TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Organizacional

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Sumário

Estrutura Organizacional 3

Conceito de Organização e estrutura organizacional 3

Elementos do processo de organização 4

Desenho Organizacional 7

Estrutura Linear, funcional e Staff 8

Desenho Departamental 8

Departamentalização 8

Estrutura Organizacional

Conceito de Organização e estrutura organizacional

Organização da empresa são a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, para que os resultados sejam estabelecidos.

As estruturas organizacionais têm como propósito controlar as atividades da empresa.

Existem três tipos de estruturas:

1. Funcional

2. Divisional

3. Matricial

4. Rede

A maioria das organizações começa com uma estrutura funcional, na medida em que vai crescendo e se tornando mais complexa em produtos e serviços, vão se reestruturando em forma divisional, caso existam demanda ambientais como produto e função, ou produto e geografia, elas podem adotar a forma matricial.

Embora existam diferenças entre essas novas estruturas, elas compartilham alguns pontos em comum como a estrutura de rede.

A estrutura funcional

A estrutura funcional é o resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere a agregação de tarefas de acordo com a função organizacional – marketing, finanças, recursos humanos, operações, entre outros. Trata-se de um critério de agrupamento das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.

A estrutura divisional

Quando as empresas começam a diversificar os produtos, as tecnologias e os mercados em que estão presentes, torna-se necessária a criação de departamentos (divisões), surge assim a estrutura divisional, que agrega as tarefas em diferentes unidades semi autônoma segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes.

A estrutura matricial

Apresenta-se como um modelo hibrido que procura conjugar as vantagens da estrutura funcional com o melhor da estrutura divisional. Em uma lógica funcional e vertical, a estrutura matricial agrega os especialistas em cada área funcional, extraindo o máximo da divisão do trabalho. Em uma lógica divisional e horizontal, pode alcançar, nos aspectos críticos do negócio, uma coordenação orientada e melhor adaptação do ambiente.

Estrutura em Rede

É um tipo de macro estrutura, que funciona seguindo de organograma ou em forma de estrela, em torno desta organização, estão diversas entidades, essa organização auxilia o sistema informático e de telecomunicação, centralizando a gestão do controle de todos os processos.

O organograma é a representação gráfica de uma organização

A organização é uma função da administração está presente em todos os níveis organizacionais.

Apenas os administradores do topo têm o poder de redesenhar a estrutura organizacional.

Mas todos os administradores, têm o poder de estruturar e organizar as tarefas no âmbito de sua esfera de responsabilidade.

Elementos do processo de organização

Os conceitos e princípios básicos do processo de organização foram formulados no início do século XX por autores como Fayol e Weber.

Alguns desse princípios estão presentes no processo de organização e envolve a tomada de decisões de acordo com seis elementos:

Especialização do Trabalho

Definição do grau desejável de especialização do trabalho que permita ganhos de eficiência. Escola clássica da administração, introduzido por Adam Smith, porém os efeitos alienadores foram reconhecidos por Karl Marx. Pode produzir impactos de aumento de produtividade, mas também pode ser tornar desmotivador e, por consequência redução de produtividade. Contemporaneamente em declínio. Algumas atividades tal prática se justifica, atividades operacionais e em outras se requer o trabalho completo de um dado projeto.

Cadeia de comando

Definição da cadeia de comando, que distribui a autoridade e a responsabilidade pelos membros organizacionais. Diz respeito a hierarquia. O conjunto de responsabilidades que correspondem a cada nível de autoridade é denominado função. O conjunto de tarefas pelo qual uma pessoa é responsável chama-se cargo. Os cargos com mais de um ocupante são chamados de posição. Cada subordinado reporta a apenas um superior. As estruturas contemporâneas modificaram substancialmente o uso da cadeia de comando

Amplitude de Controle

Definição da amplitude de controle ideal, ou seja, do número de subordinados sob responsabilidade de cada administrador. Quanto maior a amplitude de controle menor será os níveis hierárquicos. De acordo com o grau de amplitude de controle as estruturas organizacionais podem assumir as seguintes formas:

Estrutura vertical ou aguda

Estrutura horizontal ou achatada

O Analista tem de uma organização tem a função de organizar toda a empresa para seu perfeito funcionamento. Dentro de uma estrutura temos benefícios adequados, como a Identificação das tarefas, Organização das funções, medidas de desempenho distribuídas de acordo com cada atividade de seus funcionários.

Toda estrutura é baseada em cima de um organograma, toda empresa possui dois tipos de estruturas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com