TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Das Práticas Da Logística Verde Nas Empresas De Grande Porte Da Cidade De CLAUDIO/MG.

Por:   •  19/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

ANALISE DAS PRÁTICAS DA LOGISTICA VERDE NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE DA CIDADE DE CLAUDIO/MG.

TITLE: Subtitle

G09

Ângela Souza Ferreira [1]

Jardelia de Carvalho Silva[2]

Valdilene Machado [3]

RESUMO: (redigir ao final)

PALAVRAS-CHAVE:

ABSTRACT: (redigir ao final)

KEYWORDS:

INTRODUÇÃO

O termo logística se faz presente como uma cadeia de suprimentos a qual envolve planejamento, implementatação, projetos bem elaborados gerenciando todo o fluxo e armazenamento de materiais e embalagens, nos quais precisam ser executados de forma organizada e estruturada, garantindo menores custos e prazos. O modal de transporte rodoviário é uma das fontes mais poluentes, com alta emissão de gases que contribuiem para o efeito estufa (CO²), com isso as organizações começam a adotar medidas ecologicamente corretas, surgindo, assim, um novo conceito que visa atender as demandas e exigências dos clientes e órgãos governamentais, que defendem as causas ambientais de forma sustentável, denominado logística verde. É um dos principais componentes dentro dos processos da cadeia de suprimentos ligado a sustentabilidade, com a finalidade de reduzir custos e os impactos ambientais, seja a curto ou longo prazo, por meio de processos logísticos, tais como reutilização de embalagens, redução e reprocessamento de materiais prejudiciais ao meio ambiente, produção de mercadorias favorecendo a distribuição através de métodos sustentáveis, reduzindo  os efeitos nocivos dentro das atividades logísticas, proporcionando destaque e visibilidade no mercado.

Devido a crescente globalização, as organizações de toda parte do mundo estão sendo pressionadas a adotar elementos do tripé da sustentabilidade (Triple Bottom  Line) em seus procedimentos e no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. As práticas adotadas pelas empresas traz inúmeros benefícios como oportunidades de avanço de tecnologias para detectar e minimizar os impactos ambientais, gestão mais sustentável e eficiente dos recursos utilizados na empresa, redução na aquisição de materiais prejudiciais a saúde, local de trabalho mais seguro, redução nos custos com saúde e segurança ocupacional, , trabalho executado de forma mais limpa, reduzindo os gastos de energia elétrica e água nas atividades logísticas e otimização das rotas de transporte restringindo a emissão de CO².

Desta forma, abordamos como problema: quais são as práticas de logística verde adotadas pelas empresas de grande porte Alfa, Beta e Ômega localizadas na cidade de Cláudio/MG. E como hipótese essas empresas adotam algumas práticas de logística verde que reduzem os impactos ambientais causados pela atividade logística através de uma produção limpa, que acarreta menor custo para o meio ambiente, protegendo o ecosistema mediante:

Hipótese 1: Utilização de produtos biodegradáveis;

Hipótese 2: Descarte e gerenciamento correto de resíduos;

Hipótese 3: Transporte sustentável: gerenciamento dos transportes procurando minimizar a emissão de dióxido de carbono (CO²).

Contudo, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar as práticas de logística verde adotadas por elas e como objetivos específicos temos que:

  1. Mapear as ações de logística verde que são adotadas pelas empresas.
  2. Compreender a motivação das empresas para utilização dessas práticas. Verificar os principais desafios para implementação dessas práticas.
  3. Conhecer as certificações ISO que as empresas possuem.
  4. Identificar, na opinião dos gestores, as principais vantagens e desvantagens na utilização das práticas da logística verde.

Em circunstâncias, segundo Graham, Graham e Holt (2018), citado por Souza (2018), o processo logístico é uma das principais fontes emissoras de gases de efeito estufa e, por consequência, a degradação ambiental (GRAHAM; GRAHAM; HOLT, 2018). Em decorrência disso, de acordo com Marques e Grande (2015), os empreendimentos de toda parte do mundo estão sendo pressionados a adotar elementos do tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line) em seus procedimentos e no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. Assim, como grandes utilizadoras de recursos naturais e sendo fontes de poluição, as operações logísticas começam a adotar medidas ecologicamente corretas.  

Nesse sentido, este trabalho se justifica por abordar um tema de grande importância para a sustentabilidade do planeta, e por se propor a mapear as práticas de logística verde adotadas por empresas de uma cidade conhecida como o maior polo de Fundições e Metalúrgicas da América Latina. São mais de 80 indústrias no município e região (PREFEITURA DE CLÁUDIO, 2023). E, segundo Matos e Schalch (2000), a produção de peças em metal por meio da técnica de fundição resulta em diversos tipos de poluição, ocasionando problemas ambientais consideráveis. Assim, conhecer essas práticas são de significativa relevância, considerando que não foram localizados estudos sobre o tema nessa região.

REVISÃO TEÓRICA 

O termo logística verde teve início por volta dos anos 80, possuindo uma maior ênfase nos últimos anos. Na época em que surgiu, o foco do seguimento logístico era redução de desperdício de matérias-primas, afim de reduzir gastos, porém não havia nenhuma preocupação no que tangia o meio ambiental. Próximo ao século XXI, começou-se a usar o termo verde, gerando grande repercurção e chegando ao conhecimento dos empresários, como incetivo a preservação do meio ambiente, onde, devido ao volume crescente de resíduos, como por exemplo descarte de embalagens, viu-se a necessidade de conscientizar e motivar as empresas a aderir a Logística Verde como sendo algo essencial para o futuro da sociedade (CASTILLO: LÓPEZ, 2021). Esta evolução está representada na figura 1.

[pic 3]

Este termo surgiu inicialmente nos Estados Unidos, cujo obejtivo do setor logístico era ter um sistema de transporte eficiente, ágil, seguro e que a grande maioria das pessoas pudessem ter acesso. E para isto, as empresas do país faziam uso de tecnologias avançadas e se baseavam em princípios pregados pela logística verde. Como estas práticas começaram a dar resultados positivos, foi se difundindo e outros países da Europa e o Japão também começaram a aderir a este sistema (XIA; WANG, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (556.5 Kb)   docx (421.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com