TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Mercado VEG

Por:   •  28/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de Macro:

No mercado internacional, os produtos vegetarianos e veganos apresentaram uma demanda crescente nos últimos anos. Nos Estados Unidos por exemplo, o consumo semanal de refeições vegetarianas levantado pelo Instituto Harris Interactive mostra que 48% da população – aproximadamente 16 milhões de pessoas – faz pelo menos uma refeição vegetariana por semana. Essa adaptação mostra uma tendência crescente, nos últimos seis anos a porcentagem de veganos nos Estados Unidos dobrou em seis anos.

Na Europa, os produtos vegetarianos alcançaram 14% de todos os novos produtos lançados no continente em 2015. Outra tendência do mercado foi a busca das grandes empresas – como Nestlé, Unilever e Walmart – por fontes vegetais de proteína para seus produtos. Em 2016, a busca por produtos veganos aumentou consideravelmente, o leite de amêndoa da marca Alpro, por exemplo, que é um dos substitutos para um leite de vaca, aumentou suas vendas em 2,34% de 2015 para 2016, o equivalente a 265 mil litros. Essa nova tendência alcançou um cenário onde 1 a cada 8 britânicos está disposto a substituir produtos de origem animal pelos de origem vegetal.

Em 2015, 18% da população da Alemanha (aproximadamente 14,7 milhões de pessoas) já se considerava vegetariana. O germânico vegetarianismo é destaque principalmente entre os jovens, 15% dos jovens entre 14 e 16 anos se consideram vegetarianos, devido o interesse despertado na juventude por alternativas aos produtos de exploração animal.

No Brasil, também há uma busca crescente por produtos vegetarianos e veganos. Em 2012, uma pesquisa do IBOPE, registrou que 8% dos brasileiros eram vegetarianos, o que corresponde a 16 milhões de pessoas. E de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, aproximadamente 2.000 brasileiros se tornam vegetarianos a cada semana.

O consumo da carne bovina entrou em declínio no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) o consumo de carne per capita por ano diminuiu 8 quilos. Em uma pesquisa realizada em São Paulo após a operação “Carne Fraca” 30% dos 1.067 entrevistados revelaram ter diminuído o consumo de carne.

O mercado vegetariano está crescendo também no setor de serviços. Segundo o SindRio – sindicato de bares e restaurantes do Rio de Janeiro – só nos últimos 3 anos foram inaugurados 30 estabelecimentos voltados para o público vegetariano e vegano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com