadas na pesquisa, sendo elas Ferbasa atua no ramo de mineração e metalúrgica e a Fibria produção de celulose de eucalipto, no período de 2000 a 2011, tempo, qual trata o autor, representativo para a atual situação do Brasil. Para tanto, foram apresentados conceitos referentes aos dois tipos de alavancagem, introduzindo-os à realidade estudada nas organizações, tais alavancagens são a operacional e a financeira, as quais devem ser estudadas e analisadas juntas, sendo que as duas utilizam como base o resultado operacional da empresa, sendo essa base utilizada para se ter uma melhor visão sobre o lucro que a empresa tem gerado pelo ativo dela.

A empresa Fibria apresenta um faturamento de 5,8 bilhões em 2011, sendo o seu GAF maior do que a outra empresa estudada, o que ocasionou um melhor retorno aos acionistas, já o GAO e ROA muito abaixo ocasionam um retorno menor dos ativos livres de risco. A empresa apresentou uma alta volatilidade em seus indicadores de modo que apenas o grau de alavancagem financeira foi superior a apresentada pela Ferbasa, os dados ainda apontam uma dedutibilidade do imposto de renda nas despesas financeiras.

Na Ferbasa o resultado não refletiu sobre os acionistas devido a sua dificultado de utilizar o GAF mesmo com faturamento de 640 milhões, sendo seu custo médio ponderado de capital superior aos investimentos.

Desta forma, a partir de softwares e programas empregados para uma maior expressividade dos resultados, foi possível a percepção de que os recursos operacionais e financeiros são contrários de uma empresa para outra. Sendo expresso a eficácia da Ferbasa em sua estratégia, dispondo de resultado médio na alavancagem operacional e desempenho financeiro superior ao da Fibria. Deixando claro, a comprovação do autor à uma apropriação no processo produtivo e na organização das empresas que possuem tanto a alavancagem operacional quanto a financeira. Podemos perceber que uma empresa está mais consolidada no mercado do que a outra, podendo ser refletivo em seus ativos, pois talvez o ativo não dependa tanto assim de capital de terceiros, influenciando na alavancagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com