TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Swot

Por:   •  9/10/2016  •  Resenha  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 6

Analise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer analises de canário ou de ambiente. E muito utilizada como base para gestão e planejamento estrtegico de organizações. A análise SWOT é um sistema simples usado para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no seu ambiente.

A técnica à Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nos anos 60 e 70, usando dados da revista Fortune das quinhentas maiores corporações. Porém, devido a sua simplicidade a analise de SWOT pode ser usada para qualquer tipo de cenário indiferente da sua complexidade.

O sigla SWOT vem do idioma inglês. Significa um anagrama de forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Os pontos fortes, são vantagens internas da organização em relação as suas concorrentes. Os pontos fracos são as desvantagens internas em relação as suas concorrentes. As oportunidades são aspectos positivos da empresa com potencial para crescer a vantagem competitiva da organização. As ameaças são aspectos negativos com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

A ideia da analise de SWOT já era usada a mais de 3000 anos quando Sun Tzu enunciou “concentre-se nos seus pontos fortes, reconheça suas fraquezas , agarre as oportunidades e proteja-se das ameaças” (Sun Tzu, 500 a.C.).

Essa analise de cenário se divide em ambiente externo e interno. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da organização e se relacionam, quase sempre, à fatores internos. As oportunidades e ameaças são antecipações d futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno é controlado pelos dirigentes, e é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros. Dessa forma quando, durante a analise SWOT, quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controla-lo, ou pelo menos, minimizar seus efeitos.

Já o ambiente externo esta fora do controle da organização. A empresa não pode controla-lo, mas pode conhecê-lo e monitora-lo com frequência. Assim pode aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.

Essa forma de analise estratégica vem sendo muito usada, e com sucesso, por muitas empresas privadas em todo o mundo e, sem duvida, pode ser utilizada em todas as organizações. A análise SWOT é um instrumento indispensável para qualquer empresa. Ela permite uma análise de detalhes que possibilita a tomada de decisões no presente e futuro.

Como faze a análise SWOT

A análise e divida em duas partes, ambiente interno e externo. Essa divisão é necessária por que a empresa tem que agir de forma diferente em cada uma das situações.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes já que é o resultado de seu planejamento estratégico. Dessa forma quando surge um ponto forte ele deve ser ressaltado ainda mais. Quando surge um ponto fraco os dirigentes devem agir para elimina-lo ou minimizar seu efeito.

O ambiente externo é diferente por que não pode ser controlado. Porem, a empresa de monitora-lo para se proteger das ameaças e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Ambiente esterno

Diversos fatores externos podem afetar uma organização. As mudanças neste ambiente podem ocasionar ameaças ou oportunidades para a empresa. As mudanças externas sempre afetam empresas da mesma área de negócios ou mesma área geográfica. Por isso, podem representar ameaças e oportunidades para todas essas empresas.

Um exemplo disso ocorre quando muda a legislação. Todas as empresas são afetadas a diferença é de como cada empresa vai agir diante da mudança. Uma empresa que consegue acompanhar as mudanças no ambiente externo e se adaptar mais facilmente a elas poderá aproveitar melhor as oportunidades e se proteger de ameaças futuras.

Toda análise de ambiente externo de ser acompanhada de analise de grau de probabilidade de que um evento ocorra. Por exemplo, se uma pesquisa publica indicar maior contentamento com um governante, provavelmente ele conseguira aprovar medidas que propuser no congresso. A empresa deve levar em consideração não apenas o cenário, mas também, a probabilidade de que aquele cenário se concretize.

A análise de cenário deve ser feita constantemente por que o ambiente externo sempre esta mudando.

A análise de ambiente externo se divide em duas partes. Os fatores macro ambientais, que podem ser questões demográficas, econômicas, politicas, sociais, culturais, tecnológicas, etc. Fatores micro ambientais, podem ser beneficiários, suas famílias, parceiros, etc.

Oportunidades

As oportunidades para crescimento e fortalecimento são: necessidades não satisfeitas do consumidor, aumento do poder de compra do mercado, disponibilidade de credito, crescimento do numero de clientes.

Ameaças

Correspondem as mudanças no ambiente, tais como: mudanças no padrão de consumo, lançamento de produtos substitutivos no mercado, redução do poder de compra dos consumidores. As ameaças podem se tornar oportunidades se o dirigente souber explorar e tirar um benefício real para a empresa. Para isso a empresa deve ter visão estratégica e recursos financeiros para executar as alterações necessárias. A organização deve agir com rapidez por que a concorrência também pode estar de olho na oportunidade.

Ambiente interno

Da mesma maneira que o ambiente externo, o ambiente interno também deve ser observado. E importante fazer uma relação de variáveis, como a capacidade de atendimento, dedicação dos funcionários, capacidade de gestão das lideranças, etc.

Forças

São os recursos e capacidades da organização. Esses fatores podem ser combinados para criar vantagens competitivas para a empresa. As forças podem ser: marcas de produtos, conceito da empresa, localização, vantagens de custos, participação no mercado, fontes exclusivas de matéria prima, etc.

Fraquezas

São os pontos vulneráveis da empresa em relação aos seus concorrentes. Podem ser: pouca força da marca, baixo conceito, custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com